Classificados • 09:49h • 07 de julho de 2025
CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira
Saiba quem tem direito e quais documentos devem ser enviados online
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até as 23h59 desta terça-feira (8), no horário de Brasília, para fazer o pedido.
A taxa é única, no valor de R$ 70, válida para cargos de nível médio e superior, e deve ser paga até o dia 21 de julho. O pedido de isenção deve ser feito exclusivamente no sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso, com login via Gov.br.
No mesmo sistema, o candidato deve anexar os documentos que comprovem o direito à gratuidade.
Quem pode pedir isenção
De acordo com o edital do CNU 2025, têm direito à isenção da taxa:
- Pessoas com inscrição ativa no CadÚnico;
- Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
- Bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni);
- Estudantes com financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Vale destacar que a participação anterior em programas sociais ou a isenção em concursos anteriores não garante o benefício automaticamente. Declarações falsas acarretam exclusão do concurso e responsabilização legal.
Documentação necessária
A retificação do edital publicada no dia 3 de julho isentou os candidatos inscritos no CadÚnico de informar o NIS no momento da solicitação.
Já os candidatos do Prouni ou Fies devem indicar a modalidade correspondente no sistema. Para os doadores de medula óssea, é necessário enviar:
- Documento de identidade com foto;
- Comprovante da doação com data de coleta, data de emissão, assinatura e nome legível do responsável;
- Ou certidão/cartão de doador expedido por entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.
Serão aceitos arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB. Não serão aceitos documentos enviados por e-mail, fax, correio, entregues pessoalmente ou no dia da prova.
Resultado e recursos
A solicitação não garante automaticamente a isenção. Todos os pedidos serão analisados pela FGV, que fará consultas ao CadÚnico, Prouni, Fies e Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
O resultado preliminar sai no dia 10 de julho no site da FGV. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer nos dois dias úteis seguintes. O resultado final dos recursos será divulgado em 18 de julho.
Sobre o CNU 2025
O Concurso Público Nacional Unificado oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais. As provas serão realizadas em duas etapas: questões objetivas em outubro e dissertativas em dezembro, para os classificados na primeira fase.
Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos. O candidato pode concorrer a diferentes cargos dentro do mesmo bloco e definir a ordem de preferência entre as vagas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital