Mundo • 13:49h • 29 de maio de 2025
Cartilha orienta o que fazer quando algum familiar ou conhecido desaparece
Lançamento da publicação faz parte da campanha Não Espere 24h. Objetivo é tornar mais rápidas as comunicações dos casos e fazer buscas mais eficazes
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1
Em alusão ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas (25 de maio), o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, na segunda (26), a cartilha O Que Fazer Quando Alguém Desaparece?. A publicação integra a campanha "Não Espere 24h", criada em 2024 para reforçar que o registro do desaparecimento deve ser imediato.
Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o material oferece orientações práticas para familiares e amigos, como registrar o boletim de ocorrência o quanto antes — presencialmente ou online — e seguir todas as instruções das autoridades.
A cartilha alerta sobre o uso seguro de cartazes (evitando divulgar contatos pessoais) e dá dicas para prevenir o desaparecimento de crianças, como:
- Redobrar a atenção em locais públicos e sempre manter contato visual;
- Ensinar dados pessoais básicos (nome, endereço, telefone dos pais);
- Acompanhar o uso da internet pelas crianças;
- Emitir documentos como RG e CPF desde cedo.
A campanha "Não Espere 24h" visa esclarecer que não é necessário aguardar para acionar a polícia. Quanto antes o desaparecimento for comunicado, maiores são as chances de localização.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita