• SP amplia pedágios automáticos e população reage contra sistema Free Flow
  • Astrônomo brasileiro que participou da missão Apollo 11 explica aurora boreal em documentário inédito
  • Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar
  • Inscrições abertas para curso de operação de tratores agrícolas em Maracaí; vagas limitadas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:16h • 03 de junho de 2025

Centro de Conservação da Fauna Silvestre de SP é referência na proteção de espécies ameaçadas

Instalado em Araçoiaba da Serra, Cecfau completa 10 anos no próximo dia 19 de junho

Agência SP | Foto: Governo de SP

A arara-azul-de-lear simboliza a importância dos esforços coordenados para salvar espécies ameaçadas de extinção
A arara-azul-de-lear simboliza a importância dos esforços coordenados para salvar espécies ameaçadas de extinção

Com uma trajetória marcada por conquistas inéditas e um papel cada vez mais relevante na preservação da fauna silvestre brasileira, o Centro de Conservação da Fauna Silvestre (Cecfau) da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) — que completa 10 anos no próximo dia 19 de junho — se firmou como referência nacional na reprodução de espécies ameaçadas e na produção de conhecimento técnico-científico voltado à conservação, com ênfase em três espécies: a arara-azul-de-lear, o mico-leão-preto e a perereca-pintada-do-rio-pomba.

Para a secretária da Semil, Natália Resende, os resultados do Cecfau ao longo desta década reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com a agenda ambiental. “O trabalho realizado no Cecfau é motivo de orgulho para o nosso Estado. Ele traduz em ações concretas o nosso empenho em proteger a biodiversidade brasileira com base na ciência, na inovação e em parcerias qualificadas”, afirmou.

O Cecfau é, atualmente, a única instituição do Brasil a manter dois casais reprodutivos da arara-azul-de-lear — espécie que já foi considerada uma das mais raras do mundo, endêmica do sertão da Bahia. Desde 2019, o centro já registrou 26 nascimentos da espécie, com sete indivíduos destinados à soltura na Caatinga baiana. Em janeiro de 2024, foi responsável por mais um marco: o nascimento do primeiro filhote de um casal geneticamente importante, em razão de sua origem selvagem, reforçando a contribuição da instituição ao Programa de Cativeiro da Arara-Azul-de-Lear, coordenado pelo ICMBio.

Esse feito coloca o Cecfau entre as poucas instituições do mundo com sucesso na reprodução da espécie. A primeira reprodução ocorreu em 1984, no Bush Gardens, nos Estados Unidos, com dois filhotes — mas por mais de duas décadas não houve novos registros. Em 2006, o Al Wabra Wildlife Preservation, no Catar, obteve uma nova reprodução: três ovos, sendo um fértil, incubado artificialmente. Em 2007, foi a vez da Loro Parque Fundación, na Espanha, obter sucesso e, desde então, a fundação se consolidou como a principal referência internacional, com 45 filhotes nascidos de cinco casais reprodutivos ao longo dos anos. Dez desses animais já foram destinados à área de soltura do Programa de Revigoramento Populacional da espécie no Boqueirão da Onça. Atualmente, a fundação espanhola mantém apenas um casal ativo e outros dez em processo de aproximação.

“O Cecfau mostra o protagonismo do Estado de São Paulo na conservação da fauna brasileira. São avanços que vão além da reprodução: estamos formando uma base sólida de conhecimento, com impacto direto sobre políticas públicas e estratégias de proteção das espécies”, afirma o subsecretário de Meio Ambiente da Semil, Jônatas Trindade.

No Brasil, o primeiro nascimento em cativeiro ocorreu em 2015, na antiga Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), sendo também o primeiro registro da América Latina. Desde então, esse casal já produziu 17 filhotes, dos quais seis foram encaminhados para soltura.

Em 2019, o Cecfau passou a integrar esse seleto grupo internacional ao registrar o nascimento de seu primeiro filhote. Desde então, 26 araras-azuis-de-lear já nasceram no centro paulista, com sete indivíduos enviados para soltura na natureza. Em janeiro deste ano, um novo casal também se tornou reprodutivo, com o nascimento de seu primeiro filhote em 2025.

“A arara-azul-de-lear simboliza a importância dos esforços coordenados para salvar espécies ameaçadas de extinção. O trabalho do Cecfau mostra como a atuação técnica e o investimento em pesquisa podem gerar resultados concretos para a biodiversidade brasileira”, destaca Patrícia Locosque, diretora de Biodiversidade e Biotecnologia da Semil.

Além da reprodução, o Cecfau desenvolve pesquisas sobre comportamento, manejo e biologia reprodutiva da arara-azul-de-lear, em parceria com universidades como a UFSCar, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGCFAu). O conhecimento gerado contribui diretamente para a melhoria dos programas integrados e da gestão dos plantéis sob cuidados humanos.

Outras espécies

Outro destaque do Cecfau é a conservação do mico-leão-preto, primata endêmico da Mata Atlântica paulista. O centro abriga hoje uma das maiores populações sob cuidados humanos da espécie, com 24 animais no plantel e 33 nascimentos registrados desde 2015. A estrutura e os protocolos aplicados na unidade servem de referência para ações em outras instituições e reforçam o papel de São Paulo na proteção desse patrimônio natural. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:46h • 28 de agosto de 2025

SP Escola de Teatro abre inscrições para 102 vagas em cursos técnicos

As aulas do curso técnico acontecem presencialmente, nas duas unidades da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt e Brás) nos períodos matutino ou vespertino

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:06h • 28 de agosto de 2025

DJ Zezinho e gastronomia típica animam noite especial da Feira da Família em Tarumã

Feira da Família movimenta Tarumã com música, gastronomia e lazer nesta quinta-feira

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 13:32h • 28 de agosto de 2025

Como escolher um bom azeite: especialista dá dicas para não cair em armadilhas no mercado

Produto é um dos mais falsificados do mundo e leitura atenta do rótulo pode evitar fraudes e garantir benefícios à saúde

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:01h • 28 de agosto de 2025

Advogado de Assis orienta sobre direitos em aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente

Especialista em Direito Previdenciário orienta segurados do INSS sobre benefícios pouco conhecidos que podem garantir mais segurança financeira

Descrição da imagem

Cidades • 12:41h • 28 de agosto de 2025

Tarumã realiza audiência pública para discutir PPA 2026–2029 e LDO 2026 nesta quinta-feira

Encontro acontece às 18h30, na Câmara Municipal, e terá participação aberta à comunidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:10h • 28 de agosto de 2025

Rede Trans de Assis realiza encontro de acolhimento nesta quinta-feira

Reunião acontece hoje, 28 de agosto, no auditório da Secretaria de Saúde, e faz parte do calendário de atividades do segundo semestre

Descrição da imagem

Saúde • 11:12h • 28 de agosto de 2025

Anvisa dará prioridade para registro de semaglutida e liraglutida

Medicamentos têm indicação para diabetes tipo 2 e obesidade

Descrição da imagem

Economia • 10:24h • 28 de agosto de 2025

Prévia da inflação é de -0,14% em agosto, com quedas em alimentação e habitação

IPCA-15 é o menor desde 2022, puxado por baixa de preços em energia e comida, que cai pelo terceiro mês seguido. Em 12 meses, índice é de 4,95% (ante 5,30% observados há um ano)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?