• Peniafobia: entenda o medo irracional de ficar pobre que já atinge grande parte da população
  • Assis celebra cultura preta com capoeira e baile charme no Barracão da V.O neste sábado
  • Obras do artista assisense Alemão Art estão entre os destaques do Favela Gala 2025
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 09:50h • 11 de maio de 2024

AGU atualiza Política de Integridade focando em diversidade e sustentabilidade

Novas diretrizes incluem combate ao assédio e promoção de equidade

Da Redação | Com informações AGU | Arquivo

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta quarta-feira (08/05) a atualização de seu Programa de Integridade e do Plano de Integridade, marcando um avanço significativo na incorporação de temas essenciais como diversidade, sustentabilidade e combate ao assédio.

As novas portarias publicadas refletem o compromisso da instituição em adaptar suas práticas às demandas contemporâneas de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O Programa de Integridade foi expandido para abordar não apenas as práticas de governança e prevenção à corrupção, mas também para fortalecer a cultura de equidade, pertencimento e inclusão. Importantes temas como o enfrentamento ao assédio moral, sexual e a todas as formas de discriminação agora são parte integrante das diretrizes da AGU.

Complementando o programa, o Plano de Integridade detalha 30 medidas específicas que deverão ser implementadas até dezembro de 2024 por diferentes órgãos da AGU. Essas ações incluem desde capacitações sobre diversidade e inclusão até a prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e moral, além da revisão de códigos de conduta para servidores.

Um dos pontos de destaque é a integração dos temas de sustentabilidade nas operações diárias da AGU, que agora inclui capacitações e a revisão de manuais internos para incorporar critérios de sustentabilidade socioambiental e acessibilidade em contratações públicas e na gestão de resíduos sólidos.

A nova política abrange todos os órgãos da advocacia pública federal, com a inclusão da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da Procuradoria-Geral do Banco Central no Sistema de Governança Corporativa da AGU e da Procuradoria-Geral Federal. A Corregedoria-Geral da Advocacia da União coordenará a implementação do programa, enquanto a Secretaria de Controle Interno será responsável por supervisionar sua execução.

Heráclio Mendes de Camargo Neto, corregedor-geral da Advocacia da União, ressaltou a importância dessas atualizações: “A aprovação da nova Política de Integridade da AGU e a sua implementação fortalecem a cultura de integridade na instituição e promovem uma atualização necessária na matéria, demonstrando o comprometimento institucional com valores relevantes como o combate à corrupção, a prevenção de fraudes e desvios éticos, bem como com a promoção da sustentabilidade e o combate ao assédio e à discriminação em todas as suas formas.”

Diogo Luiz da Silva, secretário de Controle Interno da AGU, enfatizou o impacto abrangente do programa renovado: “O novo programa de integridade da AGU amplia acertadamente seu escopo, trazendo para dentro do programa novos valores que irão impactar a própria cultura institucional. É um avanço muito significativo para a nossa maturidade organizacional e temos muito o que comemorar.”

Este desenvolvimento marca um passo crucial para a AGU na promoção de uma gestão mais inclusiva e responsável, alinhando suas operações com as expectativas de uma sociedade que valoriza a diversidade, a integridade e a sustentabilidade.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 19:39h • 12 de setembro de 2025

Peniafobia: entenda o medo irracional de ficar pobre que já atinge grande parte da população

Condição pouco conhecida pode impactar decisões, relações pessoais e saúde mental; especialista alerta para sinais e caminhos de tratamento

Descrição da imagem

Economia • 18:26h • 12 de setembro de 2025

Gestão ineficiente em TI e telecom pode custar até R$ 350 mil por milhão investido

Linhas inativas, pacotes superdimensionados e cobranças indevidas compõem os chamados “desperdícios invisíveis”, que corroem a saúde financeira das companhias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:39h • 12 de setembro de 2025

Estudantes criam combustível ecológico a partir de resíduos de madeira

Projeto premiado alia economia circular, impacto social e ambiental, e pode ser replicado em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP no Brasil

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:04h • 12 de setembro de 2025

Ilhas brasileiras: estudo revela presença de espécies exclusivas

Pesquisa foi publicada pela plataforma Peer Community Journal

Descrição da imagem

Cidades • 16:49h • 12 de setembro de 2025

Vacinação antirrábica em Maracaí começa neste sábado pelos bairros Vila Nova e Tiemann

Campanha vai percorrer diversos pontos da cidade até outubro, sempre aos sábados, das 8h às 12h

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:17h • 12 de setembro de 2025

Sextou em Assis com show da banda Doctor Roll e encontro dos Primatas Arcanos M.C.

Evento no Recinto Ficar será nesta sexta-feira, 12 de setembro, com entrada solidária, música ao vivo e praça de alimentação

Descrição da imagem

Esporte • 15:38h • 12 de setembro de 2025

Assis recebe semifinais da Copa CIVAP de Futsal nesta sexta-feira

Pompéia enfrenta Iepê e Assis disputa vaga na final contra Sandovalina no Jairão

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:05h • 12 de setembro de 2025

Assis celebra cultura preta com capoeira e baile charme no Barracão da V.O neste sábado

Programação no Barracão da V.O. inclui atividades de Capoeira Angola pela manhã e música preta à noite com renda revertida a projetos sociais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?