• Assis recebe a 3ª Copa de Xadrez no dia 4 de outubro; inscrições estão abertas
  • Maracaí escolhe a nova Rainha do Rodeio neste sábado na Praça da Matriz
Novidades e destaques Novidades e destaques

Esporte • 15:29h • 13 de setembro de 2025

Conheça os principais “picos” de surfe no Brasil

Conquista do campeonato mundial da modalidade pelo brasileiro Yago Dora deixa o país ainda mais em evidência no mundo do esporte

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Mtur | Foto: Arquivo Âncora1

As “surf trips”, como são chamadas as viagens realizadas exclusivamente dedicadas à prática de surfe, têm o poder de movimentar vários setores ligados ao turismo e a economia de destinos que possuem boas ondas e infraestrutura adequada para receber os adeptos do esporte.
As “surf trips”, como são chamadas as viagens realizadas exclusivamente dedicadas à prática de surfe, têm o poder de movimentar vários setores ligados ao turismo e a economia de destinos que possuem boas ondas e infraestrutura adequada para receber os adeptos do esporte.

O brasileiro Yago Dora conquistou, no dia 1/09, o campeonato mundial de surfe nas águas de Fiji, arquipélago no Oceano Pacífico, tornando-se o oitavo representante do país a alcançar o título nos últimos 11 anos. Já o também brasileiro Ítalo Ferreira foi o primeiro campeão olímpico da modalidade, após receber a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, no Japão, realizados em 2021.

O ciclo vitorioso do Brasil na categoria traz ainda mais visibilidade para os palcos do surfe no país, ou “picos”, como dizem seus praticantes. E os apaixonados pelo esporte que procuram ondas perfeitas têm várias opções no litoral brasileiro, durante todas as estações do ano. Listamos abaixo alguns destinos nacionais onde é possível vivenciar uma verdadeira “surf trip”, as viagens focadas na busca por condições ideais. Confira!

O Rio de Janeiro concentra algumas das praias de surfe mais famosas do Brasil. Na Região dos Lagos, Itaúna, em Saquarema, o “Maracanã do Surfe”, recebe anualmente os principais atletas do planeta durante a etapa da Liga Mundial de Surfe. Itacoatiara, na cidade de Niterói, é a escolhida de esportistas experientes, acostumados a ondas mais potentes. Na capital fluminense, o destaque vai para a Praia do Arpoador, um dos berços do surfe no país.

O estado de São Paulo, por sua vez, tem em Ubatuba, São Sebastião e Guarujá seus principais “picos” de surfe, com ícones a exemplo de Itamambuca, Tombo e Maresias. Esta última, famosa pelas suas ondas fortes e tubulares, revelou atletas como Gabriel Medina, o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, no ano de 2014.

Na região Sul do Brasil, o litoral de Santa Catarina – outro local famoso por criar surfistas de renome e sediar eventos internacionais do esporte – reúne praias com ótimas condições. Entre elas, Joaquina, Mole e Brava, em Florianópolis; Vila e do Rosa (Imbituba) e Ferrugem e Silveira (Garopaba). Dependendo das ondas, algumas com até quatro metros de altura, várias delas exigem grande habilidade.

Nordeste e Norte

Já o Nordeste brasileiro brinda os surfistas com destinos a exemplo de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco. Considerado o “Havaí brasileiro”, o arquipélago oferece ondas perfeitas em praias mundialmente conhecidas, como Cacimba do Padre e Conceição. Outros destaques são Itacaré, na Bahia, e as praias de Pipa e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte.

A Amazônia brasileira não poderia ficar fora da lista. Afinal de contas, muitos surfistas viajam até o Norte do Brasil para desafiar a tão temida “pororoca”. O fenômeno da natureza acontece quando as águas do mar se encontram com os rios da região, formando ondulações potentes e prolongadas.

Turismo

As “surf trips”, como são chamadas as viagens realizadas exclusivamente dedicadas à prática de surfe, têm o poder de movimentar vários setores ligados ao turismo e a economia de destinos que possuem boas ondas e infraestrutura adequada para receber os adeptos do esporte. Outras pautas presentes nos passeios do tipo são a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, atitudes essenciais à manutenção dos locais que proporcionam boas ondas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 16:57h • 13 de setembro de 2025

Assis recebe a 3ª Copa de Xadrez no dia 4 de outubro; inscrições estão abertas

Competição será realizada no GEMA e reunirá jogadores de várias idades em diferentes categorias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:11h • 13 de setembro de 2025

Viajantes preferem buscar informações sobre seus próximos destinos nas redes sociais

Levantamento feito pelo Ministério do Turismo em parceria com a empresa Nexus revelou as tendências e percepções do turismo no país

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:03h • 13 de setembro de 2025

Maracaí escolhe a nova Rainha do Rodeio neste sábado na Praça da Matriz

Evento começa às 20h e será seguido por show da cantora Duda Bertelli

Descrição da imagem

Saúde • 14:42h • 13 de setembro de 2025

Transpirar não é emagrecer: entenda o que o suor realmente significa durante o exercício físico

Uso de roupas pesadas e métodos para aumentar a transpiração pode causar desidratação e riscos à saúde, alerta especialista

Descrição da imagem

Saúde • 14:07h • 13 de setembro de 2025

USP e Ribeirão Preto iniciam aplicação de exame pioneiro contra câncer de colo do útero

Teste molecular identifica o HPV de alto risco e garante acompanhamento precoce, aumentando a chance de cura

Descrição da imagem

Educação • 13:35h • 13 de setembro de 2025

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos online em música e artes cênicas

Formações de curta duração oferecem introdução à direção de ópera e capacitação profissional para roadies; inscrições seguem até outubro

Descrição da imagem

Educação • 13:06h • 13 de setembro de 2025

Inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 estão abertas até dia 30/09

Meta para ONEE 2025 é alcançar meio milhão de estudantes dos 8° e 9° anos

Descrição da imagem

Educação • 12:28h • 13 de setembro de 2025

MEC e UFRN lançam curso de IA para educadores

Com a oferta inicial de 40 mil vagas gratuitas, formação em inteligência artificial visa capacitar profissionais com competências digitais para atuação na educação básica. Inscrições vão até 10/10

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?