Ciência e Tecnologia • 11:00h • 04 de julho de 2024
Novo guia define tempo ideal de uso de telas para crianças e adolescentes
Especialistas discutem orientações sobre o tempo adequado de uso de dispositivos por faixa etária
Da Redação | Com informações do Enap | Foto: Arquivo

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sediou, nesta terça-feira (25), a reunião do Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração do Guia para Uso Consciente de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes, coordenado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
A Diretoria de Inovação da Enap (GNova) forneceu suporte metodológico, facilitando o diálogo entre especialistas do governo e da sociedade civil. A diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros, ressaltou a urgência do tema, destacando sua relevância na agenda de cuidados, central para a GNova este ano.
Participação e colaboração
O diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom, Fábio Meireles, enfatizou a importância da mediação dos diálogos para assegurar a diversidade na formulação de políticas públicas. O GT é composto por representantes de diversos ministérios e entidades acadêmicas com atuação no tema.
A Enap ofertou suporte metodológico para facilitar o diálogo de especialistas sobre o uso adequado de telas | Foto: Bell Vilanova
O secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, reforçou o papel do Estado na proteção de crianças e adolescentes, destacando a importância do Guia orientativo para apoiar famílias, educadores e gestores públicos.
Próximos passos
O Grupo de Trabalho continuará se reunindo para consolidar as diretrizes do Guia, com previsão de lançamento ainda este ano. Uma biblioteca virtual com documentos e publicações de referência já está disponível.
Escuta participativa
Para incluir a perspectiva das crianças e adolescentes, o Instituto Alana, com apoio da embaixada do Reino Unido no Brasil e da Secom, está realizando um projeto de escuta participativa. Pais, responsáveis, jovens e educadores podem se inscrever para participar dos encontros online.
Mais informações e inscrições podem ser encontradas na página institucional da Secom.
Com informações da Secom/PR
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor