Cidades • 10:31h • 13 de outubro de 2024
CDHU completa 75 anos com 560 mil moradias entregues e 1,5 milhão de pessoas beneficiadas
Maior órgão de promoção de moradia popular do país, companhia ampliou escopo de atuação e modernizou o atendimento habitacional no estado
Agência SP | Foto: Divulgação/CDHU

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) de São Paulo completou 75 anos nesta quinta-feira (10/10) com 560 mil moradias entregues e 1,5 milhão de pessoas beneficiadas no período. O número representa mais que a população de Guarulhos, segunda cidade mais populosa do estado.
Ao longo desses anos, a companhia se tornou uma importante ferramenta do Estado no combate ao déficit e à inadequação habitacional, tornando-se a maior agente de promoção de moradia popular do país. Desde que foi criada, a CDHU distribuiu imóveis em 631 municípios do estado. Ou seja, 98% das cidades paulistas já foram atendidas.
De 2023 para cá, 37,4 mil unidades foram entregues, com um investimento estadual de R$ 2,6 bilhões. Outras 108,7 mil já estão em produção, com previsão de investimentos na ordem de R$ 7,5 bilhões. A meta é construir 200 mil unidades habitacionais em quatro anos, seja por construções realizadas diretamente pela CDHU ou auxiliando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) no planejamento de programas da pasta.
“Pegar as chaves é a realização de um sonho de menino. Saímos do aluguel para uma prestação justa. Sem a CDHU seria algo muito distante. Foi um divisor de águas na nossa vida”, celebra o técnico de câmeras de segurança Adolfo Atolini. Ele, a mulher e a filha de 9 anos foram contemplados com um lar neste mês de outubro, em Piracicaba.
Adolfo comemora a moradia recebida junto à esposa Rita e a filha Helena, de 9 anos. Foto: Divulgação/CDHU
O governador Tarcísio de Freitas afirma que o número expressivo de entregas reforça a capacidade de atuação da companhia, cuja principal finalidade é prover atendimento habitacional para famílias de 1 a 10 salários mínimos.
“A CDHU é um patrimônio. O trabalho que ela faz é maravilhoso. Não é só fazer habitação, é um trabalho de abordar as pessoas, um trabalho social. Eles entendem a dor e os problemas das pessoas e trazem isso para nós. Então vai muito além do que simplesmente fazer habitação”, diz Tarcísio.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, a companhia está em constante modernização. “Temos hoje o maior programa de habitação de todos os tempos sendo implantado no Estado de São Paulo. A CDHU está se tornando uma empresa cada vez mais moderna, enxergando cada vez mais as demandas da população e se adaptando a essas necessidades ao longo destes 75 anos”, ressalta.
A operadora de caixa Beatriz Paschoal, de 28 anos, moradora de Pilar do Sul, recebeu as chaves do imóvel em julho e entrou para a lista dos paulistas que realizaram o sonho da casa própria graças à CDHU. “É o começo de uma nova vida. Quem tem filho sonha em sair do aluguel e ter o seu cantinho para estabilizar a família. A prestação é bem menor do que o valor do aluguel e agora vamos pagar menos por algo que é nosso”, conta.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor