• Cruzália realiza 3ª Corrida Pedestre no dia 30 de novembro; inscrições estão abertas
  • INCA abre o Novembro Negro com foco no combate ao racismo religioso na saúde
  • Inscrições para o Vestibular das Fatecs são prorrogadas até 14 de novembro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 14:27h • 09 de novembro de 2025

Como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025

Teoria de Resposta ao Item considera coerência de respostas corretas

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

As notas mínimas e máximas variam e dependem das questões da prova.
As notas mínimas e máximas variam e dependem das questões da prova.

Hoje, domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos farão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. Dia de encarar a prova de redação e mais 90 questões de múltipla escolha.

Para se sair bem no exame, será preciso muito mais do que interpretação de textos, gramática e análise de trechos de obras literárias. Além de responderem questões de história, geografia, filosofia e sociologia, sem deixar de lado a língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida no momento da inscrição no Enem, os candidatos deverão, sobretudo, gerenciar bem o tempo de duração das provas: 5 horas e 30 minutos.

O pedagogo e professor de história dos colégios Start Anglo Bilingual School e STG da cidade do Rio de Janeiro Glauco Pinheiro recomenda ler o tema da redação no primeiro momento da prova e não deixar a transcrição do texto para a folha de redação para última hora.

“O estudante deve separar de uma hora a uma hora e meia para montar sua redação e deixar para ir para a prova depois desta parte”.

Outra recomendação do professor é não chutar as questões por falta de tempo. Tudo para não atrapalhar o cálculo na nota do candidato, a partir da metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (T.R.I.), adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para calcular a nota no exame.

“A prova do Enem exige muito a coerência pedagógica para se sair bem. A Teoria de Resposta ao Item, que chamamos de TRI, não vai adotar a quantidade de acertos que o candidato vai conseguir. E sim, sua coerência no Cartão-Resposta”, diz o pedagogo Glauco Pinheiro.

A recomendação vale também para o segundo dia de provas, em 16 de novembro, quando os candidatos terão testados os conhecimentos nas seguintes áreas: matemática, biologia, química e física, com foco total em raciocínio lógico e aplicação de fórmulas.

Teoria de Resposta ao Item

No Enem, não são utilizados pesos para cada questão para o cálculo das notas. O Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que considera para o cálculo da nota a coerência das respostas corretas do participante.

Este modelo matemático identifica a consistência da resposta, segundo o grau de dificuldade de cada questão.

“Espera-se que participantes que acertaram as questões difíceis devam também acertar as questões fáceis, pois, entende-se que a aquisição do conhecimento ocorre de forma cumulativa, de modo que habilidades mais complexas requerem o domínio de habilidades mais simples”, explica o Inep em seu site.

A metodologia da TRI ainda pontua os acertos dos candidatos considerando a particularidade de cada questão, conforme suas características (parâmetros).

Cada item leva em conta três variáveis, chamadas parâmetros, no cálculo total da nota:

  1. parâmetro de discriminação: poder que cada questão possui de diferenciar participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam.

  2. parâmetro de dificuldade: quanto mais difícil a questão, maior seu valor.

  3. parâmetro de acerto casual: probabilidade de um participante acertar a questão no "chute", sem necessariamente ter domínio do tema.

Enfim, este conjunto de modelos matemáticos busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão; seu conhecimento na área em que está sendo avaliado; e as características dos itens.

Quantidade de acertos

Na atribuição de pontos na prova do Enem, a nota não leva em consideração apenas a quantidade bruta de erros e de acertos.

Isto significa que duas pessoas com a mesma quantidade de acertos e de erros podem ter notas diferentes, pois tudo depende de quais foram as questões acertadas ou erradas.

Apesar de a nota do Enem não ser calculada diretamente pelo número de acertos, o Inep explica que existe uma relação entre o número de acertos e a nota calculada pela TRI. Isso quer dizer que um participante que teve um número de acertos alto terá nota alta no Enem, e um participante que teve poucos acertos, necessariamente, terá nota baixa.

Chutar ou deixar em branco?

Apesar de não recomendado, o Inep explica que participante que acertou uma questão “no chute”, não significa que sua nota irá diminuir, mas ela não tem tanto valor como se o participante tivesse acertado os itens com a coerência pedagógica esperada.

Mas, ao deixar em branco, a questão será considerada necessariamente como errada. Então, “sempre é melhor responder à questão do que deixá-la em branco, pois uma questão certa sempre aumenta a nota, e uma questão deixada em branco é corrigida como errada”, assegura o Inep.

Mínimas e máximas

As notas mínimas e máximas variam e dependem das questões da prova. Como as questões das provas não são as mesmas, em cada ano, há notas mínima e máxima diferentes.

Na divulgação dos resultados, em janeiro de 2026, o Inep disponibilizará as notas mínima e máxima das provas objetivas por área de conhecimento.

Saiba mais

Os critérios adotados pela banca examinadora do Inep no TRI podem ser conferidos no canal do Inep no Youtube. O portal do instituto também disponibiliza um guia que detalha ao participante a metodologia adotada. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 15:44h • 09 de novembro de 2025

Movimento sindical celebra isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mi

Centrais sindicais consideram a ampliação da faixa de isenção do IR uma vitória histórica da luta dos trabalhadores e reforçam a defesa da taxação dos mais ricos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:03h • 09 de novembro de 2025

Maracaí divulga mapa do 1º Encontro de Antigos, que será realizado no dia 14 de dezembro

Evento acontece na antiga AABB, com exposição de veículos, praça de alimentação, sorteios e shows de DJ Marron e Banda Valkíria

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:01h • 09 de novembro de 2025

Projeto Guri celebra 30 anos com apresentação especial no próximo sábado em Quatá

Evento será realizado às 11h na Praça da Fonte e marca três décadas de música, arte e transformação social pelo programa

Descrição da imagem

Mundo • 13:34h • 09 de novembro de 2025

Casais sem filhos quase dobram em duas décadas

Parcela saltou de 14,9% para 26,9%, revela IBGE

Descrição da imagem

Esporte • 13:11h • 09 de novembro de 2025

Palmital realiza 1º Troféu Massificação de Ginástica Rítmica no próximo domingo, 16 de novembro

Evento será realizado no Ginásio Delço Mazetto a partir das 13h e reunirá atletas de quatro cidades em uma manhã de esporte e integração

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:11h • 09 de novembro de 2025

Brasil pode antecipar para 2040 a neutralidade de emissões de CO2

É o que mostra o estudo Brazil Net-Zero by 2040, do Instituto Amazônia

Descrição da imagem

Saúde • 11:50h • 09 de novembro de 2025

Florínea realiza coleta de sangue para exame de PSA no encerramento do Novembro Azul

Ação acontece no dia 29 de novembro, das 8h às 16h, na ESF, e reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata

Descrição da imagem

Educação • 11:15h • 09 de novembro de 2025

USP abre inscrições para formação em EAD em parceria com a Univesp

Bolsas de até R$ 3,1 mil são oferecidas a pós-graduandos que atuarão como facilitadores em cursos EaD

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?