Gastronomia & Turismo • 13:10h • 08 de agosto de 2024
Brasil e Chile se unem para fortalecer o turismo na América do Sul
Acordo assinado em Santiago busca aumentar o fluxo de turistas e promover investimentos no setor
Da Redação | Com informações do MTur | Foto: Ricardo Sruckert

Na segunda-feira, 5 de agosto, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Chile, Gabriel Boric, assinaram um acordo em Santiago que visa fortalecer o turismo entre os dois países. O Plano de Ação, também assinado pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e pela subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo, contempla diversas iniciativas para promover a troca de turistas, melhorar a infraestrutura e atrair investimentos.
O Chile é um mercado prioritário para o turismo brasileiro, sendo o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil no primeiro semestre de 2024, com 332.728 visitantes, atrás apenas da Argentina e dos Estados Unidos. "Queremos estreitar ainda mais as relações, ampliando a oferta de voos, atraindo investimentos e estimulando parcerias no setor turístico", afirmou o ministro Celso Sabino.
O acordo estabelece várias áreas de cooperação, incluindo o intercâmbio técnico entre profissionais do turismo, facilitação do fluxo turístico, compartilhamento de informações e estatísticas, treinamento e assistência técnica, promoção de eventos turísticos, facilitação de investimentos recíprocos e a troca de experiências em segmentos específicos do turismo. O Plano de Ação terá uma vigência de três anos.
Além disso, o Brasil inaugurou em dezembro de 2023 o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas, localizado no Rio de Janeiro. Esta unidade se dedicará ao desenvolvimento do turismo na América Latina e Caribe, focando em captar recursos e investir na qualificação profissional do setor. A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com o crescimento e a inovação no turismo regional.
A parceria entre Brasil e Chile promete trazer benefícios significativos para ambos os países, fortalecendo a indústria do turismo e promovendo o intercâmbio cultural e econômico na América do Sul.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital