Ciência e Tecnologia • 18:36h • 08 de julho de 2025
Brasil poderá observar cometa interestelar com telescópios em outubro; conheça o Cometa 3I/ATLAS
Fenômeno raro foi descoberto em julho e poderá ser observado com telescópios no Brasil entre outubro e novembro
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Urania Planetário | Foto: Divulgação

Um novo visitante de outra estrela está de passagem pelo Sistema Solar. O cometa 3I/ATLAS, identificado no início de julho de 2025 por um telescópio do projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), no Chile, é apenas o terceiro objeto interestelar já registrado pela astronomia — por isso o prefixo “3I”, de terceiro interestelar.
Diferente dos cometas tradicionais, que orbitam o Sol em trajetórias elípticas regulares, o 3I/ATLAS segue uma órbita hiperbólica. Isso significa que ele veio de outro sistema estelar e não voltará: está apenas cruzando o nosso Sistema Solar antes de seguir viagem de volta para o espaço interestelar. Ainda assim, ele exibe aparência clássica de cometa, com núcleo ativo e cauda, o que torna o fenômeno particularmente fascinante para pesquisadores.
Segundo os astrônomos, o cometa deve atingir o periélio — ponto mais próximo do Sol — no final de outubro. Como estará muito perto do Sol nesse momento, a melhor época para tentar observá-lo do Brasil será no início de outubro, logo após o pôr do sol, próximo ao horizonte oeste, e novamente no início de novembro, antes do amanhecer, no horizonte leste.
Terceiro objeto interestelar já registrado passa pelo Sistema Solar em 2025
Contudo, mesmo nos melhores momentos, o 3I/ATLAS não será visível a olho nu. Seu brilho será fraco, exigindo telescópios de médio a grande porte equipados com câmeras astronômicas para registrá-lo. Astrônomos amadores com experiência em astrofotografia poderão captar imagens, aproveitando a oportunidade única de estudar um objeto vindo de outra estrela.
O Urânia Planetário já se prepara para tentar capturar imagens do cometa. Caso as condições do tempo ajudem, os telescópios do planetário estarão voltados para o céu nessas datas. A equipe promete transmissões ao vivo para compartilhar o fenômeno com o público, oferecendo uma chance rara de ver um visitante interestelar cruzando nosso quintal cósmico.
Embora a maioria das pessoas não consiga vê-lo diretamente, a passagem do 3I/ATLAS serve como um lembrete do dinamismo do Universo, um espaço em que corpos vindos de outras estrelas podem ocasionalmente nos visitar antes de retornarem ao infinito.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital