• Verão 2025/2026 começa neste domingo, 21 de dezembro, ao meio-dia, e explica “atraso” no horário
  • Cinco objetos em formação, sinais matemáticos e o limite entre hipótese e ciência no caso 3I/ATLAS
  • Cantata de Natal será realizada neste domingo na Catedral Diocesana de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 14:30h • 21 de dezembro de 2025

Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil

Nova norma simplifica registro e amplia uso da biodiversidade em fitoterápicos

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

A nova regra simplifica e considera os diferentes níveis de conhecimento em relação às plantas com atividade terapêutica.
A nova regra simplifica e considera os diferentes níveis de conhecimento em relação às plantas com atividade terapêutica.

A Anvisa aprovou o novo marco regulatório para o registro e a notificação de medicamentos fitoterápicos, racionalizando e abrindo caminhos para o desenvolvimento sustentável de novos produtos a partir da biodiversidade brasileira.

Um dos pontos centrais na atualização da norma são os extratos vegetais que dão origem ao fitoterápico. A norma traz inovação com a alteração na forma pela qual as indústrias produzem e controlam extratos vegetais utilizados na fabricação desses medicamentos. A nova regra simplifica e considera os diferentes níveis de conhecimento em relação às plantas com atividade terapêutica.

Essa mudança deve trazer novos cenários para a indústria de fitoterápicos no Brasil, já que a regra anterior estava baseada na lógica de medicamentos sintéticos, cuja produção e controle de qualidade são diferentes dos medicamentos feitos a partir de plantas.

A nova abordagem leva em consideração que, para algumas plantas, a ciência conhece com exatidão qual é a substância que possui a atividade terapêutica; já em outros casos, a planta é comprovadamente eficaz, mas não é possível apontar a substância específica responsável pela atividade terapêutica. Assim, o regulamento aprovado vai trazer requisitos técnicos diferentes para comprovar a qualidade do insumo ativo vegetal, utilizado no fitoterápico, a depender de cada caso.

O novo marco aumenta o potencial de utilização da biodiversidade brasileira. Apesar de ter a maior biodiversidade do mundo, o Brasil ainda possui um número reduzido de medicamentos fitoterápicos. Hoje são cerca de 350 regularizados na Anvisa, enquanto o Reino Unido possui 3 mil e a Alemanha 10 mil produtos. A estimativa é de que apenas 15% das espécies vegetais no Brasil já foram estudadas para fins medicinais.

O que foi aprovado

A atualização do marco regulatório de fitoterápicos envolve a nova Resolução de Diretoria Colegiada (RDC), que trata do registro e da notificação de fitoterápicos, e três Instruções Normativas (IN), que tratam do registro simplificado, da avaliação de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos e das restrições na composição desses medicamentos.

O novo regulamento foi aprovado na reunião da Diretoria Colegiada desta quarta-feira e será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Mercado internacional

O novo marco regulatório aproxima as regras brasileiras das regras estabelecidas internacionalmente, sobretudo as da Agência Europeia de Medicamentos. Na prática, isso representa a possibilidade de abertura de novos mercados para os fabricantes nacionais.

Com a aprovação, a Anvisa atualiza normas que não eram revistas de forma completa há mais de 10 anos. Para esta atualização, foram realizadas consulta e audiência públicas, além de uma série de eventos e reuniões com pesquisadores e o setor envolvido.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 16:44h • 21 de dezembro de 2025

Por que o Brasil virou eixo do boom global da economia criativa digital

Cultura forte, maturidade digital e novos modelos de negócio colocam o país no centro de mercados como audiovisual, música, games e creator economy

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:14h • 21 de dezembro de 2025

Férias escolares: confira dicas essenciais para uma viagem em família inesquecível

Saiba como planejar, organizar e aproveitar o período de férias com tranquilidade e diversão

Descrição da imagem

Variedades • 15:42h • 21 de dezembro de 2025

Duas imagens captadas por microscópios do Cetene ganham prêmio nacional

Assistentes técnicas da unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação criaram as imagens a partir de amostras de titânio funcionalizado vanadato de bismuto

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:03h • 21 de dezembro de 2025

Mais de 80% dos abandonos de animais ocorrem em áreas urbanas, aponta pesquisa

Levantamento do Cobasi Cuida mostra que filhotes lideram resgates e que entradas em abrigos seguem superando adoções no país

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:52h • 21 de dezembro de 2025

Novo Espaço Meteorológico da USP conecta história, dados e previsões do tempo

Novo espaço do CienTec-USP conecta história, ciência e dados em tempo real para explicar como a meteorologia observa o clima e constrói previsões

Descrição da imagem

Saúde • 13:47h • 21 de dezembro de 2025

Verão impulsiona atividades físicas e exige atenção redobrada às articulações

Clima quente e dias mais longos aumentam a prática de exercícios, mas retorno abrupto pode elevar o risco de lesões, alerta ortopedista

Descrição da imagem

Saúde • 13:35h • 21 de dezembro de 2025

Doar sangue salva vidas e ajuda a manter diversos procedimentos nos hospitais

Ele é importante e até primordial em quase todos os setores: pronto-socorro, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva adulto, neonatal e pediátrica, enfermarias, obstetrícia e demais especialidades clínicas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:39h • 21 de dezembro de 2025

Receitas veganas crescem nas buscas e mudam a ceia de Natal; salada tropical e manjar lideram o ranking

Levantamento aponta quais pratos sem carne lideram as buscas no Google às vésperas do Natal

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025