Saúde • 12:04h • 18 de outubro de 2025
Chá da casca de melancia ajuda a desintoxicar e reforçar o sistema imunológico, aponta nutricionista
Fruta rica em vitaminas e antioxidantes também contribui para o equilíbrio intestinal e a saúde cardiovascular
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da CW Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1
Refrescante, saborosa e composta por mais de 90% de água, a melancia é uma das frutas mais completas quando o assunto é hidratação e bem-estar. Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, ela auxilia na digestão, melhora o funcionamento intestinal e fortalece o sistema imunológico. Além do consumo in natura, o chá preparado com cascas e sementes da fruta também oferece benefícios à saúde, segundo a nutricionista Dayanne Maynard, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
A especialista explica que a alta concentração de água facilita o trânsito intestinal e contribui para a eliminação das fezes, prevenindo a constipação. Mesmo com baixa quantidade de fibras, cerca de 0,4 g a cada 100 g, a fruta estimula os movimentos intestinais e auxilia na digestão. A melancia também contém magnésio, que ajuda na contração muscular, e potássio, responsável por regular o equilíbrio hídrico do corpo. Já a vitamina C e os carotenoides atuam como antioxidantes, protegendo as células e reduzindo inflamações.
Embora o consumo da fruta fresca seja o mais indicado, o chá de melancia, geralmente feito com cascas ou polpa fervida, tem ganhado popularidade nas redes sociais por seus efeitos diuréticos e antioxidantes. A professora explica que, mesmo após o aquecimento, a infusão mantém flavonoides e compostos fenólicos capazes de combater os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.
A melancia também contém licopeno, substância responsável pela coloração avermelhada e com ação antioxidante e anti-inflamatória, que protege o coração e contribui para a saúde da pele e do intestino. Na casca, há ainda citrulina, que melhora a circulação sanguínea, e betacaroteno, que reforça a imunidade e protege as mucosas.
Como consumir o chá
A nutricionista recomenda ingerir o chá de três a quatro vezes por semana, em doses de 200 a 400 ml por dia. Essa frequência é suficiente para aproveitar os benefícios sem riscos. O consumo diário e prolongado, segundo ela, pode causar perda de sais minerais e não é indicado para pessoas com pressão baixa ou problemas renais.
Outros cuidados devem ser observados por quem faz uso de medicamentos para pressão ou tem insuficiência cardíaca, além de gestantes e lactantes, já que não há estudos conclusivos sobre a segurança do chá nessas fases.
Para deixar a bebida mais saborosa, a docente sugere combinar o chá com hortelã, gengibre, raspas de limão ou canela, ingredientes que potencializam o sabor e as propriedades digestivas e antioxidantes.
De acordo com Dayanne Maynard, os efeitos positivos são maiores quando o consumo da melancia e de seu chá está aliado a uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos probióticos, como iogurte, aveia e banana. “Incluir a melancia na rotina é um gesto de cuidado com o corpo e com o bem-estar”, reforça a nutricionista.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita