• Adolescentes e o refúgio digital: por que o DIX se tornou um espaço de intimidade e risco no Instagram?
  • Mercado de blindados usados cresce significativamente; veja os modelos mais procurados
  • Tiro de Guerra de Assis recebe palestra sobre os perigos do uso de drogas lícitas e ilícitas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:22h • 08 de março de 2025

100 mil mulheres se inscrevem em cursos do Governo de SP; veja como participar

Oportunidades são oferecidas nas Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, no Qualifica SP e nas carreta do empreendedorismo

Agência SP | Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Os cursos são voltados para trazer autonomia e independência financeira ao público feminino.
Os cursos são voltados para trazer autonomia e independência financeira ao público feminino.

Mulheres interessadas em iniciar ou expandir seus negócios podem procurar os serviços do Governo de São Paulo para fazer cursos de capacitação ou especialização de forma gratuita. Desde 2023, mais de 100 mil delas se inscreveram nas oficinas em programas como o Qualifica SP, carreta de empreendedorismo e oportunidades do Fundo Social.

Os cursos são voltados para trazer autonomia e independência financeira ao público feminino, com geração de renda e impacto social, que é um dos pilares do SP Por Todas, movimento lançado em março do ano passado pelo Governo de São Paulo para dar mais visibilidade aos serviços de proteção a elas.

Uma das iniciativas disponíveis são as Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo. Entre 2023 e 2024, foram mais de 21 mil mulheres qualificadas nas unidades das Praças da Cidadania, CIC’s – Centros de Integração da Cidadania, e OSC’s – Organizações da Sociedade Civil.

Há seis anos, Dione Pereira da Silva, 53 anos, teve um acidente vascular cerebral (AVC) e sua mobilidade ficou reduzida. Sem conseguir trabalhar ou sair de casa, a empreendedora confessa que havia dias que não queria nem sair da cama, até descobrir a Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo. Morando a poucas quadras da Praça da Cidadania de Itapevi, região metropolitana de São Paulo, Dione não imaginava que ali seria o começo de uma nova jornada.

Ela se inscreveu para o curso de Confeitaria Básica em fevereiro de 2024, e não parou mais. Já fez diversos cursos, como de panificação, pizzaiolo, salgadeiro e auxiliar de cozinha. Com o conhecimento adquirido, Dione começou a aceitar encomendas de bolos, pães e doces. “A renda que eu tenho é das coisas que faço e aprendi no Fundo, como pão, bolo, salgados e docinhos. E ajuda bem em casa”, afirma Dione. 

No programa Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, os cursos de Beleza, Moda e Gastronomia são os mais buscados.

As oficinas são gratuitas e de curta duração. Ao todo, são disponibilizados 48 cursos divididos em seis áreas de conhecimento: Administração, Informática, Gastronomia, Moda, Construção Civil e Beleza e Bem-estar. As inscrições ficam abertas e as vagas são preenchidas gradativamente ao longo do ano.

As aulas são ministradas por especialistas da área, a partir de parcerias entre o Fundo Social de São Paulo e entidades de referência, como o Centro Paula Souza, Sebrae e Senac, garantindo um ensino de qualidade e alinhado às demandas do mercado atual. Para participar do programa Escolas de Qualificação Profissional, os interessados devem se inscrever por meio do site www.cursofussp.sp.gov.br.

Qualifica SP

Pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), desde março de 2023 quando a iniciativa foi lançada, mais de 85 mil mulheres se inscreveram para participar dos cursos profissionalizantes do QualificaSP. O programa oferece cursos de qualificação e empreendedorismo gratuitos em três modalidades: Meu Primeiro Emprego (cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 24 anos); Novo Emprego (para pessoas acima de 16 anos que buscam recolocação no mercado de trabalho); e Empreenda (para incentivo ao empreendedorismo em parceria com o Banco do Povo) e oferece cursos de qualificação.

Os mais procurados são: Assistente Administrativo, Excel Aplicado à Área Administrativa, Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais e Informática Básica e Engenharia de Dados. As inscrições estão abertas para diversos cursos no site: www.qualificasp.sp.gov.br.

Carretas do empreendedorismo

A carreta do empreendedorismo da Secretaria de Políticas para a Mulher oferece cursos gratuitos de capacitação profissional oferecidos pelo Sebrae e pelo Senac para promover a autonomia financeira. O serviço já passou por diversos municípios, incluindo São Paulo, Apiaí, Eldorado, Registro, Ilha Comprida, Juquitiba, Amparo, Iguape, Dracena, Andradina e Adamantina.

São cursos gratuitos voltados à capacitação das mulheres em diversas áreas do empreendedorismo. A carreta aborda ainda temas essenciais como Gestão de Negócios, Marketing, Finanças, entre outros. O objetivo é fomentar a autonomia econômica das mulheres, promovendo a inclusão e o empoderamento no universo empresarial.

Para participar dos cursos e programas de profissionalização, as interessadas devem se inscrever previamente, através de um formulário. Os cursos acontecem em diversos horários. Para mais informações: https://www.spportodas.sp.gov.br/sp-por-todas

De agosto a dezembro de 2024, 457 mulheres realizaram os cursos do Sebrae, Senac, sendo que os mais procurados são Design de Sobrancelhas com Correção de Henna, Fotografia com Celular para Redes Sociais e Depilação Facial com Linha.

SP Por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024, como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 19:23h • 06 de maio de 2025

Adolescentes e o refúgio digital: por que o DIX se tornou um espaço de intimidade e risco no Instagram?

A rede social secundária, usada por jovens para escapar da exposição excessiva, preocupa especialistas devido aos potenciais riscos emocionais e sociais

Descrição da imagem

Variedades • 18:31h • 06 de maio de 2025

O que funciona e o que não funciona no iPhone 6: descubra as possibilidades do seu aparelho

Apesar de obsoleto, o iPhone 6 ainda oferece várias funcionalidades, como câmeras, aplicativos populares e comunicação via SMS

Descrição da imagem

Esporte • 17:38h • 06 de maio de 2025

Assis em primeiro no JOMI 2025: Laura Misael fala sobre a vitória e a nova data da final estadual

Com quase o dobro da pontuação de Presidente Prudente, Assis brilha no JOMI 2025: Confira as vitórias

Descrição da imagem

Mundo • 17:00h • 06 de maio de 2025

Mercado de blindados usados cresce significativamente; veja os modelos mais procurados

Plataforma de vendas de veículos aponta crescimento significativo nas visitas por blindados usados, destacando Toyota Corolla e Volkswagen Jetta como os mais procurados

Descrição da imagem

Cidades • 16:39h • 06 de maio de 2025

Exame oftalmológico gratuito é prorrogado em Maracaí até quarta-feira, 7 de maio

Testes de acuidade visual para maiores de 7 anos podem ser feitos na unidade móvel de saúde; agendamento está disponível no Centro de Saúde

Descrição da imagem

Cidades • 16:13h • 06 de maio de 2025

Tiro de Guerra de Assis recebe palestra sobre os perigos do uso de drogas lícitas e ilícitas

Atiradores participaram de evento com foco nos malefícios das drogas lícitas e ilícitas, promovendo maior conscientização entre os jovens

Descrição da imagem

Saúde • 15:58h • 06 de maio de 2025

Pesquisa identifica mecanismo relacionado com gravidade de casos de Covid-19

Estudo da Fiocruz identifica que a desregulação de receptores do sistema SRAA pode explicar por que idosos e pessoas com comorbidades desenvolvem formas mais graves da Covid-19

Descrição da imagem

Economia • 15:21h • 06 de maio de 2025

Tarifa de Trump não vai parar o consumo de filmes estrangeiros, mas impacta os consumidores americanos

Neusa Nunes, professora de Economia, analisa o impacto da decisão de Trump sobre a indústria cinematográfica e o consumo de filmes estrangeiros nos Estados Unidos.

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?