• Cruzália é reconhecida pelo Ministério do Turismo e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
  • São Paulo institui Comissão de Medicina Veterinária Forense para enfrentar maus-tratos a animais
  • Cora anuncia novas vagas 100% remotas em tecnologia, dados e marketing
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 10:14h • 26 de fevereiro de 2025

Butantan inaugura complexo para conservação e educação

Nova sede do LEEv tem áreas expositivas com enfoque em serpentes ameaçadas de extinção, além de um recinto que será dedicado à preservação da jararaca-ilhoa

Agência SP | Foto: André Ricoy/Instituto Butantan

Vista aérea do Laboratório de Ecologia e Evolução.
Vista aérea do Laboratório de Ecologia e Evolução.

O Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv) do Instituto Butantan inaugura sua nova sede, um espaço com mais de mil metros quadrados dedicado à conservação de serpentes ameaçadas de extinção, especialmente as nativas de ilhas litorâneas brasileiras. A partir desta terça-feira (25), o público do Parque da Ciência Butantan poderá conhecer essa iniciativa inovadora por meio de visitas guiadas. Durante o tour, os visitantes terão a oportunidade de observar de perto o primeiro criadouro científico com fins conservacionistas do Brasil, enquanto percorrem passarelas elevadas que permitem uma visão privilegiada da Mata Atlântica e dos cientistas em atividade.

O complexo está inserido em um ambiente de floresta e é composto por quatro blocos de pesquisa independentes, todos projetados com janelas estrategicamente posicionadas para promover a interação com o público. O espaço abriga um recinto exclusivo para a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), um reptário destinado à manutenção de quelônios e lagartos, além de um viveiro com diversas espécies de serpentes, como a caninana (Spilotes pullatus). No total, mais de 20 espécies de répteis estarão acessíveis para observação.

“Nosso desafio é continuar realizando pesquisas de alto nível, ao mesmo tempo em que promovemos atividades educativas que transmitam ao público o que está sendo desenvolvido aqui. Nosso foco principal é a preservação ambiental e da biodiversidade, aliada às melhores práticas de manejo para garantir o bem-estar animal”, afirma o diretor do LEEv, Paulo Nico Monteiro.

Os interessados em conhecer essa nova atração devem agendar sua visita pelo site do Parque da Ciência. As visitas ocorrerão de terça a sexta-feira, em quatro horários diários (10h, 11h, 14h e 15h), sempre acompanhadas por técnicos e educadores do LEEv, que compartilharão informações sobre a biologia das espécies, sua importância ecológica e os desafios de sua conservação.

O Percurso da Visita

A estrutura do LEEv conta com passarelas que interligam os quatro blocos do complexo. O tour começa no Bloco 1, onde os visitantes encontrarão cerca de dez terrários científicos com diferentes espécies de serpentes, incluindo a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), endêmica da Ilha da Queimada Grande (SP), e a jararaca-de-alcatrazes (Bothrops alcatraz), nativa do Arquipélago de Alcatrazes.

No Bloco 2 estão localizados os escritórios administrativos, além de parte da equipe de pesquisadores e alunos do LEEv. O Bloco 3 abriga a sala de bem-estar animal, um espaço especialmente preparado para até cinco jiboias (Boa constrictor), onde serão demonstradas boas práticas de manejo. “Queremos mostrar que os répteis também merecem respeito e cuidado”, destaca Cristiane Pizzutto, veterinária do LEEv.


Recinto dos quelônios no LEEv possui espécies nativas e exóticas. Foto: Renato Rodrigues/Instituto Butantan

No Bloco 4, os visitantes terão acesso a um moderno laboratório de pesquisa, onde poderão observar cientistas em ação. Segundo Paulo Nico, a chegada de um espectrômetro de massa de última geração contribuirá para o aprofundamento dos estudos sobre serpentes ameaçadas e os impactos do estresse no manejo dos animais, resultando em aprimoramento das práticas de conservação.

Viveiro da Jararaca-Ilhoa

Na área final da plataforma principal do LEEv está localizado um inovador viveiro de 250 metros quadrados, dedicado à jararaca-ilhoa, atualmente em fase de finalização. O espaço foi projetado para recriar as condições naturais da Ilha da Queimada Grande, permitindo que os animais expressem seus comportamentos naturais, como o hábito arborícola. “Nosso compromisso é criar um ambiente que atenda plenamente às necessidades da espécie, garantindo sua qualidade de vida”, enfatiza Cristiane Pizzutto.

A jararaca-ilhoa, diferentemente da jararaca do continente, possui coloração amarelada, tamanho menor e alimenta-se de pequenas aves devido à ausência de roedores na ilha. A espécie representa um excelente exemplo para a discussão sobre evolução e especiação, sendo um caso de estudo para entender as mudanças genéticas decorrentes do isolamento geográfico.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a International Union for Conservation of Nature (IUCN), a jararaca-ilhoa está classificada como criticamente ameaçada de extinção. O viveiro representa um passo fundamental para sua conservação e estudo.

Arquitetura Premiada

A estrutura do LEEv foi projetada para minimizar intervenções no terreno, resultando na construção de quatro blocos suspensos por vigas metálicas que se assemelham a galhos de árvores. Essa solução inovadora rendeu ao projeto o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2023, promovido pela Gerdau em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), na categoria "Pequeno Porte".

“O conceito do novo LEEv está alinhado com a proposta do Parque da Ciência, despertando a curiosidade do público, principalmente das crianças, que podem se tornar os cientistas do futuro”, conclui João Tadeu Foa, gerente de Arquitetura e Urbanismo do Butantan.

Informações sobre a Visita

Datas: Terça a sexta-feira (exceto feriados)

Horários: 10h, 11h, 14h, 15h (quatro sessões diárias)

Vagas: 20 visitantes por sessão

Inscrições: Pelo site do Parque da Ciência

Local: Laboratório de Ecologia e Evolução do Butantan, próximo ao Museu da Vacina

Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500 (entrada do Parque da Ciência). O LEEv está localizado na Rua Adolfo Lutz, 1.100.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 21:23h • 22 de agosto de 2025

Conmebol avalia punições a Independiente e Universidad de Chile após briga em jogo da Sul-Americana

Confronto foi encerrado no início do segundo tempo em Avellaneda; sanções podem incluir multa, portões fechados e até exclusão de competições futuras

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:19h • 22 de agosto de 2025

Diferenças entre turistas, residentes e cidadãos no acesso a serviços em Portugal

Diferenças entre cidadãos, residentes legais e turistas afetam diretamente o acesso a escolas e hospitais no país

Descrição da imagem

Mundo • 19:31h • 22 de agosto de 2025

Falhas na proteção de dados expõem fragilidade da LGPD na esfera pública

Especialistas apontam fragilidade na proteção de dados diante de suspeitas de uso irregular de informações de geolocalização e dados bancários em investigações do 8 de janeiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 22 de agosto de 2025

Lua Negra de agosto promete céu mais escuro e observação especial dos astros neste sábado

Fenômeno raro acontece em 23 de agosto, às 3h08, e marca a terceira Lua Nova em uma mesma estação

Descrição da imagem

Variedades • 18:29h • 22 de agosto de 2025

Redes sociais impulsionam cirurgias plásticas em jovens e acendem debate

Especialistas destacam riscos emocionais, influência das redes sociais e necessidade de avaliação criteriosa antes de procedimentos em menores

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:32h • 22 de agosto de 2025

Cruzália é reconhecida pelo Ministério do Turismo e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Certificação reforça potencial turístico do município e valida atuação do Conselho Municipal de Turismo

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:08h • 22 de agosto de 2025

Projeto transforma comunidades rurais do Semiárido com turismo de base alimentar

Iniciativa da Embrapa e BID cria rotas turísticas em Alagoas, Pernambuco e Sergipe, fortalece mulheres e jovens e preserva tradições locais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:53h • 22 de agosto de 2025

São Paulo institui Comissão de Medicina Veterinária Forense para enfrentar maus-tratos a animais

Iniciativa tem como objetivo estabelecer uma estrutura para aprimorar perícias e elaboração de laudos em crimes desse tipo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?