Educação • 17:48h • 24 de outubro de 2025
Aos 40 anos, FEMA consolida legado em Assis e mira o futuro com inovação e compromisso regional
Durante o evento comemorativo a instituição apresentou planos de expansão, o novo curso de Educação Física e a consolidação de um polo regional voltado às graduações em saúde
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Âncora1
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) celebrou na noite de quinta-feira, 23 de outubro, seus 40 anos de história com uma coletiva de imprensa e cerimônia no Cine FEMA Piracaia. O evento reuniu autoridades, docentes, alunos, ex-alunos e profissionais da imprensa para celebrar a trajetória da instituição e apresentar as perspectivas para o futuro.
Ao longo da coletiva, a direção da FEMA destacou o papel da fundação como referência regional em ensino superior, inovação e compromisso social, ressaltando os novos investimentos em infraestrutura, o fortalecimento das áreas da saúde e a abertura de novos cursos.

O Presidente do Conselho Curador da FEMA, Hélio Paiva Matos, lembrou a importância histórica da fundação e o legado visionário do prefeito José Santilli Sobrinho, criador da instituição em 1985. Segundo ele, o objetivo atual é consolidar a FEMA como centro universitário, mantendo o propósito público e o compromisso com a qualidade.
Na coletiva, Ricardo Estefani, Diretor Acadêmico, também apresentou os próximos passos do plano acadêmico, que incluem o novo curso de Educação Física, somando-se aos já consolidados cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, ampliando o conjunto de graduações voltadas à área da saúde. O curso deve ter edital próprio, com publicação prevista para os próximos dias, e será estruturado em uma grade específica, voltada à formação prática e interdisciplinar.

Além disso, Estefani anunciou duas novas pós-graduações com previsão de início para o primeiro semestre de 2026 — nas áreas de Fisioterapia e Direito e Gestão — e destacou o planejamento para a criação de uma residência médica e uma residência multiprofissional, que abrangerá Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.
Durante o evento, Gustavo Gomes Silva, Diretor Executivo, menciona também o projeto de construção de um novo bloco de laboratórios funcionais, destinado aos cursos da área da saúde, com o objetivo de fortalecer a estrutura prática das graduações e futuras especializações.

Fernando Antonio Soares de Sá Junior, Vice-diretor Acadêmico, destacou o reforço do caráter público da FEMA. Sá lembrou que, embora haja cobrança de mensalidades, todos os recursos são revertidos em melhorias, bolsas e infraestrutura para os alunos. “A FEMA é uma faculdade pública, e o que se arrecada é reinvestido na própria instituição, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica”, pontuou.
O evento também reforçou a importância da Feira das Profissões, realizada recentemente, como um espaço de orientação vocacional e aproximação entre alunos do ensino médio e o ambiente universitário. A iniciativa apresentou os 13 cursos da instituição e é reconhecida como uma ação de interesse público, voltada à escolha consciente da carreira.

Coletiva de imprensa: Hélio Paiva Matos - Presidente do Conselho Curador da FEMA | Ricardo Estefani - Diretor Acadêmico | Gustavo Gomes Silva - Diretor Executivo | Fernando Antonio Soares de Sá Junior - Vice-diretor Acadêmico | Nivaldo Aparecido de Melo - Coordenador Administrativo | Foto: Âncora1
Com vestibular aberto até o dia 31 de outubro e provas marcadas para 10 de novembro, a FEMA encerra o ciclo de comemorações pelos seus 40 anos reafirmando seu compromisso com a formação de excelência e com o desenvolvimento educacional de Assis e região. Inscrições neste link.
Por fim, Nivaldo Aparecido de Melo, Coordenador Administrativo, reforçou o 3º FEMA Running que será realizado em novembro com corrida de 5 km e caminhada de 2 km. Com vagas limitadas, a arrecadação da caminhada será destinada a ações sociais.
O encerramento da cerimônia foi marcado por um clima de celebração e pertencimento. Entre homenagens, memórias e novos anúncios, a FEMA reafirmou o papel que exerce há quatro décadas como um dos principais pilares da educação pública e do desenvolvimento regional. A instituição, que nasceu de um projeto visionário em 1985, consolida-se hoje como um polo de inovação, ensino e compromisso social, projetando um futuro que une tradição, modernidade e responsabilidade com a comunidade de Assis e do interior paulista.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita