• Embaixada dos EUA exige perfis abertos em redes sociais para concessão de vistos F, M e J
  • Conheça as áreas da tecnologia que mais contratam mulheres no Brasil em 2025
  • Corpo de Bombeiros de SP cria guia sobre prevenção a incêndios em áreas rurais
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:19h • 30 de março de 2025

Butantan estuda vacina contra tuberculose com resposta mais duradoura

BCG tradicional é eficaz em crianças, mas imunidade cai na vida adulta; estratégia pode ajudar a obter vacina mais eficiente no futuro

Da Redação com informações do Butantan | Fotos: Marília Ruberti e Renato Rodrigues

O BCG faz parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil e deve ser administrado nas primeiras 12 horas após o nascimento, protegendo contra as formas mais graves da tuberculose (a miliar, quando a bactéria se espalha por todo o corpo, e a meníngea, quando a infecção atinge o cérebro).
O BCG faz parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil e deve ser administrado nas primeiras 12 horas após o nascimento, protegendo contra as formas mais graves da tuberculose (a miliar, quando a bactéria se espalha por todo o corpo, e a meníngea, quando a infecção atinge o cérebro).

Pesquisadores do Instituto Butantan estão desenvolvendo uma nova vacina contra a tuberculose que pode oferecer proteção mais duradoura do que a atual BCG (Bacilo de Calmette e Guérin). Segundo estudo publicado na revista Frontiers in Immunology, a nova candidata vacinal gerou altos níveis de células de memória imunológica por até seis meses em testes com modelos animais.

A tuberculose afeta cerca de 10 milhões de pessoas todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com 1,2 milhão de mortes, principalmente em países de baixa e média renda.

Como funciona a nova vacina?

A vacina em desenvolvimento é uma versão aprimorada da BCG, chamada BCG recombinante. Ela contém um adjuvante (substância que melhora a resposta do sistema imunológico) chamado LTAK63, derivado da bactéria E. coli. Essa modificação torna a resposta imune mais forte e prolongada, sem comprometer a segurança da vacina.

A BCG tradicional, usada há mais de 100 anos, é eficaz principalmente em crianças, mas sua proteção diminui ao longo da vida. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a incidência da tuberculose em adultos é de 6 a 8 vezes maior do que em crianças, reforçando a necessidade de um imunizante mais eficaz.

Resultados promissores

De acordo com a pesquisadora Luciana Leite, do Instituto Butantan, a nova vacina gerou uma resposta imune mais forte e duradoura do que a BCG tradicional. “Após seis meses, a proteção se manteve, enquanto a do BCG convencional começou a cair”, explica. Nos testes, a BCG recombinante reduziu a infecção em 99% dos modelos analisados, contra 90% da BCG tradicional.

Os resultados foram apresentados em eventos científicos internacionais, como o FAPESP Week na China e o 7th Global Forum on Tuberculosis Vaccines, destacando a relevância do estudo no cenário global. Além disso, a tecnologia já foi patenteada em vários países, incluindo Brasil, Estados Unidos, China, França e Reino Unido.

Próximos passos

A equipe do Butantan segue investigando os mecanismos de proteção da vacina, um passo fundamental para avançar para testes clínicos em humanos. Para tornar a tecnologia viável, os cientistas usaram a técnica de edição genética CRISPR-Cas9 para remover um marcador de resistência a antibióticos da vacina, tornando-a mais segura e adequada para futuras pesquisas clínicas.

Tuberculose: sintomas e tratamento

A tuberculose é uma infecção bacteriana que atinge principalmente os pulmões. Os sintomas incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre ao entardecer, sudorese noturna e perda de peso. A transmissão ocorre pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de uma pessoa infectada.

A doença tem tratamento, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O uso correto dos antibióticos por pelo menos seis meses é essencial para a cura.

Com os avanços da nova vacina, há esperança de uma proteção mais eficaz contra essa doença, especialmente para adultos, ajudando a reduzir os casos e mortes causados pela tuberculose no Brasil e no mundo.










Últimas Notícias

Descrição da imagem

Política • 14:28h • 24 de agosto de 2025

Embaixada dos EUA exige perfis abertos em redes sociais para concessão de vistos F, M e J

Medida afeta solicitantes de vistos F, M e J, obrigando-os a abrir perfis pessoais, o que especialistas apontam como violação de privacidade e conflito direto com a legislação brasileira de proteção de dados

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:21h • 24 de agosto de 2025

Farmacêutico cria inteligência artificial para guiar pacientes oncológicos na medicação

Ferramenta criada por farmacêutico residente melhora acesso a informações sobre medicamentos e efeitos colaterais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:38h • 24 de agosto de 2025

Projeto Inova Sênior pretende reintegrar engenheiros 60+ ao mercado de trabalho

Projeto, criado por egressos da Escola Politécnica da USP e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), une inteligência artificial, governança ambiental, social e corporativa para valorizar o capital intelectual brasileiro de uma parte da população

Descrição da imagem

Saúde • 13:01h • 24 de agosto de 2025

Suplementos alimentares têm 188 milhões de buscas em um ano no Brasil

Principais dúvidas envolvem efeitos no organismo, consumo em jejum e interação com medicamentos

Descrição da imagem

Economia • 12:50h • 24 de agosto de 2025

Como economizar no supermercado em Assis em meio à alta nos preços dos alimentos

Inflação global e nacional pressiona os lares, mas especialistas indicam estratégias que podem ser aplicadas também no dia a dia dos consumidores assisenses

Descrição da imagem

Educação • 12:16h • 24 de agosto de 2025

Candidatos das Fatecs podem pedir isenção ou desconto na taxa até 12 de setembro

Serão oferecidas 6 mil isenções de pagamento; para redução do valor, não há limite de oferta e o valor integral da taxa é de R$ 47

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 11:48h • 24 de agosto de 2025

Conheça as áreas da tecnologia que mais contratam mulheres no Brasil em 2025

Estudo mostra quais áreas mais contratam mulheres e como a diversidade tem se tornado fator decisivo de inovação e competitividade

Descrição da imagem

Mundo • 11:14h • 24 de agosto de 2025

Corpo de Bombeiros de SP cria guia sobre prevenção a incêndios em áreas rurais

Roteiro foi desenvolvido em colaboração com a Secretaria da Agricultura para auxiliar moradores com os procedimentos que devem ser tomados antes, durante e depois de uma ocorrência

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?