Cultura e Entretenimento • 14:36h • 12 de novembro de 2025
Celebrando 30 anos, projeto Guri passará a ter 634 polos de ensino e vai oferecer 120 mil vagas gratuitas
Maior programa de educação musical do país passará a oferecer 120 mil vagas gratuitas, além de três novos grupos musicais
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Robs Borges/Governo de SP
Criado em 1995 como política pública do Governo de São Paulo, o Projeto Guri completa 30 anos e anuncia uma reestruturação para 2026, ampliando sua atuação para 634 polos em todo o estado. O crescimento — 20% a mais que no ano passado e 59% acima de 2022 — permitirá oferecer 120 mil vagas gratuitas em cursos de música.
Maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do país, o Guri é mantido pelo Governo de São Paulo e gerido pela Santa Marcelina Cultura. Desde sua criação, já beneficiou mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todas as regiões do estado.
A secretária da Cultura, Marilia Marton, destacou o impacto social do programa e seu compromisso com a expansão. Para Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, o Guri vai além da formação musical, promovendo inclusão, cidadania e acesso à cultura.
Ampliação dos polos
A nova estrutura será dividida em quatro modalidades:
- Polos Harmonia: oferecem todos os cursos do programa, com maior carga horária e vagas; são 11 unidades.
- Polos Polifonia: focados em cursos de instrumentos específicos conforme as necessidades de cada região; ao todo, 16 polos.
- Polos Acordes: localizados em cidades próximas aos Harmonia e Polifonia, reforçam a formação e a integração regional dos alunos.
- Polos Melodia: instalados em áreas de maior vulnerabilidade social, garantindo acesso democrático à educação musical.
O programa também criará três novos Grupos Musicais, totalizando 32 formações a partir de 2026. Eles reúnem alunos de diferentes cidades e contam com agenda regular de concertos, ampliando o aprendizado e a vivência artística dos participantes.
Expansão nas escolas e em projetos sociais
Em 2026, o Guri ampliará sua presença na rede pública de ensino, com previsão de atuar em 200 escolas estaduais, oferecendo aulas de canto, instrumentos e iniciação musical. O programa mantém ainda atividades em 60 unidades da Fundação CASA, levando educação musical a jovens em medida socioeducativa.
Comemorações de 30 anos
Para celebrar três décadas de história, está prevista uma programação especial com mais de mil apresentações em diversas regiões do estado, além de outras atividades e lançamentos ao longo de novembro.
Sobre o Guri
Com mais de 100 mil vagas gratuitas e presença em mais de 500 polos, o Guri oferece cursos regulares, atividades extracurriculares, videoaulas, conteúdos digitais e atua tanto na capital quanto no interior, litoral e regiões metropolitanas. A iniciativa segue como referência nacional em educação musical e desenvolvimento humano.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo