• Governo de SP abre concurso para Especialista Contábil na Secretaria da Fazenda e Planejamento
  • Assis e região recebem jogos de futsal, vôlei e basquete neste fim de semana
  • Lua Negra de agosto promete céu mais escuro e observação especial dos astros neste sábado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 08:40h • 13 de março de 2025

Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep

Dinheiro começará a ser transferido em 28 de março

Da Redação com informações de Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Semelhante ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep só podia ser sacado em situações especiais, como aposentadoria ou doença. No entanto, uma vez por ano, o trabalhador recebia os juros e a correção das cotas do fundo.
Semelhante ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep só podia ser sacado em situações especiais, como aposentadoria ou doença. No entanto, uma vez por ano, o trabalhador recebia os juros e a correção das cotas do fundo.

Os trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, assim como seus herdeiros, terão até janeiro de 2026 para sacar as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, conforme divulgado pela Caixa Econômica Federal na terça-feira (11). Os saques estarão disponíveis a partir de 28 de março, seguindo um calendário estabelecido conforme a data do pedido.

O Ministério da Fazenda estima que cada beneficiário receberá, em média, R$ 2,8 mil. O dinheiro pode ser solicitado por meio do aplicativo FGTS ou pela plataforma Repis Cidadão, lançada na segunda-feira (10) com um atraso de aproximadamente seis meses.

Desde setembro de 2023, quando os recursos do Fundo PIS/Pasep foram transferidos para o Tesouro Nacional, cerca de 25 mil trabalhadores, herdeiros ou beneficiários legais já solicitaram o saque nas agências da Caixa. Esse grupo será o primeiro a receber os valores a partir de 28 de março. Com as novas plataformas digitais, os pedidos podem ser feitos de forma online, eliminando a necessidade de comparecimento presencial às agências.

Procedimento de Saque

A Caixa enviará os pedidos de saque aprovados ao Ministério da Fazenda, e os valores serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). O pagamento será realizado diretamente na conta bancária do beneficiário na Caixa ou em uma conta poupança social digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas, transferências e compras.

O pagamento está sujeito à disponibilidade orçamentária da União. Caso os recursos não sejam suficientes no ano vigente, o valor será depositado no ano seguinte com a devida correção monetária.

Histórico do Fundo PIS/Pasep

Criado para complementar a renda de trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, o Fundo PIS/Pasep não deve ser confundido com o abono salarial anual do PIS/Pasep, que é pago regularmente pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Semelhante ao FGTS, os recursos desse fundo só podiam ser sacados em situações especiais, como aposentadoria ou doença grave. Contudo, os trabalhadores recebiam anualmente os juros e a correção das cotas.

Muitos beneficiários não sacaram esses valores devido ao desconhecimento ou falta de informação. Em agosto de 2018, o governo liberou os saques das cotas acumuladas, permitindo retiradas em agências da Caixa e do Banco do Brasil por oito meses. Na época, estavam disponíveis cerca de R$ 35 bilhões para resgate.

Em 2019, o governo simplificou as regras para que herdeiros e beneficiários legais de trabalhadores falecidos pudessem retirar os valores. Posteriormente, em abril de 2020, com o início da pandemia de covid-19, uma medida provisória extinguiu o Fundo PIS/Pasep, transferindo seus recursos para o FGTS. Desde então, trabalhadores e herdeiros podem solicitar o saque diretamente pelo aplicativo FGTS, que transfere os valores para a conta bancária indicada pelo beneficiário.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 14:45h • 23 de agosto de 2025

Gratuito: Alura e Google Gemini abrem 70 mil vagas para imersão sobre agentes de IA

Curso online oferece certificado e será realizado de 9 a 11 de setembro com foco em Python e desenvolvimento prático de agentes inteligentes

Descrição da imagem

Saúde • 14:06h • 23 de agosto de 2025

Brasil mantém controle do sarampo com reforço da vacinação

Apesar de casos importados, país segue sem transmissão sustentada da doença, graças a ações rápidas de bloqueio e à cobertura vacinal

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:35h • 23 de agosto de 2025

Do mar para a medicina: algas marinhas podem ajudar a combater o câncer

Pesquisadora aponta como moléculas de algas marinhas podem ajudar no combate ao câncer, no envelhecimento e em novos antibióticos

Descrição da imagem

Mundo • 13:09h • 23 de agosto de 2025

Estado de SP registra 2º mês seguido de recuo nas mortes no trânsito

Julho tem redução de 8,2% no número de óbitos, com destaque para a retração de 10% nas vítimas fatais envolvendo motos; em todo o ano, a queda é de 1,4%

Descrição da imagem

Saúde • 12:34h • 23 de agosto de 2025

Plataformas terão 48h para retirar anúncios de cigarros eletrônicos

Sites notificados têm até dez dias úteis para informar as medidas tomadas

Descrição da imagem

Esporte • 12:10h • 23 de agosto de 2025

Brasil estreia na Copa do Mundo de Rugby XV com participação inédita das Yaras

Seleção feminina faz história ao disputar pela primeira vez o torneio mundial; Brasil encara África do Sul, França e Itália na fase de grupos

Descrição da imagem

Economia • 11:20h • 23 de agosto de 2025

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Pela primeira vez pesquisa abrangeu todas as capitais e o DF

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:03h • 23 de agosto de 2025

A infância em Portinari: por que aproximar crianças da arte brasileira

A arte do pintor brasileiro pode despertar imaginação, afeto e repertório cultural desde a infância

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?