• SP destina R$ 61,6 mi para Etec, Fatec e escolas de Marília
  • Capacitações em Assis trazem prática, horas aula e certificação; confira os detalhes do Qualifica SP
  • Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% da taxa de inscrição
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:56h • 14 de dezembro de 2024

Combate à dengue precisa ser global, diz Nísia Trindade

Segundo ela, avanço da doença está relacionado às mudanças climáticas

Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Ministra da Saúde Nísia Trindade
Ministra da Saúde Nísia Trindade

As mudanças climáticas ampliaram o raio de alcance da dengue e de outras doenças causadas pelo Aedes aegypti. Diante dessa situação, a estratégia de enfrentamento precisa ter dimensão global, reforçando ainda mais a necessidade de colaboração mútua entre autoridades, tanto para prevenção como para conscientização, disse na quinta-feira (12) a ministra da Saúde Nísia Trindade.

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação, Nísia disse também que há estoque suficiente de vacinas contra a covid-19 e defendeu pontos do relatório da Reforma Tributária no que se refere à alíquota zero para vários medicamentos do programa Farmácia Popular.

Nísia falou sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo ministério para reforçar o papel de estados, municípios e da própria população no enfrentamento da dengue. Ela chamou a atenção para a necessidade de se ampliar as redes colaborativas, uma vez que a doença tem avançado para regiões e países onde, até então, não havia registros.

Dengue

“A dengue hoje é um problema de saúde global, inclusive em áreas subtropicais, como é o caso do Uruguai e do Sul do nosso país, que passaram a ter dengue. É sempre bom lembrar que o aquecimento global é o responsável por essa grande transmissão. Portanto teremos mais países lidando com esse problema”, disse a ministra.

Dessa forma, a ministra defendeu o desenvolvimento de um plano que também seja global para o enfrentamento desta e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a zika e chikungunya.

Um outro eixo importante citado por Nísia é o de desenvolvimento e uso de tecnologias visando o controle do mosquito transmissor. Ela explica que, apesar de ainda não haver um plano nacional para a utilização em larga escala dessas tecnologias, alguns municípios e estados já o fazem com o apoio do ministério.

“Estamos trabalhando para ampliar essas tecnologias de controle do mosquito”, reiterou ao destacar que, nesse sentido, a pasta tem atuado para reforçar o papel de estados e municípios.

“Lançamos em setembro deste ano um plano de enfrentamento à dengue. Esse plano prevê a prevenção e a conscientização da população, que é também um ator muito importante, assim como as prefeituras, por causa do acúmulo de lixo urbano e dos focos de água em que o mosquito pode se proliferar. Isso está ligado à gestão das cidades”, justificou.

Dia D

Nísia Trindade reiterou também a relevância do Dia D de Mobilização contra a Dengue, no sábado (14) – no sentido de difundir mais largamente campanhas de conscientização e engajamento da população em todo o país para prevenir os focos do Aedes aegypti.

“Todo governo estará envolvido, com a participação de governadores e ministros. Nossos secretários do ministério se distribuirão Brasil afora. Vai ser um dia muito importante. Quero convidar a todos para se somarem esses esforços”, disse a ministra.

Segundo ela, os locais onde as atividades vão se concentrar ainda serão divulgados. “Mas cada um de nós pode fazer o Dia D na sua comunidade, buscando sempre o reforço dos nossos profissionais”, disse, ao lembrar que agentes comunitários e agentes de endemias participarão em apoio à iniciativa.

Reforma Tributária

Perguntada sobre como via o texto apresentado pelo relator da reforma tributária, Eduardo Braga, aprovado ontem, prevendo, entre diversos pontos, alíquota zero para medicamentos da Farmácia Popular, Nísia destacou que essa alíquota valerá também para medicamentos relacionados às linhas de cuidado adotadas no Sistema Único de Saúde.

“Isso é muito positivo e importante. No programa Farmácia Popular, tão querido pela população, a alíquota zero é para todos os produtos. Mas, além disso, a reforma tributária traz o que eu gosto de chamar de tributo pela saúde, em vez de imposto do pecado. É realmente um tributo pela saúde com [a taxação de] todos aqueles produtos que podem trazer problemas de saúde, agravamento de quadros de saúde, como é o caso do tabaco, dos cigarros, dos refrigerantes, das bebidas açucaradas.”

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 09:25h • 27 de agosto de 2025

PGE/SP abre 30 vagas em processo seletivo para cargos de nível médio e superior

As entrevistas com os candidatos habilitados ocorrerão entre 3 e 23 de setembro

Descrição da imagem

Educação • 09:02h • 27 de agosto de 2025

SP destina R$ 61,6 mi para Etec, Fatec e escolas de Marília

Anúncios feitos na Caravana 3D incluem construção de sede própria para Etec e Fatec, melhorias em 12 escolas estaduais da região de Marília e entrega de creche em Parapuã

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 27 de agosto de 2025

Mudanças climáticas aumentam risco de malária nas cidades brasileiras

Pesquisadores da USP alertam para a possível chegada ao Brasil do mosquito Anopheles stephensi, transmissor da malária e já presente em 14 países. A espécie, que se adapta bem ao ambiente urbano, pode transformar a doença em um problema também das grandes cidades

Descrição da imagem

Mundo • 08:19h • 27 de agosto de 2025

Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas no interior paulista

Altas temperaturas e baixa umidade aumentam chance de incêndios

Descrição da imagem

Educação • 08:06h • 27 de agosto de 2025

Capacitações em Assis trazem prática, horas aula e certificação; confira os detalhes do Qualifica SP

Programa oferece formações em áreas estratégicas como logística, gestão e administração em parceria com SEST/SENAT

Descrição da imagem

Educação • 07:58h • 27 de agosto de 2025

Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% da taxa de inscrição

Candidatos podem solicitar benefício até 9 de setembro; exame do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 será aplicado no dia 30 de novembro

Descrição da imagem

Saúde • 21:13h • 26 de agosto de 2025

Val Marchiori emociona seguidores ao revelar câncer de mama e destacar necessidade de exames

Empresária reforça importância da mamografia e especialistas destacam que diagnóstico precoce pode elevar chances de cura para mais de 90%

Descrição da imagem

Mundo • 20:18h • 26 de agosto de 2025

Pesquisa mostra que 67% dos brasileiros não teriam como se sustentar em caso de demissão

Levantamento da fintech meutudo revela desconhecimento sobre seguro renda CLT e falta de planejamento financeiro para imprevistos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?