Economia • 11:49h • 14 de dezembro de 2024
Calendário de pagamento do IPVA 2025 começa em janeiro; veja as datas e formas de pagamento
Com desconto de 3% para pagamento antecipado, IPVA 2025 oferece opções de parcelamento e diversas formas de pagamento, incluindo Pix
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

Os proprietários de veículos licenciados no Estado de São Paulo já podem conferir o calendário de pagamento do IPVA 2025, que começa a ser cobrado no próximo dia 13 de janeiro. O Decreto nº 69.152/2024, publicado nesta sexta-feira (13), define as datas para o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e os percentuais de desconto para quem optar pelo pagamento em cota única.
Os contribuintes têm a opção de pagar o imposto em cota única com desconto de 3%, ou optar pelo parcelamento em até cinco vezes (janeiro, fevereiro, março, abril e maio). Caso o proprietário decida pagar integralmente em fevereiro, não há desconto. Para quem escolher o parcelamento, as datas de vencimento serão fixas para cada final de placa, e, se o vencimento ocorrer em um final de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.
Para os caminhões, o calendário de pagamento é um pouco diferente. Para o pagamento integral antecipado em janeiro, há o desconto de 3%, com vencimentos que começam em 13 de janeiro e se estendem até 24 do mesmo mês. O vencimento em cota única, sem desconto, ocorre em 22 de abril, e o parcelamento pode ser feito em até cinco vezes, com vencimentos a partir de 20 de março.
Além das tradicionais formas de pagamento nos bancos e casas lotéricas, o Estado de São Paulo disponibiliza o Pix como a forma preferencial, por meio de QR Code gerado no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-SP), permitindo um pagamento mais rápido e prático. O pagamento também pode ser feito pela rede bancária, como internet banking, caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento. Em breve, a Sefaz-SP publicará a tabela de valores venais, que servirá como base para o cálculo do IPVA de acordo com o modelo e o ano de fabricação dos veículos.
A arrecadação do IPVA é uma das principais fontes de financiamento do Estado de São Paulo e dos municípios, sendo destinada a diversas áreas essenciais, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. O valor arrecadado com o imposto é dividido entre o Estado e os municípios, e o pagamento do IPVA é necessário para o licenciamento anual dos veículos, além de outras taxas e multas de trânsito.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor