Educação • 16:09h • 22 de outubro de 2025
Alunos de ADS e Computação da FEMA vivenciam na prática soluções digitais do agronegócio
Alunos dos cursos de Tecnologia participaram de uma imersão nas áreas de TI, mobilidade e geoprocessamento, observando na prática a aplicação das soluções digitais no agronegócio
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Fema | Foto: Assessoria de Imprensa

No dia 7 de outubro de 2025, cerca de 30 estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica à Agroterenas, em Paraguaçu Paulista.
A atividade foi acompanhada pelo professor Dr. Almir Rogério Camolesi e teve como objetivo aproximar os estudantes das práticas tecnológicas aplicadas ao ambiente corporativo, especialmente na integração entre tecnologia da informação e o campo. Logo na chegada, o grupo foi recebido com um café da manhã e, em seguida, participou de quatro momentos de apresentação.
O primeiro, sobre Institucional e Recursos Humanos, foi conduzido pelo gerente de Comunicação, Luciano Ayres, e pela supervisora de RH, Renata Paloni, que apresentaram a estrutura e as áreas de atuação da empresa, além de explicar o processo seletivo, oportunidades e benefícios oferecidos aos colaboradores.
Na sequência, os alunos conheceram o setor de Mobilidade, responsável pelo desenvolvimento de aplicativos móveis utilizados nas operações de campo. Os profissionais mostraram como os sistemas apoiam o monitoramento e a análise de resultados em diferentes frentes, como cana, grãos, laranja e gado.
Durante a apresentação sobre Tecnologia da Informação, a equipe explicou como atua na sustentação tecnológica da Agroterenas, cuidando do armazenamento e segurança de dados, além da manutenção de softwares administrativos e gerenciais. Já o setor de Geoprocessamento e Drones demonstrou como o uso de mapeamentos e pulverizações automatizadas contribui para otimizar as operações no campo e aprimorar a gestão. Ao final das atividades, os estudantes participaram de um almoço e de um sorteio de brindes, retornando à FEMA no período da tarde.
Para o professor Almir Rogério Camolesi, a visita foi extremamente proveitosa. “A atividade apresentou muitas tecnologias e novidades, além de permitir aos alunos verificar na prática a relação do que aprendem em sala de aula com o que é aplicado no dia a dia. Visitas como essa são fundamentais para aproximar os mundos da universidade e da empresa”, comenta.
O estudante do 3º ano de Ciência da Computação, Murilo Henrique Felicio Vantini, também destacou a importância da experiência. “O que mais me chamou a atenção durante a visita à Agroterenas foi a forma como a empresa nos recebeu e a qualidade das apresentações. Deu pra ver que os profissionais realmente dominavam o assunto e falavam com muita segurança. A visita ajudou a entender melhor como é o trabalho na área de tecnologia fora do ambiente institucional. Muitos alunos têm dúvidas e inseguranças sobre o que vem depois da formatura, e ver de perto a experiência dos egressos da FEMA que estão lá me deixou mais tranquilo e confiante em relação ao futuro”, afirma.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo