• Vice-prefeito anuncia novos cursos do SENAC voltados à qualificação profissional em Assis
  • Fim de semana em Assis terá muita nebulosidade e previsão de chuva; confira a previsão
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 09:22h • 14 de novembro de 2025

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Marina Hirata destaca urgência em reduzir emissões

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Marina também destaca o papel das ações coletivas no enfrentamento da crise climática. Seja por mobilização social, escolhas políticas ou atitudes cotidianas que possam engajar outras pessoas nas pautas ambientais.
Marina também destaca o papel das ações coletivas no enfrentamento da crise climática. Seja por mobilização social, escolhas políticas ou atitudes cotidianas que possam engajar outras pessoas nas pautas ambientais.

Um dos temas centrais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é que os países participantes assumam compromissos de conter o aquecimento global. A principal referência é o Acordo de Paris, que limita o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Para isso, as emissões de gases de efeito estufa devem atingir o pico antes de 2025 e diminuir 43% até 2030. Segundo a cientista Marina Hirata, essa é uma realidade que já se mostra distante.

Marina é membro do conselho científico que assessora a presidência da COP30, uma das curadoras do Pavilhão de Ciências Planetárias na Zona Azul do evento e ligada ao Instituto Serrapilheira. Ela explica que a Terra saiu de uma média de 15°C para 16,3 °C, o que representa um aumento de cerca de 1,31°C. Ao ultrapassar 1,5 °C, o planeta entra em um fenômeno conhecido como overshooting, quando o aquecimento ultrapassa o limite seguro por determinado tempo. A partir desse ponto, sistemas naturais essenciais podem sofrer transformações graves e irreversíveis.

“Já deveríamos ter virado a curva das emissões entre 2020 e 2025. Isso não aconteceu. Agora, o esforço é manter esse aumento pelo menor tempo possível”, alerta Hirata. "Podemos pensar nesses sistemas como o corpo humano. Fígado, coração, estômago funcionando bem, um equilibra o outro. Um problema em um órgão tem consequência em outros. No caso do planeta, se os corais desaparecem, o oceano aquece e a Amazônia enfrenta secas mais extremas, todo o sistema terrestre enfraquece”.

A cientista enfatiza a necessidade de melhorar a comunicação entre ciência e sociedade, em busca de ações que possam conter a trajetória de aquecimento global. O pavilhão de ciências da COP30 seria um exemplo do esforço para aproximar o conhecimento científico do público e dos tomadores de decisão.

“Os cientistas têm linguagem muito técnica. Precisamos aprender a nos comunicar melhor e trabalhar em pares, como jornalistas e cientistas”, disse. "Traduzir conceitos como 'ponto de não retorno' para o cotidiano das pessoas é essencial. Conversei com um motoboy, e ele me disse que não dá para pensar no fim do mundo quando ele precisa pensar no fim do mês. Precisamos aproximar o tema da crise climática para a realidade das pessoas. É um trabalho que precisa ser feito passo a passo”.

Marina também destaca o papel das ações coletivas no enfrentamento da crise climática. Seja por mobilização social, escolhas políticas ou atitudes cotidianas que possam engajar outras pessoas nas pautas ambientais.

“Tem gente que fala ser necessário acabar com tudo, começar o planeta de novo, mas isso não é possível. O ser humano funciona muito em efeito manada. Precisamos agir no nosso cotidiano, ser exemplo para outras pessoas. Iniciativas que integram cientistas em torno de uma mesma mensagem são muito efetivas. Precisamos amplificar esses temas em conjunto e levá-los para a sociedade”, concluiu.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:38h • 14 de novembro de 2025

Vila Agro tem show acústico com Leandro Meireles nesta sexta-feira, 14 de novembro

Evento começa às 15h, com produtos frescos, gastronomia artesanal e atrações culturais para toda a família

Descrição da imagem

Saúde • 12:03h • 14 de novembro de 2025

CCJ aprova ausência remunerada para trabalhador acompanhar cônjuge em tratamento de câncer

Proposta altera a CLT e segue para análise do Senado

Descrição da imagem

Educação • 11:42h • 14 de novembro de 2025

Participante do Pé-de-Meia que concluir o Enem pode ganhar R$ 200 extra

Alunos da rede pública concluintes do ensino médio que participam do Pé de Meia poderão receber um bônus de R$ 200 caso compareçam aos dois dias de prova

Descrição da imagem

Saúde • 11:20h • 14 de novembro de 2025

“Uma Só Saúde”: conceito que une pessoas, animais e meio ambiente ganha força no Brasil

Reconhecida pela OMS e pelo Ministério da Saúde, a abordagem “Uma Só Saúde” integra a saúde humana, animal e ambiental. No Brasil, ela orienta políticas públicas e pesquisas do Instituto Butantan para prevenir doenças e proteger o planeta

Descrição da imagem

Saúde • 10:27h • 14 de novembro de 2025

Número de enfermeiros no Brasil cresce 44% em cinco anos

Pandemia de covid-19 aumentou contratação de profissionais

Descrição da imagem

Economia • 10:04h • 14 de novembro de 2025

SP lança Programa Empreendedor Artesão para fortalecer artesanato como negócio

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico valoriza o artesanato como atividade cultural e econômica

Descrição da imagem

Saúde • 09:01h • 14 de novembro de 2025

Américas perdem status de região livre de sarampo após surto no Canadá

A Organização Pan-Americana da Saúde retirou o certificado de eliminação do sarampo das Américas após identificar transmissão endêmica da doença no Canadá. Apesar do alerta, a Opas afirma que a situação pode ser revertida com vacinação e vigilância ativa

Descrição da imagem

Mundo • 08:46h • 14 de novembro de 2025

Consulta a multas e CNH lideram acessos aos serviços do Detran-SP

Quatro dos cinco recursos mais buscados pela população fazem uso de alta tecnologia, unindo inteligência artificial e criptografia para dar resposta rápida e segura

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?