• Cruzália é reconhecida pelo Ministério do Turismo e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
  • São Paulo institui Comissão de Medicina Veterinária Forense para enfrentar maus-tratos a animais
  • Cora anuncia novas vagas 100% remotas em tecnologia, dados e marketing
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 16:41h • 01 de março de 2025

Celular no carnaval: saiba como proteger dados em caso de furto

Por meio de aplicativo, um contato de segurança bloqueia informações

Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério da Justiça contabiliza que 2.499.301 pessoas instalaram o aplicativo e estas cadastraram 1.713.757 na função chamada de Pessoa de Confiança.
O Ministério da Justiça contabiliza que 2.499.301 pessoas instalaram o aplicativo e estas cadastraram 1.713.757 na função chamada de Pessoa de Confiança.

O combo multidão, suor e diversão no Carnaval não combina com a dor de cabeça de ter o celular roubado. Muitos criminosos se aproveitam da distração do folião e dos espaços apertados para agir. Por isso, para dificultar a vida do ladrão, vale evitar ficar com o telefone na mão, principalmente em lugares movimentados. A recomendação é guardá-lo em local seguro.

Se ainda assim, o roubo ou a perda do celular ocorrer, para minimizar o risco de uso indevido do dispositivo, a ação para evitar que terceiros acessem a linha telefônica e os dados pessoais armazenados no telefone extraviado deve ser rápida.

Para isso, existe o aplicativo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) Celular Seguro, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e para Apple.

O serviço permite o cadastro de pessoas de confiança do usuário que poderão comunicar o roubo (quando há uso de violência ou ameaça), o furto (sem contato ou intimidação) ou a perda do celular e, ao mesmo tempo, bloquear remotamente o aparelho e as contas vinculadas ao nome do dono do aparelho.

Lançando em dezembro de 2023, a ferramenta registrou até as 8 horas desta quarta-feira (26) 111.852 alertas de bloqueio. Destes, 51.476 foram por roubo; 36.343 por furto; 22.652 por perda.

O Ministério da Justiça contabiliza que 2.499.301 pessoas instalaram o aplicativo e estas cadastraram 1.713.757 na função chamada de Pessoa de Confiança.

Celular Seguro

A plataforma Celular Seguro é uma espécie de botão de emergência, que garante que mesmo sem acesso imediato à internet ou a outro dispositivo móvel, seja feito o bloqueio do celular rapidamente pelo próprio usuário ou por alguém em que ele confie.

O Ministério da Justiça aconselha que seja cadastrada no aplicativo móvel mais de uma pessoa de confiança. A funcionalidade também serve para registrar mais de um celular em nome do mesmo usuário. Por segurança, a linha do aparelho deve estar cadastrada no Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário. Caso contrário, o alerta não será emitido.

Com o registro da ocorrência, o Celular Seguro enviará um alerta para entidades parceiras, que realizarão o bloqueio do aparelho e das contas vinculadas. As entidades participantes são bancos e instituições financeiras, operadoras de telefonia, entidades de classe, empresas multinacionais de tecnologia e aplicativos de serviços.

Como se proteger

No próprio aplicativo Celular Seguro, o interessado deve clicar na opção ‘Cadastrar Contato’ e preencher o formulário com o nome, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o telefone e o e-mail da pessoa escolhida.

A pasta aconselha que a escolha das pessoas de confiança deve ser feita com segurança, porque o amigo ou familiar cadastrado terá permissão para solicitar o bloqueio do aparelho em caso de furto, roubo ou perda.

O responsável de confiança precisa estar cadastrado no Celular Seguro e ter login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. O objetivo é impedir que terceiros façam bloqueios indevidos. O ideal é que o programa esteja no próprio celular da pessoa de confiança.

A partir do registro do nome, a pessoa de confiança passará a visualizar o aparelho no perfil do aplicativo dela.

Se houver um incidente com o celular, um dos habilitados poderá acessar o aplicativo no próprio celular ou no site do programa e emitir um alerta para bloquear o aparelho listado em nome de quem registrou aquela pessoa de confiança. Basta clicar no botão “Emitir Alerta”.

E mesmo que a pessoa de confiança não tenha nenhum celular cadastrado no aplicativo para si mesma, ainda assim pode ajudar outras pessoas que a escolheram como contato seguro.

Emitir alerta

Primeiramente, o aparelho cadastrado para o qual se deseja fazer a ocorrência deve ser selecionado.

A plataforma permite escolher se o alerta será emitido pelo próprio usuário para avisar sobre ocorrências inesperadas com seus dispositivos ou se será o contato de confiança cadastrado previamente, no caso do usuário estar impossibilitado de agir. Para isso, é preciso clicar em "Meus Telefones" ou "Telefones de Confiança".

O programa ainda oferece duas modalidades de bloqueio:

  • Modo total - desativa a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI (sigla em inglês para o número de identificação do celular), o que inutiliza o aparelho.

  • Modo recuperação - há a possibilidade de bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras mantendo o IMEI ativo. Essa opção permite o retorno do aparelho à rede de telefonia tão logo seja instalado um novo chip, o que permite a recuperação do smartphone pela polícia.

Com a ocorrência devidamente registrada, o aplicativo fará a integração com as instituições participantes. As operadoras de telefonia, então, suspenderão o dispositivo e os serviços ligados às instituições bancárias e financeiras.

Para mais informações ou dúvidas sobre a funcionalidade, o internauta poderá acessar o botão Guia Rápido no site Celular Seguro.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 21:23h • 22 de agosto de 2025

Conmebol avalia punições a Independiente e Universidad de Chile após briga em jogo da Sul-Americana

Confronto foi encerrado no início do segundo tempo em Avellaneda; sanções podem incluir multa, portões fechados e até exclusão de competições futuras

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:19h • 22 de agosto de 2025

Diferenças entre turistas, residentes e cidadãos no acesso a serviços em Portugal

Diferenças entre cidadãos, residentes legais e turistas afetam diretamente o acesso a escolas e hospitais no país

Descrição da imagem

Mundo • 19:31h • 22 de agosto de 2025

Falhas na proteção de dados expõem fragilidade da LGPD na esfera pública

Especialistas apontam fragilidade na proteção de dados diante de suspeitas de uso irregular de informações de geolocalização e dados bancários em investigações do 8 de janeiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 22 de agosto de 2025

Lua Negra de agosto promete céu mais escuro e observação especial dos astros neste sábado

Fenômeno raro acontece em 23 de agosto, às 3h08, e marca a terceira Lua Nova em uma mesma estação

Descrição da imagem

Variedades • 18:29h • 22 de agosto de 2025

Redes sociais impulsionam cirurgias plásticas em jovens e acendem debate

Especialistas destacam riscos emocionais, influência das redes sociais e necessidade de avaliação criteriosa antes de procedimentos em menores

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:32h • 22 de agosto de 2025

Cruzália é reconhecida pelo Ministério do Turismo e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Certificação reforça potencial turístico do município e valida atuação do Conselho Municipal de Turismo

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:08h • 22 de agosto de 2025

Projeto transforma comunidades rurais do Semiárido com turismo de base alimentar

Iniciativa da Embrapa e BID cria rotas turísticas em Alagoas, Pernambuco e Sergipe, fortalece mulheres e jovens e preserva tradições locais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:53h • 22 de agosto de 2025

São Paulo institui Comissão de Medicina Veterinária Forense para enfrentar maus-tratos a animais

Iniciativa tem como objetivo estabelecer uma estrutura para aprimorar perícias e elaboração de laudos em crimes desse tipo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?