Educação • 12:09h • 12 de agosto de 2025
Atenção alunos de Assis e interior paulista: inscrições abertas para a Olimpíada de Eficiência Energética
Competição nacional da ANEEL, com apoio da Energisa Sul-Sudeste, incentiva estudantes do 8º e 9º ano a desenvolverem práticas sustentáveis e uso consciente da energia elétrica
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Energisa | Foto: Divulgação

Desde 1º de agosto, estão abertas as inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que deve mobilizar cerca de 500 mil estudantes das redes pública e privada em todo o Brasil. Voltada para alunos do 8º e 9º ano, a competição busca estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, a sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos do consumo de recursos naturais.
A iniciativa é promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Este ano, a RGE, do grupo CPFL Energia, atua como empresa proponente e conta com a participação de 48 distribuidoras de energia.
Entre elas está a Energisa Sul-Sudeste, que reforça seu compromisso com a educação e a sustentabilidade nos 82 municípios onde atua no interior paulista, no sul de Minas Gerais e em Guarapuava (PR).
Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições e deve mobilizar estudantes de todo o Brasil
Segundo Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa, a olimpíada amplia a disseminação de conhecimento e práticas sustentáveis. “A Energisa tem investido em projetos de eficiência energética voltados a todos os públicos, estimulando o uso consciente da energia elétrica, da água e de outros recursos naturais. Com a ONEE, conseguimos engajar estudantes e professores de todo o país nessa missão”, destacou.
A programação inclui curso de formação para docentes, desafios gamificados e provas objetivas. A competição será encerrada com uma cerimônia nacional de premiação no dia 6 de novembro, em Brasília, reunindo os destaques de cada estado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 30 de setembro pelo site oficial. Os medalhistas receberão ouro, prata ou bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada estado. Outra vantagem é a classificação automática para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, ressalta que a ONEE vai além da conscientização. “É uma ação educativa que prepara jovens para serem cidadãos mais responsáveis com os recursos e com o planeta. A ONEE é sobre futuro”, afirmou. Para o presidente da Abradee, Marcos Madureira, a olimpíada é hoje uma das maiores iniciativas de eficiência energética no país, mobilizando não só escolas, mas também famílias e comunidades.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital