Saúde • 08:00h • 07 de setembro de 2024
Com mais de 14 mil transplantes no primeiro semestre, SUS bate recorde
Rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão são os órgãos mais doados em todo o país
Da Redação com informações da Agência Gov | Via MS | Foto: Divulgação/MS

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um novo recorde no número de transplantes realizados nos primeiros seis meses de 2024. Foram 14.352 transplantes de órgãos e tecidos, superando os 13,9 mil do mesmo período do ano passado. Entre os órgãos mais doados estão rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além de córneas e medulas ósseas. No total, foram 4.580 órgãos e 8.260 córneas doados, além de 1.512 medulas ósseas.
O Setembro Verde, campanha anual do Ministério da Saúde, começou com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Brasil, considerado o maior programa público do mundo no setor, é responsável pela coordenação e monitoramento de todas as doações e transplantes realizados no país. Com 728 estabelecimentos habilitados em todo o território nacional, cerca de 88% do financiamento é custeado pelo SUS.
O Ministério da Saúde continua promovendo avanços no setor, como a criação do Programa Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Falência Intestinal, que visa melhorar o tratamento e os cuidados desses pacientes no SUS. Além disso, a parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os cartórios do Brasil facilita a autorização para doação de órgãos por meio da plataforma eletrônica AEDO, permitindo que qualquer pessoa manifeste seu desejo de ser doador.
Até o momento, o Ministério da Saúde investiu R$ 718 milhões em atendimentos relacionados à doação e transplante de órgãos em 2024. Interessados em manifestar interesse podem acessar este link (AEDO).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital