• Assis recebe grandes disputas esportivas neste fim de semana; confira a programação
  • Novembro Azul: porque o homem não pode ignorar os sinais e o exame do câncer de próstata
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 14:07h • 01 de novembro de 2025

Calor já mata meio milhão de pessoas por ano, alertam cientistas

Pesquisadores apontam que mudanças climáticas ameaçam vidas

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O texto lembra que 2024 foi o ano mais quente da história, o que fez com que 12 dos 20 indicadores que monitoram os riscos à saúde relacionados às mudanças climáticas atingissem níveis sem precedentes.
O texto lembra que 2024 foi o ano mais quente da história, o que fez com que 12 dos 20 indicadores que monitoram os riscos à saúde relacionados às mudanças climáticas atingissem níveis sem precedentes.

Cerca de 546 mil pessoas morrem por ano em todo mundo por causa do calor, e, apenas em 2024, outras 154 mil mortes foram provocadas pela fumaça dos incêndios florestais. Esses são alguns dos alertas do relatório Contagem regressiva em saúde e mudanças climáticas, elaborado por mais de cem cientistas de diversos países para a revista The Lancet, em parceria com a Organização Mundial da Saúde.

Publicado nesta quinta-feira, na Inglaterra, o documento pretende se antecipar à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que começa no dia 10 de novembro, em Belém, no Pará. O relatório apela por uma redução consistente do uso de combustíveis fósseis e das emissões de gases do efeito estufa e também por adaptações que minimizem seus efeitos para a população.

"Com os impactos das mudanças climáticas aumentando, a saúde e a vida dos 8 bilhões de habitantes do mundo estão agora em risco", enfatizam os cientistas.

O texto lembra que 2024 foi o ano mais quente da história, o que fez com que 12 dos 20 indicadores que monitoram os riscos à saúde relacionados às mudanças climáticas atingissem níveis sem precedentes. Entre 2020 e 2024, as pessoas foram expostas a ondas de calor em 19 dias por ano, em média, e 16 deles não teriam ocorrido se não fosse pelo aquecimento global.

Brasil e América Latina

A revista também divulgou um compilado de dados do Brasil. No período de 2020 a 2024, ocorreram 7,7 mil mortes anuais associadas à fumaça dos incêndios florestais. Estima-se também outras 3,6 mil mortes por ano no país relacionadas ao calor, considerando o período de 2012 a 2021. Os pesquisadores também calcularam que a população brasileira foi exposta a 15,6 dias de onda de calor, em média, e 94% deles não teriam acontecido sem as mudanças climáticas.

Além disso, o relatóerio aponta que a proporção de terras que experimentaram pelo menos um mês de seca extrema por ano chegou a 72% no período de 2020 a 2024, quase dez vezes mais do que o observado nas décadas de 50 e 60.

Foi lançada ainda uma publicação sobre a América Latina, alertando que a temperatura média da região tem crescido de maneira constante desde os anos 2000, alcançando um recorde de 24,3 graus Celsius (°C) em 2024. Com isso, as mortes relacionadas ao calor chegam a 13 mil por ano.

Apesar disso, o relatório manifesta esperança nas negociações internacionais, ressalvando que "construir um futuro resiliente exige transformar fundamentalmente nossos sistemas de energia e reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis".

A publicação ressalta também que a adaptação "não é mais opcional, mas sim uma necessidade essencial e inegociável", para que se possa "reduzir os riscos climáticos, aumentar a resiliência e enfrentar as desigualdades socioeconômicas existentes."

"À medida que se aproxima a COP30 em Belém, o Brasil desponta como um farol de esperança e transformação, com uma oportunidade única de liderar ações de adaptação e mitigação climática que priorizem a saúde, promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar para todos", afirma o documento.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:33h • 01 de novembro de 2025

Veganismo em pauta: data mundial destaca a relação entre alimentação e compaixão pelos animais

Movimento que surgiu em 1994 busca eliminar toda forma de exploração animal e inspira novas práticas alimentares e de mercado

Descrição da imagem

Variedades • 18:29h • 01 de novembro de 2025

Falso aviso de “memória cheia” causa pânico e leva usuários a clicar em links suspeitos

Pop-ups cada vez mais realistas imitam notificações do sistema da Apple e induzem usuários a clicar em links suspeitos para baixar aplicativos

Descrição da imagem

Cidades • 17:36h • 01 de novembro de 2025

Maracaí abre inscrições para food trucks da cidade participarem do 1º Encontro de Antigos

Evento acontece em dezembro e reunirá veículos clássicos, gastronomia e entretenimento na Avenida José Bonifácio

Descrição da imagem

Mundo • 16:49h • 01 de novembro de 2025

O direito ao uso e cultivo de canabinoides no Brasil: entre a saúde e a justiça

Tema ganha força com avanço de decisões judiciais e reconhecimento científico do potencial terapêutico da cannabis medicinal

Descrição da imagem

Variedades • 16:11h • 01 de novembro de 2025

Conheça as lagartas que se disfarçam de serpentes para afastar predadores

Presentes na América Latina, essas lagartas de mariposas conseguem imitar uma “cabeça de víbora” e fazem pose de cobra nos galhos

Descrição da imagem

Saúde • 15:29h • 01 de novembro de 2025

Dia Mundial do AVC: Saúde SP reforça importância da prevenção e do diagnóstico rápido

Estado realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos ambulatoriais e hospitalares relacionados à doença

Descrição da imagem

Esporte • 15:03h • 01 de novembro de 2025

Assis recebe grandes disputas esportivas neste fim de semana; confira a programação

Competições de basquete, vôlei, futsal, damas e futebol amador movimentam a cidade nos dias 1º e 2 de novembro

Descrição da imagem

Cidades • 14:35h • 01 de novembro de 2025

Cemitério Municipal de Maracaí terá horário especial de funcionamento no Dia de Finados

Espaço estará aberto neste domingo, 2 de novembro, das 6h30 às 19h30 para visitas e homenagens

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?