• Feira da Noite de Assis terá edição nesta terça com início às 17h e show às 19h
  • Assis recebe mais de R$ 726 mil em novo repasse de ICMS do Estado
  • FEMA abre inscrições para o Vestibular de Verão 2026 com curso inédito de Educação Física
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:16h • 12 de março de 2025

Conheça as práticas para reduzir o comportamento sedentário disponíveis no SUS

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo foi lembrado no dia 10 de março e busca conscientizar sobre a importância de se levar uma vida ativa, com saúde e qualidade

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Matheus Oliveira/SES-DF

O objetivo é ofertar ações de atividade física na APS, por meio da contratação de profissionais de educação física na saúde; da aquisição de materiais de consumo; e da qualificação de ambientes relacionados à atividade física. Além de melhorar o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
O objetivo é ofertar ações de atividade física na APS, por meio da contratação de profissionais de educação física na saúde; da aquisição de materiais de consumo; e da qualificação de ambientes relacionados à atividade física. Além de melhorar o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

O comportamento sedentário está diretamente ligado ao aumento de condições crônicas e à dificuldade para realização de atividades de vida diária. Na segunda (10), o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo é lembrado para conscientizar a população sobre a importância de uma vida ativa, com saúde e qualidade. Para colaborar com a redução do comportamento sedentário, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta práticas e ações por meio da Atenção Primária à Saúde (APS).

Conheça algumas delas a seguir

Guia da Atividade Física para a População Brasileira

Publicado em 2021, o material traz recomendações e informações do Ministério da Saúde sobre atividade física. O conteúdo incentiva a prática de exercícios, além de explicar que quanto mais cedo isso se torna um hábito, mais benefícios para a saúde são conquistados, como o controle ponderal e a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e doenças crônicas.

O guia aborda a prática regular de atividade física em todos os ciclos de vida – seja para crianças, adolescentes, adultos e idosos – e informa sobre as recomendações de exercícios e cuidados para outras especificidades.

Programa Academia da Saúde

O Programa Academia da Saúde (PAS) é uma estratégia de promoção da saúde, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis para a população que faz parte da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e busca garantir a integralidade do cuidado. As ações ofertadas são: práticas corporais e atividades físicas; promoção da alimentação saudável; práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) ; práticas artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão; e mobilização da comunidade.

Incentivo financeiro de custeio à atividade física

Para implementar ações de atividade física na atenção primária, o Ministério da Saúde instituiu o Incentivo Financeiro de Custeio às Ações de Atividade Física (IAF). O objetivo é ofertar ações de atividade física na APS, por meio da contratação de profissionais de educação física na saúde; da aquisição de materiais de consumo; e da qualificação de ambientes relacionados à atividade física. Além de melhorar o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Programa Saúde Escola

O Programa Saúde Escola (PSE) tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O PSE articula os setores da saúde e educação com 14 temáticas de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos nas escolas, incluindo as atividades físicas.

Equipes multiprofissionais

O SUS conta com equipes multiprofissionais (eMulti) na formação da APS. Compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas e categorias, as equipes promovem o cuidado multidisciplinar nos diferentes territórios e fortalecem as articulações com outros equipamentos de saúde e de outros setores (educação, serviço social, cultura, lazer, esporte, entre outros). Fisioterapeutas e profissionais de educação física podem integrar as eMulti, fortalecendo as possibilidades de cuidados ofertados à população que utiliza o movimento, as práticas corporais e atividades físicas como recurso terapêutico.

Sobre o comportamento sedentário

O comportamento sedentário está associado ao aumento do acúmulo de gordura, elevação dos valores do Índice de Massa Corporal (IMC), pressão arterial, glicemia e triglicérides, diabetes mellitus , síndrome metabólica e alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares. Nos últimos anos, o tempo gasto com o uso de telas está fortemente relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento dessas doenças.

Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que, entre 2016 e 2023, houve um salto da frequência de adultos que despendem 3 horas ou mais por dia do tempo livre com o uso de telas, variando de 61,7%, em 2016 a 67,0% em 2023.

No mês passado, os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo de Portugal firmaram acordo para fortalecer a alimentação saudável e a prevenção da obesidade. O documento considera os desafios comuns enfrentados por ambos os países, como a obesidade – incluindo a infantil –, a insegurança alimentar e a elevada prevalência de doenças crônicas não transmissíveis associadas a sistemas e ambientes alimentares pouco saudáveis e sustentáveis, que dificultam a adoção de hábitos saudáveis pela população.

Entre as principais iniciativas previstas, destacam-se a realização de eventos científicos; o desenvolvimento de pesquisas conjuntas; o intercâmbio de especialistas e gestores; a implementação de projetos para avaliação do impacto de políticas públicas; a troca de experiências sobre diretrizes e recomendações oficiais; além do compartilhamento de estratégias voltadas ao ambiente escolar e à governança intersetorial da alimentação saudável.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:27h • 16 de dezembro de 2025

Poupatempo expande plataforma digital para tornar serviços públicos mais acessíveis

Plataforma concentra atendimento digital em áreas como saúde, documentos, educação, trânsito e serviços municipais em todo o Estado

Descrição da imagem

Economia • 13:01h • 16 de dezembro de 2025

Mesada ainda supera investimento no futuro dos filhos, aponta pesquisa

Levantamento mostra que 39% dos pais dão mesada, mas apenas 28% investem para objetivos de longo prazo, cenário que abre espaço para educação financeira desde a infância

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:42h • 16 de dezembro de 2025

Feira da Noite de Assis terá edição nesta terça com início às 17h e show às 19h

Evento na Praça da Bandeira reúne produtores, alimentação e atrações musicais; Âncora1 orienta público a acompanhar atualizações nas redes sociais em caso de chuva

Descrição da imagem

Cidades • 12:38h • 16 de dezembro de 2025

Retrospectiva: como o Pix se tornou dominante no sistema financeiro brasileiro

Sistema respondeu por 39% das transações e movimentou R$ 13 trilhões no semestre; Pix Automático e agendamento inteligente marcaram a virada do ano

Descrição da imagem

Economia • 12:09h • 16 de dezembro de 2025

Planejamento define sucesso de bares e restaurantes nas confraternizações

Especialista aponta que menus fechados, pacotes de bebidas e divulgação antecipada são decisivos para transformar a alta demanda de dezembro em lucro e fidelização

Descrição da imagem

Saúde • 11:51h • 16 de dezembro de 2025

SP convoca população para doar sangue antes das festas de fim de ano

Para encontrar o hemocentro mais próximo pelo basta acessar o aplicativo do Poupatempo

Descrição da imagem

Educação • 11:04h • 16 de dezembro de 2025

Desigualdade limita acesso de crianças pobres à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Levantamento inédito mostra que apenas 30% das crianças de baixa renda estão em creches e revela diferenças regionais, raciais e de renda no acesso à educação infantil

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:22h • 16 de dezembro de 2025

Celular Seguro amplia acesso ao cidadão. Confira

Objetivo é alcançar todos os brasileiros e melhorar a experiência de quem utiliza o serviço

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025