• Obesidade feminina pode estar relacionada a baixas concentrações de cobalto no sangue
  • Alemão Art inspira e conecta jovens com arte e jazz em evento cultural em Recife
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:09h • 10 de março de 2025

Brasil atinge menor número de casos e mortes por covid-19 desde 2020

Para a prevenção e controle da doença, Ministério da Saúde reforçou a importância da imunização ao incluir a vacina no calendário nacional e estabelecer diretrizes com estados e municípios

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Julia Prado/MS

Apesar dos avanços nos últimos anos, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, reforça que as medidas de prevenção continuam extremamente relevantes no momento atual, considerando que o SARS-CoV-2, especialmente em conjunto com outras condições ou fatores de risco, pode levar ao agravamento da doença.
Apesar dos avanços nos últimos anos, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, reforça que as medidas de prevenção continuam extremamente relevantes no momento atual, considerando que o SARS-CoV-2, especialmente em conjunto com outras condições ou fatores de risco, pode levar ao agravamento da doença.

Cinco anos após o primeiro caso de covid-19 no Brasil, o país apresenta os menores números de casos e óbitos. Em 2024, as secretarias estaduais de saúde notificaram 862.680 casos, uma redução de 54,1% em comparação com 2023, quando foram notificados 1.879.583 casos; e de 93,8% em comparação com 2022 (14.043.760 casos notificados).

Os óbitos tiveram redução de 59,6% em 2024 na comparação com 2023 e de 92% em relação aos dados de 2022. As secretarias notificaram 5.959 óbitos em 2024, 14.785 óbitos em 2023 e 74.797 óbitos em 2022.

Quanto ao cenário em 2025, a doença segue com valores relativamente baixos em comparação ao seu histórico. Até o dia 25 de fevereiro, as secretarias reportaram ao Ministério da Saúde 130.507 casos e 664 óbitos por covid-19. No mesmo período de 2024, esses números eram de 310.874 casos e 1.536 óbitos. É importante destacar que os dados de 2025 ainda são preliminares e estão sujeitos à atualização.

Os casos e óbitos por covid-19 são atualizados semanalmente pelo ministério no informe Vigilância das Síndromes Gripais , que apresenta uma análise das notificações reportadas pelas secretarias de Saúde, da vigilância laboratorial, da vigilância de SRAG e da vigilância sentinela de síndrome gripal. Os dados referentes às notificações reportadas pelas secretarias podem ser consultados no painel Coronavírus .

Apesar dos avanços nos últimos anos, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) , Ethel Maciel, reforça que as medidas de prevenção continuam extremamente relevantes no momento atual, considerando que o SARS-CoV-2, especialmente em conjunto com outras condições ou fatores de risco, pode levar ao agravamento da doença.

“Embora os números estejam diminuindo ao longo dos anos, a doença continua causando a perda de vidas na população brasileira, além de consequências graves como a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica. Por isso, é importante que as pessoas continuem atentas aos cuidados necessários para prevenir casos graves e óbitos pela covid-19”, destaca Ethel.

Cuidados

Para a prevenção e controle da doença, a pasta ressalta a importância de ações como:

  • Vacinação;

  • Testagem;

  • Isolamento dos casos confirmados;

  • Medidas não farmacológicas, como uso de máscaras, etiqueta respiratória, higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão;

  • Ventilação, limpeza e desinfecção adequada de ambientes;

  • Protocolos de manejo clínico dos casos suspeitos.

Essas informações podem ser encontradas no guia de vigilância integrada da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública, publicado em 2024. 

Para seguir reduzindo os dados de casos e óbitos por covid-19, diversas ações vêm sendo promovidas pelo Ministério da Saúde. Ano passado, a pasta criou uma coordenação específica para monitorar a doença, a Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios (CGCOVID). Houve a incorporação das ações de vigilância, prevenção e controle da covid-19 em todas as suas estratégias de atuação: epidemiológica, laboratorial (diagnóstico rápido e molecular), vigilância genômica, imunização, tratamento antiviral específico e comunicação.

Em novembro de 2024, a pasta concluiu a compra de 69 milhões de doses , suficiente para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por até dois anos, gerando economia superior a R$ 1 bilhão. Para garantir eficiência, o ministério adotou inovações, como entrega parcelada pelo laboratório e a possibilidade de substituição por versões mais recentes aprovadas pela Anvisa.

Em dezembro de 2024, o Ministério da Saúde atualizou a estratégia de vacinação contra a covid-19 . Com o informe técnico , a pasta incluiu as doses no Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e idosos (60 anos ou mais). Gestantes devem ser imunizadas com uma dose por gestação, e os idosos receberão uma dose a cada seis meses. Em janeiro de 2024, teve início a inclusão da vacina para crianças de 6 meses e menores de 5 anos no Calendário Nacional de Vacinação .

O ministério continua a distribuir kits para testagem rápida para todo o Brasil conforme o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 - PNE-Teste . De janeiro de 2024 até março de 2025 foram distribuídos cerca de 17 milhões de testes rápidos para o diagnóstico de SARS-CoV-2.

Para orientar o sistema de saúde, foi lançado, em dezembro de 2024, o Guia de Vigilância Integrada da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios que traz as recomendações vigentes relacionadas ao tema. O documento facilita o acesso da população, de profissionais e gestores de saúde às orientações detalhadas sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e vigilância laboratorial, entre outras recomendações.

Diretrizes para o enfrentamento da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública também foram pactuadas na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizada no último dia 27. O documento, elaborado com base nas lições aprendidas ao longo da pandemia, elenca as ações e as respectivas áreas responsáveis no ministério para que o Brasil possa enfrentar de maneira adequada essas doenças, para reduzir hospitalizações, óbitos e a sobrecarga dos serviços de saúde.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:01h • 06 de maio de 2025

Borboletas, abelhas e outros insetos estão desaparecendo. E eu com isso?

Infelizmente, continuamos a viver como se nossos hábitos não tivessem impacto sobre a natureza, ignorando os sinais que os ecossistemas nos dão

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:42h • 06 de maio de 2025

Programa Agro Clima SP: produtor terá acesso gratuito a dados agrometeorológicos

Programa Agro Clima SP do Governo de São Paulo já conta com 230 estações meteorológicas funcionando e pretende implantar outras 100 até 2026

Descrição da imagem

Economia • 10:20h • 06 de maio de 2025

São Paulo chega a 120 mil cadastros ambientais validados: por que o produtor rural precisa ter?

Cadastro Ambiental Rural garante melhores condições de crédito e é requisito para serviços cartorários

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:19h • 06 de maio de 2025

SP tem maior número de contratações de pessoas com deficiência em janeiro desde 2020

Dados mostram sucesso do 'Meu Emprego Inclusivo' em SP, mas expansão depende de maior participação das empresas

Descrição da imagem

Saúde • 09:01h • 06 de maio de 2025

Consumo de álcool está associado a lesões cerebrais ligadas à demência, mostram análises

Autópsias usadas em estudo da Faculdade de Medicina foram feitas diretamente em tecidos cerebrais de participantes brasileiros após a morte

Descrição da imagem

Educação • 08:43h • 06 de maio de 2025

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Pesquisa mostra que nível é o mesmo de 2018

Descrição da imagem

Saúde • 08:21h • 06 de maio de 2025

Obesidade feminina pode estar relacionada a baixas concentrações de cobalto no sangue

Níveis menores de cobalto no sangue de mulheres com obesidade sugerem que o mineral pode influenciar a regulação genética e o metabolismo, impactando o ganho de peso e doenças associadas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:08h • 06 de maio de 2025

Alemão Art inspira e conecta jovens com arte e jazz em evento cultural em Recife

Artista urbano compartilha sua trajetória no festival e realiza oficina de grafite com jovens do Instituto JCPM

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?