• Cruzália é reconhecida pelo Ministério do Turismo e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
  • São Paulo institui Comissão de Medicina Veterinária Forense para enfrentar maus-tratos a animais
  • Cora anuncia novas vagas 100% remotas em tecnologia, dados e marketing
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 12:32h • 01 de março de 2025

Cerca de 250 raias Ticonha são encontradas mortas no litoral paulista

Ameaçada de extinção, a espécie se aproxima da costa para se alimentar

Agência Brasil | Foto: Unesp/Divulgação

Raias da espécie Ticonha.
Raias da espécie Ticonha.

Cerca de 250 raias da espécie Ticonha foram encontradas mortas na terça-feira (25) nas praias do Itararé e Ilha Porchat, em São Vicente, na Baixada Santista. Entre os animais havia machos e fêmeas jovens, adultos, filhotes, recém-nascidos. Ameaçada de extinção, a espécie costuma se aproximar da costa do litoral de São Paulo em cardumes de até mil indivíduos para se alimentar de conchas e mariscos durante o verão.

De acordo com o professor e biólogo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Otto Bismarck Gadig a suspeita é a de que os animais tenham sido vítimas de pesca de arrasto ou de rede.

“As raias que nós encontramos ontem foram mortas à noite por rede de arrasto de praia, mas não sabemos que rede, porque normalmente os pescadores soltam as raias. A maioria deles, senão todos, soltam porque a pesca não é para elas. Quando eles veem que tem raia na rede, fazem um mutirão e vão soltando”, explica.

Bismark afirmou que não é possível dizer ao certo o que ocorreu e se essas raias foram soltas tardiamente, porque não se sabe quem foi o pescador. Entretanto, vídeos que o biólogo tem recebido apontam suspeitos. “Isso precisa de uma investigação, mas o que sabemos basicamente é que elas morreram nas redes. Isso já aconteceu e vai continuar acontecendo, infelizmente”, lamentou.

Mesmo que não tenha sido intencional, matar uma grande quantidade de animais em extinção é crime e um grande problema do ponto de vista ambiental e de conservação.

“Você eliminar tubarão e raia causa prejuízos para o ambiente marinho, além disso é uma espécie em declínio. Eu levei para o meu laboratório 132 e hoje de manhã cedo a coleta de lixo levou pelo menos 100 para o aterro e deve ter outras mortas por ali. É uma quantidade muito grande”.

O biólogo destaca que os pescadores têm total conhecimento do risco de extinção da Ticonha e por isso a situação causa estranheza e deve ser investigada com cuidado.

“O método para soltar as raias é relativamente eficiente, eles já fazem isso há um tempo e você não encontra raia morta. Os casos nos quais a gente encontrou raias mortas, exceto esse de ontem, que a gente nem conseguiu ainda trabalhar com as raias, foram claramente pescas que os pescadores não tiveram preocupação em soltar, como em Peruíbe, dois anos atrás”, disse.

Investigação

Por meio de nota, a prefeitura de São Vicente informou que solicitou apoio do Instituto Gremar, responsável pela proteção do ambiente marinho e de animais silvestres, na contagem e identificação dos animais. Posteriormente, foi efetuado o recolhimento para correta destinação. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) ressaltou que iniciou o monitoramento do caso através de um processo de investigação e apuração das possíveis causas e justificativas.

Segundo as informações, o prefeito Kayo Amado fez um apelo por mais apoio da Marinha para a realização de ações noturnas, uma vez que, entre as suspeitas, está a de que as mortes das raias possam ter sido causadas pela chamada “pesca de arrasto”, que é proibida na região. “Ocorrências como essa, que matou dezenas de raias são inadmissíveis. A nossa Secretaria de Meio Ambiente já iniciou o processo de investigação, causas e consequências da situação”, afirmou o prefeito.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 21:23h • 22 de agosto de 2025

Conmebol avalia punições a Independiente e Universidad de Chile após briga em jogo da Sul-Americana

Confronto foi encerrado no início do segundo tempo em Avellaneda; sanções podem incluir multa, portões fechados e até exclusão de competições futuras

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:19h • 22 de agosto de 2025

Diferenças entre turistas, residentes e cidadãos no acesso a serviços em Portugal

Diferenças entre cidadãos, residentes legais e turistas afetam diretamente o acesso a escolas e hospitais no país

Descrição da imagem

Mundo • 19:31h • 22 de agosto de 2025

Falhas na proteção de dados expõem fragilidade da LGPD na esfera pública

Especialistas apontam fragilidade na proteção de dados diante de suspeitas de uso irregular de informações de geolocalização e dados bancários em investigações do 8 de janeiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 22 de agosto de 2025

Lua Negra de agosto promete céu mais escuro e observação especial dos astros neste sábado

Fenômeno raro acontece em 23 de agosto, às 3h08, e marca a terceira Lua Nova em uma mesma estação

Descrição da imagem

Variedades • 18:29h • 22 de agosto de 2025

Redes sociais impulsionam cirurgias plásticas em jovens e acendem debate

Especialistas destacam riscos emocionais, influência das redes sociais e necessidade de avaliação criteriosa antes de procedimentos em menores

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:32h • 22 de agosto de 2025

Cruzália é reconhecida pelo Ministério do Turismo e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Certificação reforça potencial turístico do município e valida atuação do Conselho Municipal de Turismo

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:08h • 22 de agosto de 2025

Projeto transforma comunidades rurais do Semiárido com turismo de base alimentar

Iniciativa da Embrapa e BID cria rotas turísticas em Alagoas, Pernambuco e Sergipe, fortalece mulheres e jovens e preserva tradições locais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:53h • 22 de agosto de 2025

São Paulo institui Comissão de Medicina Veterinária Forense para enfrentar maus-tratos a animais

Iniciativa tem como objetivo estabelecer uma estrutura para aprimorar perícias e elaboração de laudos em crimes desse tipo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?