• SP amplia pedágios automáticos e população reage contra sistema Free Flow
  • Astrônomo brasileiro que participou da missão Apollo 11 explica aurora boreal em documentário inédito
  • Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar
  • Inscrições abertas para curso de operação de tratores agrícolas em Maracaí; vagas limitadas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:09h • 07 de junho de 2025

Conheça as belezas do Brasil pedalando

Símbolo de uma mobilidade ativa e sustentável, a bicicleta é aliada de viajantes que buscam novas perspectivas de roteiros turísticos pelo país

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Mtur | Foto: Bruno Bimbato/ICMBio

Com sua imensa diversidade de paisagens e ecossistemas, o país oferece experiências que vão desde imersões em biomas preservados até jornadas por caminhos históricos — um prato cheio para os amantes da bike.
Com sua imensa diversidade de paisagens e ecossistemas, o país oferece experiências que vão desde imersões em biomas preservados até jornadas por caminhos históricos — um prato cheio para os amantes da bike.

Foi no ciclismo que o cozinheiro Lourivan Carlos encontrou, há 18 anos, uma forma única de vivenciar o turismo. "A bike salvou a minha vida. Minha primeira trilha foi a Trilha do Índio, em Sobradinho. Hoje, faço trilhas em qualquer lugar que você imaginar no Centro-Oeste", conta o entusiasta, morador do Distrito Federal.

Entre tantos percursos já desbravados, Lourivan confessa ter um carinho especial por uma trilha em particular: "Minha favorita é a Estrada Colonial do Planalto Central", revela, entusiasmado. O trajeto histórico conecta comunidades rurais e oferece paisagens típicas do Cerrado, combinando patrimônio cultural e belezas naturais.

Celebrado na terça-feira (03.06), o Dia Mundial da Bicicleta reforça o potencial do Brasil para o cicloturismo. Com sua imensa diversidade de paisagens e ecossistemas, o país oferece experiências que vão desde imersões em biomas preservados até jornadas por caminhos históricos — um prato cheio para os amantes da bike.

Incentivo ao cicloturismo - Em alusão à data, o Ministério do Turismo participou, na segunda-feira (02.06), do seminário Caminhos do Cicloturismo, que discutiu a promoção do cicloturismo como ferramenta de saúde, lazer e sustentabilidade climática. O evento reuniu representantes dos ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Para a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas, Fabiana Oliveira, pensar em políticas públicas voltadas ao turismo sustentável é essencial para o país — e o cicloturismo deve ter protagonismo nesse processo.

"O cicloturismo é estratégico para o desenvolvimento regional sustentável, pois articula ecoturismo, turismo de aventura e experiências culturais de maneira integrada, mostrando-se um instrumento eficaz de conservação ambiental e inclusão produtiva", afirmou.

Roteiros imperdíveis - Ao unir turismo e esporte, lazer e aventura, o cicloturismo conquista cada vez mais adeptos. Conhecer um destino sobre duas rodas proporciona ao viajante um contato mais próximo com a natureza e a cultura local, além de promover uma prática sustentável — essencial em um mundo que busca reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

De Norte a Sul, o Brasil oferece roteiros incríveis para os apaixonados pela modalidade. Confira algumas opções:

Trilha Chico Mendes (AC)

Com 54 quilômetros de extensão, essa trilha oferece uma imersão no coração da Amazônia. Realizada em cinco dias, tem nível de dificuldade moderado a difícil. Ao longo do percurso, os visitantes atravessam seis seringais, vivenciando o cotidiano dos extrativistas e conhecendo a vida na floresta. A trilha homenageia o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes e oferece uma rica experiência de educação ambiental.

Caminho das Ararunas (PB)

Localizado na Caatinga paraibana, o roteiro tem 130 quilômetros e leva de seis a oito dias para ser concluído. Com grau de dificuldade moderado a difícil, é ideal para praticantes de mountain bike em busca de aventura em áreas serranas. O trajeto explora paisagens áridas e resilientes, com destaque para a fauna, a flora e as comunidades tradicionais da região.

Caminho de Cora Coralina (GO)

Com 300 quilômetros de extensão, o roteiro pode ser percorrido em cerca de seis dias. A trilha passa por oito cidades goianas, unindo cultura, poesia e aventura. Com dificuldade moderada a difícil, o caminho presta homenagem à poetisa Cora Coralina e revela o patrimônio histórico e as paisagens do Cerrado.

Caminho da Fé (SP/MG)

Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o percurso abrange cerca de 400 quilômetros pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. Realizado, em média, em 12 dias, o roteiro oferece uma experiência que une turismo religioso, contemplação da natureza e desafio físico, passando por cidades históricas e santuários.

Caminhos da Baleia Franca (SC)

Com 171 quilômetros, o percurso atravessa a Mata Atlântica e o litoral catarinense em cerca de sete dias. De dificuldade moderada, a trilha inclui municípios com forte vocação turística e oferece paisagens deslumbrantes, além de história e cultura. O nome faz referência às baleias-francas, que visitam a costa sul do Brasil entre julho e novembro.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 12:41h • 28 de agosto de 2025

Tarumã realiza audiência pública para discutir PPA 2026–2029 e LDO 2026 nesta quinta-feira

Encontro acontece às 18h30, na Câmara Municipal, e terá participação aberta à comunidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:10h • 28 de agosto de 2025

Rede Trans de Assis realiza encontro de acolhimento nesta quinta-feira

Reunião acontece hoje, 28 de agosto, no auditório da Secretaria de Saúde, e faz parte do calendário de atividades do segundo semestre

Descrição da imagem

Saúde • 11:12h • 28 de agosto de 2025

Anvisa dará prioridade para registro de semaglutida e liraglutida

Medicamentos têm indicação para diabetes tipo 2 e obesidade

Descrição da imagem

Economia • 10:24h • 28 de agosto de 2025

Prévia da inflação é de -0,14% em agosto, com quedas em alimentação e habitação

IPCA-15 é o menor desde 2022, puxado por baixa de preços em energia e comida, que cai pelo terceiro mês seguido. Em 12 meses, índice é de 4,95% (ante 5,30% observados há um ano)

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:00h • 28 de agosto de 2025

SP proíbe acorrentamento de pets e estabelece regras de bem-estar

Cordas e correntes são vedadas na nova lei; tutores devem oferecer espaço adequado a cães e gatos

Descrição da imagem

Policial • 09:39h • 28 de agosto de 2025

Mulheres vítimas de violência têm direito a transporte gratuito por aplicativo em SP

Desde lançamento de parceria com empresa 99, cerca de uma mulher foi atendida por dia

Descrição da imagem

Saúde • 09:17h • 28 de agosto de 2025

Pesquisadores da USP criticam foco exagerado na proteína

Estudo mostra que o brasileiro já consome proteínas em níveis adequados, mas enfrenta carências em frutas, verduras e diversidade alimentar. Especialistas defendem atenção ao sistema agroalimentar e à educação nutricional, em vez da ênfase em suplementos

Descrição da imagem

Educação • 08:52h • 28 de agosto de 2025

Educação do Paraná abre credenciamento para atrair 250 professores

A seleção, retomada após a última edição em 2023, é voltada a docentes em exercício na rede estadual e contempla diversas áreas do conhecimento, como Arte, Ciências, Matemática, Línguas, Educação Especial, Educação Profissional e Projeto de Vida, entre outras

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?