Educação • 16:09h • 22 de outubro de 2025
Alunos de ADS e Computação da FEMA vivenciam na prática soluções digitais do agronegócio
Alunos dos cursos de Tecnologia participaram de uma imersão nas áreas de TI, mobilidade e geoprocessamento, observando na prática a aplicação das soluções digitais no agronegócio
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Fema | Foto: Assessoria de Imprensa
No dia 7 de outubro de 2025, cerca de 30 estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica à Agroterenas, em Paraguaçu Paulista.
A atividade foi acompanhada pelo professor Dr. Almir Rogério Camolesi e teve como objetivo aproximar os estudantes das práticas tecnológicas aplicadas ao ambiente corporativo, especialmente na integração entre tecnologia da informação e o campo. Logo na chegada, o grupo foi recebido com um café da manhã e, em seguida, participou de quatro momentos de apresentação.
O primeiro, sobre Institucional e Recursos Humanos, foi conduzido pelo gerente de Comunicação, Luciano Ayres, e pela supervisora de RH, Renata Paloni, que apresentaram a estrutura e as áreas de atuação da empresa, além de explicar o processo seletivo, oportunidades e benefícios oferecidos aos colaboradores.
Na sequência, os alunos conheceram o setor de Mobilidade, responsável pelo desenvolvimento de aplicativos móveis utilizados nas operações de campo. Os profissionais mostraram como os sistemas apoiam o monitoramento e a análise de resultados em diferentes frentes, como cana, grãos, laranja e gado.
Durante a apresentação sobre Tecnologia da Informação, a equipe explicou como atua na sustentação tecnológica da Agroterenas, cuidando do armazenamento e segurança de dados, além da manutenção de softwares administrativos e gerenciais. Já o setor de Geoprocessamento e Drones demonstrou como o uso de mapeamentos e pulverizações automatizadas contribui para otimizar as operações no campo e aprimorar a gestão. Ao final das atividades, os estudantes participaram de um almoço e de um sorteio de brindes, retornando à FEMA no período da tarde.
Para o professor Almir Rogério Camolesi, a visita foi extremamente proveitosa. “A atividade apresentou muitas tecnologias e novidades, além de permitir aos alunos verificar na prática a relação do que aprendem em sala de aula com o que é aplicado no dia a dia. Visitas como essa são fundamentais para aproximar os mundos da universidade e da empresa”, comenta.
O estudante do 3º ano de Ciência da Computação, Murilo Henrique Felicio Vantini, também destacou a importância da experiência. “O que mais me chamou a atenção durante a visita à Agroterenas foi a forma como a empresa nos recebeu e a qualidade das apresentações. Deu pra ver que os profissionais realmente dominavam o assunto e falavam com muita segurança. A visita ajudou a entender melhor como é o trabalho na área de tecnologia fora do ambiente institucional. Muitos alunos têm dúvidas e inseguranças sobre o que vem depois da formatura, e ver de perto a experiência dos egressos da FEMA que estão lá me deixou mais tranquilo e confiante em relação ao futuro”, afirma.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita