Saúde • 12:03h • 14 de novembro de 2025
CCJ aprova ausência remunerada para trabalhador acompanhar cônjuge em tratamento de câncer
Proposta altera a CLT e segue para análise do Senado
CFF | Foto: Arquivo Âncora1
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2558/24, que permite ao empregado faltar ao trabalho um dia por semana, sem desconto no salário, para acompanhar o cônjuge ou companheiro em sessões de quimioterapia ou radioterapia. A medida inclui o período de diagnóstico e tratamento de câncer e propõe alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A proposta, que já havia recebido parecer favorável da Comissão de Trabalho, será enviada ao Senado, a menos que haja requerimento para votação no Plenário da Câmara.
O relator do texto nas duas comissões, deputado Rafael Brito (MDB-AL), destacou que a iniciativa reforça direitos fundamentais à saúde e à proteção da família. Segundo ele, a medida “humaniza o acompanhamento médico e garante apoio presencial ao paciente”, considerando os efeitos adversos do tratamento oncológico, como fadiga e debilidade física.
O texto aprovado incorporou ajustes feitos anteriormente pela Comissão de Trabalho. A redação original previa afastamento pelo tempo necessário para o acompanhamento, mas a versão atual estabelece o limite de uma ausência semanal, o que reflete a frequência usual das sessões de tratamento.
Autor da proposta, o deputado Acácio Favacho (MDB-AP) lembrou que o Estatuto da Pessoa com Câncer já assegura o direito a acompanhante, preferencialmente familiar, durante o atendimento e o tratamento. Para ele, a mudança na CLT é necessária para garantir que o trabalhador possa exercer esse direito. Hoje, a legislação trabalhista só permite até três dias de ausência por ano para a realização de exames preventivos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo