• Como seria um mundo sem gado? Filme exibido na COP 30 tenta responder
  • Prisão preventiva de Bolsonaro é cumprida em meio a tensão política e jurídica
  • McDonald’s oferece 10 vagas para atendente em Assis com benefícios e capacitação
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:27h • 22 de novembro de 2025

Como seria um mundo sem gado? Filme exibido na COP 30 tenta responder

Painel de debates promovido pela Embrapa Pecuária, na COP 30, exibe documentário que colheu depoimentos e histórias em diferentes países do mundo. Afinal, o gado é um problema para o Brasil?

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

A edição voltada ao Brasil faz parte de um documentário maior, que apresenta a realidade de pecuaristas em 20 países e 40 locais. O documentário completo foi lançado em Belém (PA).
A edição voltada ao Brasil faz parte de um documentário maior, que apresenta a realidade de pecuaristas em 20 países e 40 locais. O documentário completo foi lançado em Belém (PA).

World Without Cows é uma produção audiovisual rodada em vários países. Dela, um vídeo com depoimentos de pecuaristas brasileiros foi apresentado na manhã de terça-feira (18), na AgriZone – a Casa Sustentável da Embrapa –, durante painel da COP 30 que debateu os desafios e conquistas do setor, e que buscou desmistificar percepções negativas sobre a indústria da carne.

A edição voltada ao Brasil faz parte de um documentário maior, que apresenta a realidade de pecuaristas em 20 países e 40 locais. O documentário completo foi lançado em Belém (PA).

Clodys Menacho, diretor comercial da Alltech – empresa de nutrição animal e uma das promotoras da atividade junto da Embrapa –, explicou que os objetivos do projeto “ World Without Cows ”, ou mundo sem vacas, em tradução livre, é comunicar e estimular um debate amigável sobre o papel da pecuária no mundo. De acordo com o painelista, a iniciativa também visa apresentar dados e conhecimento científico sobre a produção, combater a desinformação e dar voz e visibilidade ao trabalho dos produtores.

Discussões sobre a pecuária brasileira

A parte brasileira do documentário – “World Without Cows Brazil: The Battle for Balance” (Mundo sem vacas Brasil: a batalhapor equilíbrio) – mostra a percepção e as vivências de pecuaristas situados na região amazônica brasileira: são propriedades com 78 hectares, com 4,8 mil hectares e com 34 mil hectares. O material conta com depoimentos da pesquisadora da Embrapa Gado de Corte (MS), Mariana Aragão.

Situadas nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente, as propriedades foram apresentadas como modelos pelo uso de boas práticas para aumento da produtividade e, consequentemente, da produção sem expansão para novas áreas. Segundo dados do painel, dos 5 milhões de produtores no Brasil, metade cria bovinos, sendo 75% de pequenos e médios, que detém 30% dos rebanhos nacionais. O País abriga o segundo maior rebanho do mundo.

Durante o vídeo, a pesquisadora reforça que a legislação brasileira, em alusão ao Código Florestal, é uma das mais rígidas do mundo – a Reserva Legal deve ocupar entre 20% e 80% das áreas das propriedades, dependendo do bioma. “A pecuária não precisa desmatar. A área de pastagens no Brasil não está aumentando, mas a produção de carne, sim. Isso é aumento de produtividade, que só se faz com investimento em pesquisa", avaliou.

Os 40 milhões de hectares de pastagens com algum tipo de degradação no País também foram vistos como potenciais espaços para crescimento do setor sem desmatamento; e para sequestro de carbono da atmosfera. “Há condições de se duplicar as áreas de grãos, pecuária e florestas plantadas, sem derrubar uma única árvore", complementa.

A reflexão que envolve a frase “um mundo sem vacas”, estampada em camisetas e bonés, diz respeito aos significados econômicos, culturais e nutricionais dos bovinos; e aos impactos no clima. “A pecuária vai muito além da produção de alimentos. Faz parte da sobrevivência e da cultura de muitas pessoas. E temos condições de impactar positivamente a agenda climática. Nenhuma atividade econômica tem potencial de reduzir as emissões como a agropecuária", avaliou Mariana.

O painel também contou com a participação de Altair Burlamaqui, representante da terceira geração de uma família de pecuaristas de Belém, que atua há 14 anos na atividade. A apresentação foi do pesquisador da Embrapa Acre (AC) Daniel Lambertucci e a moderação da pesquisadora Mariana Aragão.

Assista à versão brasileira do vídeo:


Exemplo do impacto cultural da atividade no Quênia

A gestora de projetos e líder climática da Federação Nacional dos Agricultores do Quênia, Lily Tanui, disse que a pecuária tem aspectos multifuncionais para o país, integrando parte da cultura e da identidade local. Por esse motivo, afirma que é necessário o investimento em uma produção sustentável para manutenção da atividade. Para isso, segundo ela, é preciso empoderar e deixar os produtores contarem suas próprias histórias. “Temos muitos dados e informações que os produtores não entendem. É preciso os trazer para as discussões, sem tomar decisões que eles não compreendam", complementou.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:01h • 22 de novembro de 2025

Racionais: documentário será exibido gratuitamente no Cine Piracaia na segunda, 24

Exibição integra a programação da 1ª Semana do Hip Hop de Assis e reforça acesso à cultura com entrada gratuita

Descrição da imagem

Economia • 11:38h • 22 de novembro de 2025

Como micro e pequenas empresas podem se preparar para o cashback tributário até 2027

Devolução prevista na reforma tributária exige organização financeira, regularização e adaptação em um cenário de juros altos e crédito restrito

Descrição da imagem

Educação • 11:13h • 22 de novembro de 2025

SP e Harvard desenvolvem ações para melhorar aprendizado em português e matemática

Acordo de cooperação técnica com Education Lab for Latin America (ELLA), da Harvard Graduate School of Education (HGSE), tem o apoio da Parceiros da Educação

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:49h • 22 de novembro de 2025

Análise aponta como o machismo cotidiano sustenta o feminicídio no país

Análise aponta que violência extrema contra mulheres nasce de estruturas culturais, desigualdades e omissões sociais que ainda sustentam o machismo no país

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 09:53h • 22 de novembro de 2025

Aviva Palmital reúne comunidade evangélica neste sábado com show de Jefferson e Suellen

Evento no pátio da Fepasa, dia 22 de novembro, promete noite de música, celebração e integração das igrejas locais

Descrição da imagem

Classificados • 09:21h • 22 de novembro de 2025

Edital do concurso com 641 vagas para a Secretaria da Saúde do Paraná será publicado em janeiro

Entre as 641 vagas, 325 delas são para Promotor de Saúde Profissional, que envolve as seguintes profissões: administrador, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, biólogo, biomédico, contador, economista, entre outros. As outras 316 vagas são distribuídas entre técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico de segurança do trabalho

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:32h • 22 de novembro de 2025

Minha Voz Importa promove debate sobre diversidade, políticas sociais e violência doméstica em Maracaí

Evento ocorre neste sábado, 22 de novembro, ao lado do cemitério municipal, com roda de conversa, atrações culturais e serviços de saúde abertos ao público

Descrição da imagem

Política • 08:26h • 22 de novembro de 2025

Prisão preventiva de Bolsonaro é cumprida em meio a tensão política e jurídica

Mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), em meio a pedidos da defesa por permanência em regime domiciliar

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?