• Qual o chocolate mais saudável? Nutricionistas indicam as melhores opções no Dia Mundial do Chocolate
  • Comércio de Assis pode abrir no feriado de 9 de Julho com acordo coletivo; entenda seus direitos
  • Vagas nesta semana em Assis vão de vendas a área técnica, com opções para PcD; confira as oportunidades
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 13:29h • 02 de dezembro de 2024

Anatel intensifica fiscalização em marketplaces com uso de Inteligência Artificial

Valor estimado dos equipamentos de telecomunicações piratas apreendidos ultrapassa 3 milhões de reais

Da Redação com informações da Anatel | Foto: Divulgação

O objetivo da Operação Black Friday é verificar se os produtos vendidos via marketplaces estão sendo comercializados legalmente.
O objetivo da Operação Black Friday é verificar se os produtos vendidos via marketplaces estão sendo comercializados legalmente.

Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em colaboração com a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da Receita Federal do Brasil (RFB), conduziu a Operação Black Friday. A ação, planejada com o suporte de inteligência artificial, aconteceu em Betim/MG e Cajamar/SP, abrangendo cinco centros de armazenagem e distribuição da Amazon e do Mercado Livre, duas grandes plataformas de vendas online.

Resultados da operação

A operação resultou na apreensão de aproximadamente 22 mil produtos de telecomunicações, avaliados em mais de R$ 3 milhões. Entre os itens confiscados estão celulares, power banks, carregadores, drones, fones de ouvido, microfones, baterias, notebooks, smartwatches, TV Box, entre outros.

O objetivo principal foi verificar a regularidade dos produtos comercializados nesses marketplaces. Para a Receita Federal, isso significa combater práticas de descaminho, contrabando e evasão fiscal. Já para a Anatel, a prioridade é assegurar que os produtos de telecomunicações atendam aos padrões de qualidade e segurança previstos no programa de certificação e homologação da Agência.

Somente produtos homologados podem ser vendidos no Brasil. Testes de laboratório garantem que eles não apresentem riscos como radiação excessiva, interferência em redes Wi-Fi, possibilidade de choques ou incêndios, além de evitar o uso indevido de dados dos consumidores.

O processo de homologação também exige a existência de um responsável legal no país, seja fabricante ou importador, garantindo suporte técnico e atendimento ao consumidor em casos de defeitos.

Inteligência Artificial no combate às irregularidades

A Anatel desenvolveu o Regulatron, uma ferramenta de inteligência artificial usada para monitorar e analisar anúncios de produtos nos marketplaces. Criado internamente, o Regulatron realiza web scraping, processa dados e identifica irregularidades, direcionando ações de fiscalização.

O sistema passa por constantes atualizações para se adaptar às mudanças nas plataformas de vendas. Ele é gerenciado pelo Escritório de Inovação da Superintendência de Fiscalização da Anatel e tem papel central no combate a práticas irregulares.

Durante a Operação Black Friday, 48 agentes de fiscalização e 12 servidores da Anatel, além de 20 servidores da Receita Federal, participaram das ações. O trabalho também contou com o apoio da Procuradoria Federal Especializada junto à Anatel e de outros órgãos internos.

Orientações aos consumidores

A Anatel orienta os consumidores a verificarem a presença do código de homologação nos anúncios dos produtos e a garantirem que o fornecedor possui autorização no Brasil. O código pode ser consultado no Portal da Anatel.

Caso adquira um item irregular, o consumidor deve solicitar troca ou devolução ao vendedor. Se necessário, pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou registrar denúncia nos canais da Anatel.

Plano de ação de combate à pirataria

A Operação Black Friday integra o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) da Anatel, que já retirou do mercado cerca de 8,02 milhões de produtos irregulares desde 2018.

A superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles, destacou que as inspeções nos centros de distribuição dos marketplaces são mais um passo na luta contra a pirataria de produtos de telecomunicações.

O conselheiro Alexandre Freire reforçou o compromisso da Agência com a segurança dos consumidores e o mercado legal, destacando o papel estratégico da inteligência artificial no monitoramento e fiscalização de marketplaces. Ele anunciou que novas ferramentas tecnológicas serão implementadas em operações futuras para aumentar a eficácia das ações e proteger ainda mais o setor e os consumidores.

Produtos não homologados representam sérios riscos à saúde, segurança e redes de telecomunicações, além de prejudicar empresas que operam dentro da legalidade.








Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:30h • 07 de julho de 2025

Tecnologia 5G completa três anos no Brasil com 100% de metas cumpridas

Mil municípios e 47 milhões de clientes usufruem de conexão mais veloz

Descrição da imagem

Economia • 19:21h • 07 de julho de 2025

Festa junina explode nas redes e vira motor de economia cultura e negócios em 2025

Levantamento aponta aumento expressivo no consumo de conteúdo sobre São João impulsionando turismo gastronomia e estratégias digitais de mercado

Descrição da imagem

Variedades • 18:53h • 07 de julho de 2025

Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados no inverno; confira as orientações

Especialista orienta sobre hidratação uso de produtos específicos e rotinas adaptadas para manter os fios saudáveis durante o frio

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 18:24h • 07 de julho de 2025

Qual o chocolate mais saudável? Nutricionistas indicam as melhores opções no Dia Mundial do Chocolate

Nutricionistas apontam vantagens do chocolate amargo para o coração, o intestino e o humor, além de sugerirem receita funcional para reduzir a ansiedade

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:43h • 07 de julho de 2025

Quatá realiza Julinão Caipira com programação gratuita e atrações para toda a família

Festa será no dia 12 de julho, no Pátio da Fepasa, com quadrilha, shows musicais, distribuição de pipoca e chocolate quente, além de barracas de entidades locais

Descrição da imagem

Esporte • 17:08h • 07 de julho de 2025

Florínea promove 4º Café com Bike com passeio, música ao vivo e doação solidária

Evento será no domingo, dia 20 de julho, na Garagem Municipal, com inscrições mediante doação de itens de higiene pessoal e diversas atrações

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 07 de julho de 2025

Feira da Lua de Maracaí tem nova edição com música ao vivo e gastronomia na próxima quinta-feira

Evento acontece no dia 10 de julho, a partir das 18h, na Praça da Matriz, reunindo food trucks e show com Edson e Carlinhos

Descrição da imagem

Economia • 16:11h • 07 de julho de 2025

Estado de SP se consolida entre os maiores produtores de manga do Brasil

Manga também tem peso significativo na economia paulista, com valor estimado em R$ 489 milhões em 2024, figurando como a sexta fruta fresca com maior valor de produção no estado

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?