• Governo de SP abre concurso para Especialista Contábil na Secretaria da Fazenda e Planejamento
  • Assis e região recebem jogos de futsal, vôlei e basquete neste fim de semana
  • Lua Negra de agosto promete céu mais escuro e observação especial dos astros neste sábado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 10:26h • 18 de fevereiro de 2025

Cálculo da renda familiar para BPC não conta familiares de outra residência

Atualização cadastral pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS

Da Redação com informações do Ministério do Desenvolvimento | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Lar dos velhinhos, em Brasília
Lar dos velhinhos, em Brasília

Peças de desinformação estão repercutindo informações falsas sobre as novas regras para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O BPC garante um salário mínimo por mês ao idoso com mais de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a Previdência Social, que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.

Recentemente, a Lei nº 15.077/2024 trouxe uma série de mudanças no BPC. A partir de agora, a avaliação da deficiência para solicitantes com menos de 65 anos torna-se obrigatória para as concessões administrativas e judiciais. Essa avaliação deverá incluir o registro do código correspondente na Classificação Internacional de Doenças (CID). O objetivo é garantir maior precisão no processo de concessão do benefício.

Além disso, o prazo para atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) foi estabelecido a cada 24 meses, garantindo maior segurança às informações prestadas. A coleta biométrica passa a ser um requisito obrigatório para a concessão e manutenção do BPC, além de outros benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. Essa medida visa reforçar a segurança e combater fraudes.

Agora, somente poderão ser descontados do cálculo da renda do BPC aqueles valores previstos em lei, como o valor de outro BPC ou de benefício previdenciário de até um salário mínimo recebidos no mesmo grupo familiar, de contratos de aprendizagem, de estágio supervisionado e valores recebidos a título de auxílio financeiro temporário ou de indenização por danos sofridos em decorrência de rompimento e colapso de barragens.

Falso: “Agora cálculo da renda familiar conta o rendimento de parentes que moram em outra residência”

Os critérios para definir a composição familiar para o cálculo da renda per capita não sofreram alterações. Como família deve ser considerado o conjunto de pessoas que vivem sob o mesmo teto, formado pelo requerente (idoso ou pessoa com deficiência); o cônjuge ou companheiro; os pais e, na ausência deles, a madrasta ou o padrasto; irmãos solteiros; filhos e enteados solteiros e os menores tutelados.

Falso: “Pessoas com deficiência de grau leve vão perder o BPC”

Ao sancionar as novas regras do BPC, o Presidente da República vetou o dispositivo que limitava a concessão do benefício a portadores de deficiência grave ou média. A derrubada do veto já havia sido acertada no Senado, quando ocorreu a votação do projeto de lei que tratava do BPC. Por meio de um acordo, o governo se comprometeu a vetar o ponto do projeto, que havia sido incluído na Câmara.

Deste modo, o critério permanece inalterado. Pessoa com deficiência é aquela: que apresenta impedimento de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas .As pessoas com deficiências leves com renda familiar menor que ¼ de salário mínimo per capita possuem direito ao BPC.

Falso: “Agora tem que ir na agência do INSS para fazer revisão cadastral”

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma ferramenta no site e no aplicativo Meu INSS para auxiliar os beneficiários do BPC na regularização de sua inscrição no CadÚnico. O serviço permite que o usuário fique informado da necessidade de atualização cadastral de forma simples e rápida. Para regularização, o beneficiário precisa procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.

Em casos de bloqueio do pagamento por pendências no CadÚnico, a nova ferramenta informa a necessidade de regularização. Após a regularização, o benefício será liberado em até 72 horas, garantindo a continuidade do recebimento.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:03h • 23 de agosto de 2025

A infância em Portinari: por que aproximar crianças da arte brasileira

A arte do pintor brasileiro pode despertar imaginação, afeto e repertório cultural desde a infância

Descrição da imagem

Educação • 10:25h • 23 de agosto de 2025

Plataforma “Seu Primeiro Passo” está no ar com cursos gratuitos para inscritos no CadÚnico

Ferramenta integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Descrição da imagem

Cidades • 10:00h • 23 de agosto de 2025

Tarde Cultural anima o Bairro Hermann Henschel neste sábado em Cruzália

Evento gratuito terá brinquedos, cantinho da leitura, pintura no rosto, pipoca, algodão-doce e atividades recreativas a partir das 13h30

Descrição da imagem

Esporte • 09:40h • 23 de agosto de 2025

Quatá decide final do Campeonato de Futsal Unipontal Sub11 contra Presidente Prudente

Partida acontece neste sábado, dia 23, às 10h, no Ginásio de Esportes Guido Pecchio, com entrada gratuita para torcedores

Descrição da imagem

Classificados • 09:13h • 23 de agosto de 2025

Governo de SP abre concurso para Especialista Contábil na Secretaria da Fazenda e Planejamento

Edital contempla 12 vagas para o cargo e prevê a possibilidade de pessoas com deficiência e pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas

Descrição da imagem

Saúde • 08:51h • 23 de agosto de 2025

Uso de medicamentos vencidos pode causar intoxicação e até morte, alerta especialista

Especialista alerta para riscos à saúde e reforça importância do descarte correto em farmácias e unidades de saúde

Descrição da imagem

Educação • 08:07h • 23 de agosto de 2025

São Paulo iniciou ontem (22) matrículas para novos alunos da rede estadual em 2026

Há vagas em classes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, em turnos parcial e integral, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Descrição da imagem

Cidades • 07:14h • 23 de agosto de 2025

Assis e região recebem jogos de futsal, vôlei e basquete neste fim de semana

Competições acontecem neste sábado e domingo em Assis, Florínea e Cruzália, reunindo jovens atletas e equipes locais em diversas modalidades

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?