• De olho na balança: Ipem-SP orienta consumidores e comerciantes sobre uso correto de balanças
  • Reajuste do Minha Casa, Minha Vida deve destravar crédito e ampliar acesso ao financiamento em 2026
  • Semana começa com chuva frequente e risco de granizo em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 15:45h • 09 de fevereiro de 2026

Aulas olímpicas: SP abre inscrições para aulas de matemática aos sábados

Projeto é voltado a estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Médio interessados em participar de competições científicas; turmas começam em março

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria de Educação de SP | Foto: Arquivo Âncora1

Além do treinamento para as olimpíadas, o projeto quer ampliar o conhecimento matemático dos estudantes da rede paulista.
Além do treinamento para as olimpíadas, o projeto quer ampliar o conhecimento matemático dos estudantes da rede paulista.

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do programa Aulas Olímpicas. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) oferece preparatório a estudantes que querem participar das competições científicas, como a Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (OMASP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), e interessados em ampliar o conhecimento na disciplina.

O cadastro é online na Sala do Futuro até 23 de fevereiro — veja abaixo passo a passo. A programação do primeiro semestre começa no dia 14 de março.

As Aulas Olímpicas são sempre aos sábados, das 9:00 às 11:40, em 192 unidades selecionadas como locais-sedes em 150 municípios (consulte a lista aqui). Caso falte três vezes consecutivas sem justificativa, o aluno será desligado do programa e a vaga oferecida a outro candidato.

Todas as turmas são ministradas por professores da rede que já atuam na área e recebem formação específica para o projeto. Já os participantes são divididos em três grupos com classes de 15 a 40 alunos:

nível 1 – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

nível 2 – 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

nível 3 – 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio

Além do treinamento para as olimpíadas, o projeto quer ampliar o conhecimento matemático dos estudantes da rede paulista. Por isso, as aulas incluem conteúdos de robótica, tecnologia e inteligência artificial, economia, matemática financeira e raciocínio lógico.

Planos acadêmicos e profissionais

Esse é o segundo ano do programa Aulas Olímpicas na rede estadual. Em 2025, mais de 10 mil estudantes participaram da iniciativa em 152 unidades. Entre eles, Eduardo Barbosa, ex-aluno da Escola Estadual Professora Iracema de Oliveira Carlos, em Ibitinga, e aprovado em Ciências da Computação na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Matemática na Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

“Eu sempre corri atrás, e quando surgiu a oportunidade de me matricular no programa, fiquei muito feliz, porque era realmente um treinamento intensivo, algo além do que eu buscava. Para mim, foi uma fusão de fatores essenciais para a formação de quem quer enfrentar desafios acadêmicos mais exigentes. Fiquei muito feliz com minha participação e com os passos que consegui dar a partir dessas aulas”, conta.

O acesso de medalhistas olímpicos à universidade é um dos destaques do programa também para o professor Felipe Lacorte, responsável pelo treinamento de estudantes do Ensino Médio na unidade de Ibitinga. “As Aulas Olímpicas, além de um programa de exercício para o aluno, de estimular o processo de aprendizagem, são também uma porta aberta para o ensino superior. Muitas universidades têm projetos de aulas olímpicas e Olimpíadas Científicas. Muitos alunos conseguem ingresso nas universidades — Unesp, Unicamp, USP, entre tantas outras muito bem conceituadas — somente pelas medalhas.”, completa.

Inscrições até 23 de fevereiro na Sala do Futuro

São elegíveis à participação das aulas, os estudantes medalhistas em edições anteriores de olimpíadas como a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo), a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e outras olimpíadas de conhecimento. Outra possibilidade é a opção do aluno interessado nas aulas e a anuência da escola e diretoria de ensino, de acordo com o grau de dedicação do aluno aos estudos.

O cadastro é online no app ou site da Sala do Futuro, em www.saladofuturo.educacao.sp.gov.br. Basta escolher a opção “sou estudante” e na barra de menus à esquerda da página inicial procure por “Inscrição Aulas Olímpicas”. Confirme o nome do aluno e selecione uma das opções “medalhista em outras olimpíadas” ou “estudante não medalhista”. A seguir, o sistema mostrará uma lista de escolas participantes do projeto mais próxima.

Caso não haja opções na cidade onde estuda, clique no mapa e selecione um município vizinho. Depois defina a escola disponível e marque no botão “criar inscrição”. Caso o aluno seja menor de 18 anos de idade, será necessária a aprovação do pai ou responsável. Para isso, é preciso fazer o login na Sala do Futuro no modo “sou responsável” e procurar no menu “Inscrição Aulas Olímpicas”. Na tela, vão aparecer os cadastros ativos. Selecione o(s) nome(s) e clique em “Confirmar inscrição”.

Os candidatos podem acompanhar o status do cadastro no menu “Aulas Olímpicas”. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 18:29h • 09 de fevereiro de 2026

Páscoa e Dia das Mães ampliam oportunidades de trabalho temporário em 2026

Comércio e serviços lideram contratações no início do ano, e modelo se consolida como porta de entrada para renda extra, experiência profissional e efetivação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:31h • 09 de fevereiro de 2026

Semana do Cinema destaca “A Empregada” no circuito nacional e conecta programação em Assis

Campanha reúne grandes lançamentos do cinema em fevereiro, com títulos em exibição local no Assis Plaza Shopping e outros previstos para sessões especiais gratuitas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:08h • 09 de fevereiro de 2026

Carnaval em alto-mar: cruzeiros devem movimentar 40 mil turistas pelo Brasil

Entre 13 e 23 de fevereiro, dez navios devem circular pela costa brasileira, consolidando o período como um dos mais movimentados para o turismo marítimo

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 09 de fevereiro de 2026

USP Filarmônica abre vagas para novos bolsistas

Edital é voltado a estudantes de graduação regularmente matriculados, que poderão se inscrever até o dia 23 de fevereiro, de forma presencial, no Departamento de Música anexo à Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP de Ribeirão

Descrição da imagem

Cidades • 16:11h • 09 de fevereiro de 2026

Exame de Papanicolau terá atendimento noturno em Palmital nesta quinta-feira

Ação da Prefeitura amplia acesso ao preventivo com coleta gratuita das 18h às 21h na ESF II Dr. Isoaldo Abud

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:13h • 09 de fevereiro de 2026

Feira da Lua chega à 14ª edição com música ao vivo e gastronomia na Praça da Matriz de Maracaí

Evento acontece no dia 12 de fevereiro, a partir das 18h, reunindo food trucks, apresentação musical e participação de veículos antigos no centro da cidade

Descrição da imagem

Esporte • 14:30h • 09 de fevereiro de 2026

Com mudanças climáticas, Jogos de Inverno usam 85% de neve artificial

Número de locais confiáveis para competições tem diminuído rapidamente

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:04h • 09 de fevereiro de 2026

Projetos brasileiros de desenvolvimento sustentável ganham destaque internacional

Iniciativas tratam de desafios como sustentabilidade e igualdade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar