Economia • 16:00h • 03 de fevereiro de 2025
Cai 3,8% o déficit da Previdência geral em 2024
Balanço do Tesouro Nacional mostra tendência de equilíbrio. Por outro lado, déficit das previdências próprias de militares e servidores mantém crescimento
Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação
Na comparação com 2023, o ano passado registrou queda da diferença entre arrecadação e valores pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Foram R$ 30,3 bilhões em 2024, contra 31,5 bilhões no ano anterior, uma queda estimada em 3,8%. Os dados são do Tesouro Nacional, divulgados pelo Relatório Resumido da Execução Orçamentária da União (RREO), no último dia 30.
O aumento do número de empregos com carteira assinada, ampliando a base de contribuintes, é uma das razões para a diminuição da diferença. A possibilidade de trabalhadores informais, autônomos ou empreendedores de contribuir é outro mecanismo que ajuda o equilíbrio. Em 2024, o número de trabalhadores com carteira assinada foi de 103,3 milhões. A média de desemprego, de 6,6%, foi a menor já registrada no País.
Por outro lado, o regime de previdência própria de militares registraram aumento do déficit. O dos militares, de 2,3%, e o dos servidores públicos, 1,9%.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita