• Assis estrutura política oficial de turismo e busca inclusão no mapa nacional
  • Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota
  • Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas
  • Última semana de agosto em Assis será de calor, tempo firme e chance de chuva apenas na sexta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:04h • 14 de abril de 2025

Alimentos orgânicos devem se tornar regra na alimentação escolar de São Paulo

Deputada propõe uso de alimentos orgânicos na merenda escolar. Projeto prevê transição total até 2035 e valorização da agricultura familiar

Da Redação com informações da Alesp | Foto: Arquivo Âncora1

O projeto também propõe ações complementares de educação alimentar e nutricional, com destaque para a implantação de hortas escolares agroecológicas e a realização de visitas pedagógicas a hortas locais.
O projeto também propõe ações complementares de educação alimentar e nutricional, com destaque para a implantação de hortas escolares agroecológicas e a realização de visitas pedagógicas a hortas locais.

A deputada Marina Helou (Rede Sustentabilidade), protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 275/25, que visa a implementação progressiva de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar da rede pública estadual de ensino. O projeto tem como objetivo garantir que, até 2035, todos os alimentos fornecidos nas escolas públicas do estado sejam provenientes de sistemas de produção orgânica ou agroecológica, com foco na valorização da agricultura familiar.

"Nossa meta é garantir uma alimentação mais saudável, segura e sustentável para crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que fortalecer a agricultura familiar e os sistemas de produção agroecológicos no nosso estado. A proposta está alinhada com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e temos certeza que o pioneirismo de São Paulo será um exemplo para todo país", reforçou Marina Helou.

O projeto também propõe ações complementares de educação alimentar e nutricional, com destaque para a implantação de hortas escolares agroecológicas e a realização de visitas pedagógicas a hortas locais. Essas iniciativas visam aumentar o conhecimento dos estudantes sobre alimentação saudável e processos de produção sustentável, além de estimular o vínculo com a agricultura local.

Entre as medidas previstas, incentivo à certificação de produtores orgânicos, a promoção do cooperativismo e associativismo, além da capacitação de agricultores e profissionais da alimentação escolar. O Estado também se compromete a criar um programa estadual de incentivo à produção, logística e comercialização de alimentos orgânicos, promovendo a inclusão de alimentos diversificados, como plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

O projeto ainda propõe mecanismos de valorização econômica, permitindo o pagamento de até 30% a mais para a compra de alimentos orgânicos ou provenientes de agricultores familiares em processo de transição agroecológica. Essa medida visa garantir a viabilidade econômica dos pequenos produtores e incentivar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

A implementação da proposta será gradual, de acordo com um cronograma a ser definido pelo Poder Executivo. O projeto também estabelece a criação de uma comissão intersecretarial para monitorar e avaliar a execução da lei, garantindo a transparência e o acompanhamento de suas metas. Sua aprovação representa um avanço significativo na promoção de uma alimentação escolar mais saudável e sustentável, alinhada com as políticas públicas de saúde, educação e desenvolvimento rural sustentável.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:19h • 25 de agosto de 2025

Webinar reúne jornalistas para debater fact-checking e combate à desinformação

Encontro promovido pela LatAm Intersect discute fact-checking, apresenta ferramentas tecnológicas e incentiva boas práticas informativas

Descrição da imagem

Cidades • 15:36h • 25 de agosto de 2025

SP prorroga inscrições para cursos gratuitos em Marília

Prazo para inscrições será 8 de setembro, junto com o início das aulas; iniciativa atenderá 12 municípios

Descrição da imagem

Política • 15:20h • 25 de agosto de 2025

Assis estrutura política oficial de turismo e busca inclusão no mapa nacional

Vice-prefeito Alexandre Cachorrão e coordenadora de Turismo, Lu Jordan, destacam avanços na formalização do setor e no planejamento de novas rotas

Descrição da imagem

Saúde • 14:45h • 25 de agosto de 2025

Governo de SP lança painel de monitoramento de doenças de transmissão hídrica e alimentar

Ferramenta permite acompanhar surtos no Estado e identificar prováveis fontes de infecção

Descrição da imagem

Cidades • 14:09h • 25 de agosto de 2025

Marília recebe 16 novas viaturas para reforçar policiamento e investigações

Investimento de R$ 4 milhões reforça policiamento e moderniza atendimento à população

Descrição da imagem

Cidades • 13:32h • 25 de agosto de 2025

Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota

Intervenção acontece em frente ao Motel Bella Sintra, na rodovia que liga Assis a Cândido Mota, com tráfego controlado no sistema “Pare e Siga”

Descrição da imagem

Economia • 13:18h • 25 de agosto de 2025

Brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos em 2025, aponta ACSP

Valor foi registrado 23 dias antes do que no ano passado e reflete aumento da arrecadação em várias frentes

Descrição da imagem

Saúde • 12:30h • 25 de agosto de 2025

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

Medida foi recomendada ao Ministério da Saúde pelo impacto financeiro

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?