Educação • 10:31h • 29 de maio de 2025
Cinco caminhos para o ensino superior que começam com o Enem
Exame é a principal porta de entrada no país para instituições de ensino superior. Notas são usadas nas seleções do MEC: Sisu, Prouni e Fies. Inscrições começam nesta segunda-feira (26/5) e seguem até 6/6
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Agência Gov | Foto: Divulgação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 abriu inscrições na última segunda (26). Os candidatos devem se inscrever até 6 de junho pela Página do Participante. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.
Criado em 1998, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.
Sisu – Oferece vagas em instituições públicas com base na média do Enem, respeitando as cotas. É exclusivo para quem concluiu o ensino médio e não zerou a redação.
Prouni – Concede bolsas parciais e integrais em faculdades particulares. Podem participar estudantes sem diploma, com renda de até três salários mínimos por pessoa e que tenham feito o Enem em 2024 ou 2025, com nota mínima de 450 pontos e redação diferente de zero.
Fies – Financia cursos superiores em instituições privadas. Aceita notas do Enem desde 2010. Exige renda de até três salários mínimos por pessoa. O Fies Social reserva metade das vagas para inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
Seleções próprias – Além disso, os resultados individuais do Enem podem ser utilizados como critério único ou complementar de processos seletivos próprios realizados por cada instituição de ensino, seja pública ou privada.
Além dos programas nacionais, o Enem também é aceito por universidades portuguesas conveniadas ao Inep.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita