• Uma jornada de expressão e criatividade em Assis: participe da oficina Palavras em Movimento
  • Castra Móvel retorna a Assis: faça seu pré-cadastro para a 2ª edição do projeto de castração
  • Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:04h • 14 de abril de 2025

Alimentos orgânicos devem se tornar regra na alimentação escolar de São Paulo

Deputada propõe uso de alimentos orgânicos na merenda escolar. Projeto prevê transição total até 2035 e valorização da agricultura familiar

Da Redação com informações da Alesp | Foto: Arquivo Âncora1

O projeto também propõe ações complementares de educação alimentar e nutricional, com destaque para a implantação de hortas escolares agroecológicas e a realização de visitas pedagógicas a hortas locais.
O projeto também propõe ações complementares de educação alimentar e nutricional, com destaque para a implantação de hortas escolares agroecológicas e a realização de visitas pedagógicas a hortas locais.

A deputada Marina Helou (Rede Sustentabilidade), protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 275/25, que visa a implementação progressiva de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar da rede pública estadual de ensino. O projeto tem como objetivo garantir que, até 2035, todos os alimentos fornecidos nas escolas públicas do estado sejam provenientes de sistemas de produção orgânica ou agroecológica, com foco na valorização da agricultura familiar.

"Nossa meta é garantir uma alimentação mais saudável, segura e sustentável para crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que fortalecer a agricultura familiar e os sistemas de produção agroecológicos no nosso estado. A proposta está alinhada com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e temos certeza que o pioneirismo de São Paulo será um exemplo para todo país", reforçou Marina Helou.

O projeto também propõe ações complementares de educação alimentar e nutricional, com destaque para a implantação de hortas escolares agroecológicas e a realização de visitas pedagógicas a hortas locais. Essas iniciativas visam aumentar o conhecimento dos estudantes sobre alimentação saudável e processos de produção sustentável, além de estimular o vínculo com a agricultura local.

Entre as medidas previstas, incentivo à certificação de produtores orgânicos, a promoção do cooperativismo e associativismo, além da capacitação de agricultores e profissionais da alimentação escolar. O Estado também se compromete a criar um programa estadual de incentivo à produção, logística e comercialização de alimentos orgânicos, promovendo a inclusão de alimentos diversificados, como plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

O projeto ainda propõe mecanismos de valorização econômica, permitindo o pagamento de até 30% a mais para a compra de alimentos orgânicos ou provenientes de agricultores familiares em processo de transição agroecológica. Essa medida visa garantir a viabilidade econômica dos pequenos produtores e incentivar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

A implementação da proposta será gradual, de acordo com um cronograma a ser definido pelo Poder Executivo. O projeto também estabelece a criação de uma comissão intersecretarial para monitorar e avaliar a execução da lei, garantindo a transparência e o acompanhamento de suas metas. Sua aprovação representa um avanço significativo na promoção de uma alimentação escolar mais saudável e sustentável, alinhada com as políticas públicas de saúde, educação e desenvolvimento rural sustentável.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 18:21h • 03 de maio de 2025

Pistache se torna fenômeno de mercado e movimenta milhões no Brasil

Pistache conquista o Brasil: de ingrediente sofisticado a fenômeno de consumo

Descrição da imagem

Policial • 17:03h • 03 de maio de 2025

Interior de São Paulo registra queda histórica nos roubos no primeiro trimestre

Redução de 17,3% nos crimes de roubo, incluindo cargas e veículos, demonstra eficácia das ações policiais

Descrição da imagem

Esporte • 16:46h • 03 de maio de 2025

Pedal Solidário de Cruzália: evento de ciclismo com causa social e premiações

No dia 25 de maio, Cruzália recebe o evento solidário com percursos de 30 km e 50 km, premiações e uma causa nobre

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 03 de maio de 2025

Fora da rota: conheça tendências inusitadas no turismo que conquistam viajantes

Do céu estrelado às arquibancadas e palcos, novas experiências ganham espaço entre os brasileiros

Descrição da imagem

Classificados • 15:55h • 03 de maio de 2025

Energisa abre inscrições para programa de aceleração de carreira com foco em jovens líderes

Programa oferece desenvolvimento intensivo e oportunidades de crescimento em uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:25h • 03 de maio de 2025

Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de imprensa

Especialistas indicam clima menos hostil pós-governo Bolsonaro

Descrição da imagem

Economia • 14:29h • 03 de maio de 2025

Dia das Mães: 1 em cada 5 consumidores já se endividou com presentes

Pesquisa do Procon-SP revela que o cartão de crédito continua sendo a principal forma de pagamento, mas o endividamento já é uma realidade para muitos consumidores

Descrição da imagem

Economia • 14:06h • 03 de maio de 2025

Nova tabela do IR entra em vigor; veja o que muda

Quem ganha dois salários mínimos não pagará imposto

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital