• Pé diabético atinge 13 milhões no Brasil e causa 50 amputações por dia
  • Sequência rara na Mega-Sena surpreende o país e faz disparar número de ganhadores no sábado
  • Carros: modelos e preços mais pesquisados em 2025 mostram força dos SUVs e avanço dos elétricos
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 14:16h • 12 de janeiro de 2025

Consideradas extintas, antas são vistas no Rio após 100 anos

Último registro do animal no estado foi feito em 1914

Agência Brasil | Foto: Ascom-Instituto Estadual do Ambiente/Divulgação

O flagrante foi feito por meio de armadilhas fotográficas disponibilizadas pela Vale ao Inea.
O flagrante foi feito por meio de armadilhas fotográficas disponibilizadas pela Vale ao Inea.

Pela primeira vez em 100 anos, antas (Tapirus terrestris) foram flagradas em vida livre no território do estado do Rio de Janeiro pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O animal, que é o maior mamífero da América do Sul, até então considerado extinto na natureza fluminense, era encontrado somente em instituições de proteção à fauna e em pontos de introdução na natureza com indivíduos nascidos em instalações assistidas.

O flagrante foi feito por meio de armadilhas fotográficas disponibilizadas pela Vale ao Inea, por meio de parceria firmada em 2020, na qual se desenvolvem ações de proteção ecossistêmica aliadas à conservação da biodiversidade nas áreas de abrangência do Parque Estadual Cunhambebe.

Os 108 registros, feitos pelas dez câmeras instaladas em uma unidade de conservação administrada na Costa Verde, flagraram grupos com até três indivíduos em uma única captura, além de uma fêmea com filhote – o que sugere uma população bem estabelecida da espécie na região. A redescoberta é resultado do trabalho de conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, que oferece um habitat preservado para a anta e outras espécies-chave, como a onça-parda (Puma concolor).

“É a primeira vez, em dez décadas, que são flagrados, registrados e monitorados no Rio de Janeiro tais animais em total vida livre, ou seja, indivíduos que não dependeram de ação humana direta ou projetos de reintrodução de fauna,” diz o Inea.

Segundo o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, as unidades de conservação estaduais são responsáveis pela proteção direta de quase meio milhão de hectares de Mata Atlântica no território fluminense. "Em episódios como esse, nos certificamos de que estamos no caminho certo. Essa redescoberta é um marco não só para o Rio de Janeiro, mas para a ciência", afirmou Rossi.

A anta-brasileira é um mamífero terrestre, que pode pesar até 250 quilos e se destaca por sua adaptabilidade e importância ecológica, pois potencialmente age como dispersora e predadora de sementes, o que contribui com a manutenção de seu habitat natural e, consequentemente, desempenha papel vital no ecossistema.

Sua capacidade de se movimentar com facilidade em diferentes tipos de terreno, incluindo áreas alagadas e encostas íngremes, aliada à sua habilidade como nadadora, a torna bem adaptada a evitar predadores.

O último registro do animal no estado do Rio tinha sido feito em 1914, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sendo consideradas as principais causas para seu desaparecimento a perda de habitat, a caça e exploração desenfreadas e a urbanização. Atualmente, a espécie encontra-se incluída na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas como vulnerável.

“Apresentar esses registros da anta, após mais de 100 anos classificada como extinta no estado do Rio de Janeiro, é um momento histórico e significativo. A partir do material capturado pelas armadilhas fotográficas, é possível promover estratégias eficazes de conservação e conscientizar a sociedade sobre a importância da biodiversidade e do fortalecimento dos ecossistemas locais”, afirmou o presidente do Inea, Renato Jordão.

Parque Cunhambebe

Segundo maior parque do estado, o Cunhambebe abrange quase 40 mil hectares de áreas naturais protegidas.

Além das ações de proteção ambiental, o parque se destaca por suas iniciativas consistentes em educação ambiental, promovendo uma aproximação efetiva com as comunidades do entorno e incentivando a pesquisa científica. Essas ações não apenas fortalecem a conservação da biodiversidade, mas também engajam a sociedade na valorização e preservação dos recursos naturais.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 10:19h • 30 de novembro de 2025

Aplicativo do Poupatempo facilita a localização de hemocentros

Com poucos cliques, o cidadão informa a cidade ou o bairro e visualiza imediatamente as unidades disponíveis para doação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:04h • 30 de novembro de 2025

Freestyle Battles encerra Semana do Hip Hop neste domingo em Assis

Evento gratuito será realizado no estacionamento da Zona Azul, atrás do camelódromo, com batalhas, oficinas, graffiti e shows

Descrição da imagem

Saúde • 09:43h • 30 de novembro de 2025

Agorafobia ganha visibilidade e reforça necessidade de diagnóstico precoce

Transtorno segue pouco discutido, mas limita autonomia, afasta pessoas do convívio social e exige atuação conjunta entre psicologia e psiquiatria

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:22h • 30 de novembro de 2025

Crise climática aumenta risco de condições insalubres em presídios, alerta DPU

Segundo o órgão, essa situação leva a violações dos direitos humanos

Descrição da imagem

Saúde • 08:35h • 30 de novembro de 2025

Pé diabético atinge 13 milhões no Brasil e causa 50 amputações por dia

Com 20 milhões de brasileiros diagnosticados, condição conhecida como pé diabético afeta 13 milhões e exige atenção diária

Descrição da imagem

Saúde • 08:08h • 30 de novembro de 2025

Saiba como será oferta de vacina que previne bronquiolite em bebês

SUS começará a aplicar o imunizante para gestantes em dezembro

Descrição da imagem

Variedades • 22:43h • 29 de novembro de 2025

Sequência rara na Mega-Sena surpreende o país e faz disparar número de ganhadores no sábado

Concurso 2.945, realizado neste sábado, 29, premiou 1 aposta com o prêmio principal e registrou um volume incomum de vencedores na quina e na quadra, impulsionado pela combinação atípica das dezenas

Descrição da imagem

Economia • 21:18h • 29 de novembro de 2025

Black Friday 2025: Amazon, Mercado Livre e Magalu lideram reclamações em painel parcial do Procon

Atrasos na entrega responde por um terço dos problemas e Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza permanecendo no topo do ranking

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?