• Tarumã abre inscrições para curso gratuito de robótica destinado a estudantes do Ensino Fundamental II
  • Prefeitura de Assis lança portal digital com serviços de trânsito
  • Previsão do tempo indica instabilidade e queda de temperaturas em Assis nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 16:33h • 17 de novembro de 2025

Brucelose: campanha de vacinação contra a doença vai até dia 31 de dezembro em todo o estado de SP

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico veterinário cadastrado

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Está em andamento, desde o dia 1º de novembro, a Campanha de Atualização de Rebanhos do segundo semestre.
Está em andamento, desde o dia 1º de novembro, a Campanha de Atualização de Rebanhos do segundo semestre.

A Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que está em vigor a campanha de vacinação contra a Brucelose em todo o estado de São Paulo. A campanha, que agora vigora durante todo o ano, teve início neste segundo semestre, no dia 1º de julho, e as bovinas e bubalinas de três a oito meses devem ser vacinadas até dia 31 de dezembro.

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico veterinário cadastrado que, além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor.

A relação dos médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária para realizar a vacinação em diversos municípios do Estado de São Paulo está disponível em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/credenciados/.

O médico veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (Gedave) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.

A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema Gedave.

Em caso de incongruências, o médico veterinário e o produtor serão notificados das pendências por meio de mensagem eletrônica, enviada ao e-mail cadastrado junto ao Gedave. Neste caso, o proprietário deverá regularizar a pendência para a efetivação da declaração.

Identificação

O modelo alternativo de identificação – o primeiro do país aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) – de vacinação contra a Brucelose trata-se de uma alternativa não obrigatória à marcação a fogo que, além do bem-estar animal, estimula a produtividade e a qualidade do manejo e aumenta a segurança do produtor e do veterinário responsável pela aplicação do imunizante.

Fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19, e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o algarismo do ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.

Para o caso de perda, dano ou qualquer alteração que prejudique a identificação, deverá ser solicitada nova aplicação que deverá ser feita ao médico veterinário responsável pela aplicação ou para a Defesa Agropecuária.

Havendo a impossibilidade da aquisição do botton, o animal deverá ser identificado conforme as normativas vigentes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

A Defesa Agropecuária informa ainda que o uso do botton só é válido dentro do estado de São Paulo, não sendo permitido o trânsito de animais identificados de forma alternativa para demais unidades da Federação.

Campanha de Atualização de Rebanhos

Está em andamento, desde o dia 1º de novembro, a Campanha de Atualização de Rebanhos do segundo semestre. A partir da retirada da vacinação contra a Febre Aftosa em 2023, o produtor rural passa, também em caráter obrigatório, a ter que atualizar seus rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). A Defesa Agropecuária lembra que os proprietários devem declarar todas as espécies presentes em suas propriedades até o dia 15 de dezembro.

Devem ser atualizados, além dos bovinos, os rebanhos de búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda. A não declaração pode acarretar o bloqueio da movimentação dos animais e a inviabilidade da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) com possibilidade de sanções administrativas.

A declaração pode ser feita diretamente no sistema Gedave. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária distribuídas pelo estado e também através do envio por e-mail do formulário que está disponível AQUI.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 20:19h • 17 de novembro de 2025

Bed rotting, o fenômeno que expõe o esgotamento silencioso das novas gerações

Especialista alerta para os impactos biológicos, emocionais e sociais do hábito de passar longos períodos deitado usando telas, comportamento que pode evoluir para riscos graves de saúde

Descrição da imagem

Variedades • 19:41h • 17 de novembro de 2025

Moda acelerada, escolhas mais conscientes, como a era digital redefine o estilo feminino

Com a expansão das redes sociais, tendências surgem e desaparecem em ritmo intenso, enquanto especialistas destacam a importância do filtro pessoal e do autoconhecimento para manter autenticidade na hora de se vestir

Descrição da imagem

Saúde • 18:39h • 17 de novembro de 2025

Empresas investem em estímulos sensoriais para cuidar da saúde emocional das equipes

Estudos recentes mostram redução da ansiedade e melhora da clareza mental em ambientes corporativos que adotam óleos essenciais com orientação técnica

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:49h • 17 de novembro de 2025

Belém (PA) e os roteiros de natureza e sustentabilidade da Amazônia

Turismo de base comunitária e experiências ecológicas proporcionam várias opções a visitantes da capital paraense e valorizam a região que acolhe a COP30 de 2025

Descrição da imagem

Esporte • 17:17h • 17 de novembro de 2025

Ouro, prata e bronze, delegação brasileira brilha no Hip Hop United 2025

Delegação brasileira sobe três vezes ao pódio e conquista ouro, prata e bronze em um dos campeonatos mais prestigiados da dança urbana mundial

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:08h • 17 de novembro de 2025

Tratamentos contra o câncer podem causar infertilidade, entenda como preservar a fertilidade masculina

Especialistas alertam que tratamentos oncológicos podem causar infertilidade e reforçam a importância do congelamento de sêmen antes do início da terapia

Descrição da imagem

Saúde • 15:42h • 17 de novembro de 2025

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Pesquisa foi liderada por laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:20h • 17 de novembro de 2025

Nove livros para voltar a ler antes de 2026; obras leves e inspiradoras para fechar o ano com boas histórias

Seleção reúne romances, poesia, autobiografia e narrativas históricas que oferecem leveza, inspiração e boas histórias para fechar o ano com novas páginas viradas

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?