Saúde • 07:59h • 12 de agosto de 2025
Butantan desenvolve e testa três candidatas a vacina contra gripe aviária H5N1
Candidatos a imunizantes demonstraram ser imunogênicos em modelos animais, em especial envolvendo a cepa A(H5N8), que tem potencial de proteção contra o H5N1
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

Pesquisadores do Instituto Butantan produziram e testaram, em escala industrial, três versões de vacina contra a gripe aviária. Todas provocaram resposta imunológica em testes com animais quando aplicadas com adjuvante e em duas doses. O estudo, feito com apoio da USP e da Unicamp, foi publicado em junho na revista Vaccines.
Cada vacina usa uma cepa diferente do vírus:
- H5N1 (duck/Vietnam) – circula principalmente na Ásia e está ligada a altos índices de mortalidade;
- H5N8 (Astrakhan) – tem distribuição quase global e foi a responsável pelos surtos recentes no Rio Grande do Sul;
- H5N1 (Anhui) – linhagem intermediária entre vírus antigos e atuais, já usada em vacinas emergenciais.
Os testes mostraram que cada vacina protege contra sua cepa específica, com pouca reação cruzada. A versão com o vírus H5N8 se destacou por proteger contra o H5N1 do clado 2.3.4.4b, hoje disseminado mundialmente. Para isso, o Butantan também desenvolveu o adjuvante IB160, que aumentou a eficácia.
O instituto pode produzir essa vacina com a mesma tecnologia usada para a gripe sazonal, o que facilita a fabricação rápida em caso de pandemia. Os resultados já embasaram pedido à Anvisa para iniciar testes clínicos em humanos.
Segundo os pesquisadores, a preparação de uma vacina é essencial para evitar um cenário grave caso o H5N1 passe a ser transmitido entre pessoas. O Butantan pretende garantir produção nacional do antígeno e do adjuvante, assegurando autonomia ao Brasil e resposta rápida a uma possível crise sanitária.
A OMS já incluiu a vacina do Butantan na lista de candidatas para enfrentar potenciais pandemias.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital