• Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota
  • Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas
  • Última semana de agosto em Assis será de calor, tempo firme e chance de chuva apenas na sexta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 14:26h • 30 de julho de 2025

Cinco motivos para aprender Libras e transformar sua comunicação com o mundo

Com mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, dominar a Língua Brasileira de Sinais é um passo essencial rumo à inclusão e às novas oportunidades

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação

Cinco motivos para aprender Libras e promover inclusão com as próprias mãos
Cinco motivos para aprender Libras e promover inclusão com as próprias mãos

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem ganhado cada vez mais espaço como ferramenta essencial para promover inclusão, acessibilidade e igualdade de comunicação. Com mais de 10 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Brasil, segundo o IBGE, a falta de conhecimento da linguagem de sinais ainda é uma das maiores barreiras para que a comunidade surda exerça sua autonomia em espaços públicos, educacionais e profissionais.

Para combater esse obstáculo e incentivar a difusão da Libras, a professora Isabela Jordão, surda oralizada e especialista em ensino de Libras e inglês, listou cinco razões para aprender a linguagem. A profissional é responsável pelo curso gratuito da Kultivi, uma das principais plataformas de ensino online do país.

1. Comunicação inclusiva: Aprender Libras amplia a capacidade de interação entre ouvintes e surdos, promovendo uma sociedade mais justa. A troca de informações, base da convivência social, torna-se acessível a todos. “Além de romper com o audismo, a Libras torna possível que surdos sejam compreendidos sem depender da fala”, destaca Isabela.

2. Abertura para o mercado de trabalho: A formação em Letras-Libras qualifica profissionais para atuarem como intérpretes (TILS) ou professores de Libras. Há demanda crescente por esse perfil, especialmente em instituições de ensino que, por lei, devem oferecer inclusão e acessibilidade.

3. Destaque no currículo: Ter Libras como diferencial pode abrir portas em diversos setores. Profissionais que dominam a linguagem se destacam nas áreas de atendimento, educação, saúde, assistência social e jurídica, por permitirem comunicação eficaz com colegas ou clientes surdos.

4. Vantagem competitiva no comércio e serviços: Para empreendedores, saber Libras significa ampliar o público atendido. Um restaurante, loja ou consultório preparado para dialogar com o cliente surdo se torna uma opção preferencial para essa comunidade.

5. Novas possibilidades no cotidiano: Libras também traz vantagens práticas. É possível se comunicar em ambientes silenciosos, barulhentos, debaixo d’água ou com as mãos ocupadas. “A linguagem amplia as possibilidades de expressão até em momentos inesperados”, afirma a professora.

Curso gratuito e completo pela Kultivi

A plataforma Kultivi oferece um curso completo de Libras, online e totalmente gratuito. Voltado tanto para ouvintes quanto para pessoas surdas, o conteúdo é conduzido por Isabela Jordão e conta com 60 videoaulas.

O programa abrange desde o alfabeto e vocabulário específico para diferentes situações até aspectos gramaticais, expressões faciais, regionalismos e dicas para melhor convivência com a comunidade surda. Os alunos também têm acesso a e-book de apoio e certificado de conclusão.

A formação não apenas contribui para uma sociedade mais inclusiva, mas também se apresenta como ferramenta poderosa para desenvolvimento pessoal e profissional, reforçando que inclusão se faz com atitude e conhecimento.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 13:32h • 25 de agosto de 2025

Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota

Intervenção acontece em frente ao Motel Bella Sintra, na rodovia que liga Assis a Cândido Mota, com tráfego controlado no sistema “Pare e Siga”

Descrição da imagem

Economia • 13:18h • 25 de agosto de 2025

Brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos em 2025, aponta ACSP

Valor foi registrado 23 dias antes do que no ano passado e reflete aumento da arrecadação em várias frentes

Descrição da imagem

Saúde • 12:30h • 25 de agosto de 2025

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

Medida foi recomendada ao Ministério da Saúde pelo impacto financeiro

Descrição da imagem

Cidades • 12:05h • 25 de agosto de 2025

Assis recebe hoje simpósio sobre direitos da pessoa com deficiência na FEMA

Evento acontece nesta segunda-feira à noite no Anfiteatro do Bloco 12 e reúne especialistas do Direito com emissão de certificado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:43h • 25 de agosto de 2025

Agosto Lilás: medidas protetivas em defesa de mulheres em SP crescem 22,3% em 2025

De janeiro a julho, 67.990 pedidos de medidas protetivas foram ajuizados em São Paulo; avanço acompanha ampliação de canais digitais, salas DDM e o aplicativo SP Mulher Segura

Descrição da imagem

Mundo • 11:11h • 25 de agosto de 2025

Energisa Sul-Sudeste é destaque nacional no Prêmio Abradee 2025

Distribuidora que atende Assis e região conquistou o segundo lugar em Avaliação do Cliente e Gestão Operacional

Descrição da imagem

Saúde • 10:32h • 25 de agosto de 2025

Brasil avança na vacinação contra HPV e supera média global

Cobertura entre meninas superou 82% em 2024. Entre meninos, também houve um salto com a retomada das ações de vacinação no país

Descrição da imagem

Educação • 10:13h • 25 de agosto de 2025

Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas

Brasil registra mais de 636 mil estudantes com TEA, mas especialistas alertam que matrícula ainda não garante inclusão real

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?