• Só 23% das inovações acadêmicas chegam ao mercado; falta de suporte jurídico trava patentes
  • Professora da FEMA lança livro sobre políticas públicas educacionais
  • Semana começa com calor de até 35ºC e possibilidade de chuva isolada na terça-feira em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:15h • 27 de setembro de 2024

Campo de lavanda, sobremesas e festas regionais: veja 5 cidades para curtir a primavera em SP

Conhecido como maior produtor de flores de todo o país, o estado conta com pontos turísticos para que a população consiga aproveitar a estação

Da Redação/Agência SP | Foto: Secretaria de Agricultura/Governo de SP

Produção de gérberas em Holambra.
Produção de gérberas em Holambra.

Conhecido como maior produtor de flores de todo o país, o estado de São Paulo conta com pontos turísticos para que a população consiga aproveitar a primavera, estação do ano que começou no dia 22. Confira cinco municípios e estâncias turísticas que prometem uma conexão especial com a natureza.

Cunha: campo de lavanda


Lavandário localizado em Cunha. Foto: Secretaria de Agricultura/Governo de SP

O campo com 40 mil pés de lavanda, uma área equivalente a 15 campos de futebol, está localizado no alto de uma montanha em Cunha, a cerca de 230 km de São Paulo, com vista para a serra e cercado por áreas de Mata Atlântica.

O cenário deslumbrante do Lavandário está no auge durante a primavera e fica dentro de uma propriedade rural, esbanjando uma vista panorâmica de plantações em tons de roxo e a paisagem da região serrana vista de cima. O cultivo na região montanhosa, com altitude média entre 900 m e 1.300 m, é feito de forma intensiva para que sempre haja uma parte da plantação florida, em qualquer época do ano.

O começo da manhã e o pôr do sol são os horários em que as lavandas ficam mais roxas por conta do posicionamento da luz solar. Vale programar a visita pensando nos horários.

Atibaia: festa das flores e morangos


Produção de flores em Atibaia. Foto: Secretaria de Agricultura/Governo de SP

Já em Atibaia, a 70 km da capital de São Paulo, se encontra a Terra das Flores e dos Morangos, um destino que ganha vida durante a primavera e na festa anual realizada entre setembro e outubro.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Atibaia é a maior produtora de flores e plantas ornamentais do Brasil, com 25% da produção nacional. A região possui mais de 600 produtores e uma área de produção estimada em 500 hectares. O clima subtropical da cidade e a posição geográfica favorecem o cultivo.

A cidade também celebra a 42ª da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, evento que faz parte do calendário oficial de eventos do Governo de São Paulo, o Agenda Viva SP, e é realizada até 29 de setembro, às sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h, no Parque Ecológico de Atibaia.

Além de atrair turistas de diversos estados do país e também do exterior, contribuindo com o desenvolvimento financeiro da região, a festa conta com exposições de arranjos florais, feiras artesanais e gastronomia típica. Os principais cultivos de Atibaia são rosas, crisântemos, orquídeas, petúnias, begônias e amor-perfeito.

Holambra: a cidade das flores


Produção de gérberas em Holambra. Foto: Secretaria de Agricultura/Governo de SP

Conhecida como a cidade das flores, o município de Holambra, localizado a 130 km de São Paulo, se destaca por ser o maior centro produtor de flores e plantas ornamentais da América Latina. Além de possuir importante atividade na exportação brasileira.

O local conta com vastos campos de flores durante todo o ano, mas, com a chegada da primavera, os girassóis, crisântemos e rosas se destacam entre os turistas. A região também oferece gastronomia à base de flores. Rosas, lavanda e hibisco enfeitam pratos e fazem parte de receitas regionais.

Holambra oferece a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a 41° edição do Expoflora, evento que começou no dia 30 de agosto e segue até o dia 29 de setembro, impulsiona a economia do estado e celebra a cultura produtiva da primavera.

Campos de Jordão: a primavera na montanha


Primavera em Campos do Jordão. Foto: Secretaria de Agricultura/Governo de SP

O clima frio no inverno de Campos do Jordão é também refúgio florido durante a primavera. A cidade, situada a 180 km de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, é a 10ª mais visitada no país e abre espaço para ruas arborizadas, jardins e espelhos d’água no mês de setembro.

A atração primaveril do município acontece no Parque Amantikir com uma coleção de mais de 700 espécies de plantas em 60 mil metros quadrados. O local possui 28 jardins para todos os visitantes, com inspirações europeias, asiáticas, americanas e regionais.

Os turistas também podem encontrar labirintos de grama e arbusto, trilhas em bosques, fontes e lagos artificiais com peixes e mirantes para a contemplação da serra, onde os visitantes podem fazer trilhas em meio a árvores centenárias e ver a floração de diversas espécies.

Santo Antônio do Pinhal: turismo de aventura e floral


Orquidário em Santo Antônio do Pinhal. Foto: Secretaria de Agricultura/Governo de SP

Santo Antônio do Pinhal, a 170 km da capital, atrai turistas que querem fugir dos destinos badalados para descansar em meio à natureza e conhecer a grande produção de orquídeas local.

Cercado por montanhas, o município é conhecido pelo turismo ecológico e de aventura. Para os entusiastas dos esportes radicais, Santo Antônio do Pinhal oferece diversas atividades como voo livre, parapente e asa-delta. Os visitantes também podem se interessar pelas trilhas, passeios de bicicleta e as cachoeiras espalhadas pela região.

Durante a primavera, as orquídeas ganham espaço no coração dos turistas. Conhecida como um dos principais produtores do cultivo paulista, a cidade possui produção de diversas espécies de orquídeas e inova na venda e exportação das plantas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:14h • 08 de setembro de 2025

Apple revela nesta terça-feira novo iPhone 17 e surpresas esperadas para 2025

Evento "Awe Dropping" será transmitido online às 14h (BRT); expectativa é alta sobre o “iPhone 17 Air”, câmera, chip A19 e outros lançamentos

Descrição da imagem

Saúde • 14:44h • 08 de setembro de 2025

Pesquisa recomenda ações de prevenção ao HPV focadas em pessoas trans

Rastreio encontrou alta incidência de infecções com risco oncológico

Descrição da imagem

Esporte • 14:13h • 08 de setembro de 2025

Assis recebe jogo de handebol feminino pela Copa Estado de SP nesta segunda

Equipe da casa enfrenta Cândido Mota às 19h na EMEIF Professora Maria José Silva Valverde

Descrição da imagem

Educação • 13:47h • 08 de setembro de 2025

Licenciaturas: formandos devem preencher formulário até 25 de outubro

Fase é obrigatória para quem vai fazer a Prova Nacional Docente 2025

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:09h • 08 de setembro de 2025

Só 23% das inovações acadêmicas chegam ao mercado; falta de suporte jurídico trava patentes

Estudo mostra que falta de suporte jurídico reduz licenciamento de patentes; escritórios de PI apostam em modelo por assinatura para cortar custos e ampliar acesso

Descrição da imagem

Mundo • 12:30h • 08 de setembro de 2025

Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023. Prazo vai até dezembro

Governo do Brasil reforça que mais de R$ 114 milhões seguem disponíveis para retirada até o fim do ano. Servidores com pagamento em atraso receberão em 15 de outubro

Descrição da imagem

Variedades • 12:06h • 08 de setembro de 2025

Utensílio tradicional ainda usado em cozinhas pode acumular bactérias perigosas

Especialista alerta que utensílio pode acumular bactérias e comprometer a segurança alimentar

Descrição da imagem

Cidades • 11:43h • 08 de setembro de 2025

Caminho da Capacitação leva cursos gratuitos a 12 cidades da região de Marília

Programa do Fundo Social de São Paulo oferece qualificação profissional em carretas móveis adaptadas; aulas começam em 22 de setembro

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?