Responsabilidade Social • 16:00h • 04 de julho de 2024
Alternativas para o descarte de animais na indústria alimentícia são discutidas em audiência pública
Evento organizado pelo deputado Carlos Giannazi apresenta tecnologias para evitar maus-tratos a pintinhos e bezerros
Da Redação | Com informações da Alesp | Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (28), uma audiência pública foi realizada para discutir alternativas ao descarte de animais pela indústria alimentícia. Proposto pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), o evento reuniu especialistas e organizações sociais em defesa dos direitos dos animais.
Giannazi apresentou duas propostas de lei sobre o descarte de animais: o Projeto de Lei n° 410/2023, que proíbe o descarte de pintinhos recém-nascidos por meio da tecnologia de sexagem em ovo, e o Projeto de Lei nº 210/2023, que proíbe o descarte de bezerros machos e fêmeas na cadeia produtiva do leite. "Esses projetos foram construídos coletivamente com o movimento de defesa do bem-estar animal. O descarte ocorre quando esses animais não possuem valor econômico para a indústria", explicou o deputado.
A deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP) também participou da audiência, mencionando o Projeto de Lei 783/2024, que visa o fim do descarte e da trituração de pintinhos machos na indústria de ovos. "Precisamos demonstrar que esse projeto é importante para que ele seja pautado na Comissão do Meio Ambiente da Câmara para ser aprovado", afirmou.
Crueldade e alternativas
Carla Lettieri, diretora executiva da Animal Equality, destacou a necessidade de conscientização da indústria alimentícia para adotar tecnologias que eliminem o sofrimento dos animais. "Os pintinhos machos são abatidos de forma cruel no primeiro dia de vida. Na indústria de leite, são os bezerros machos. É preciso trazer inovações que possam eliminar essa prática", disse.
Vânia Nunes, médica veterinária e diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, sugeriu tecnologias para minimizar o sofrimento dos animais. "No caso dos pintinhos, há equipamentos disponíveis que facilitam o reconhecimento do sexo do animal ainda no ovo. No caso dos bezerros, pode ser realizada a seleção do embrião, favorecendo o nascimento de bezerros fêmeas", explicou.
As propostas e discussões durante a audiência pública visam sensibilizar a indústria e o público para a importância de tratar os animais com respeito e evitar práticas desumanas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital