• Só 10% ligam diabetes a problemas nos rins e no coração no Brasil, aponta Datafolha
  • Ainda dá tempo de se inscrever no Vestibular de Verão 2026 da FEMA
  • Assis e região podem aderir a programa estadual que financia ações para salvar vidas no trânsito
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 14:16h • 12 de janeiro de 2025

Consideradas extintas, antas são vistas no Rio após 100 anos

Último registro do animal no estado foi feito em 1914

Agência Brasil | Foto: Ascom-Instituto Estadual do Ambiente/Divulgação

O flagrante foi feito por meio de armadilhas fotográficas disponibilizadas pela Vale ao Inea.
O flagrante foi feito por meio de armadilhas fotográficas disponibilizadas pela Vale ao Inea.

Pela primeira vez em 100 anos, antas (Tapirus terrestris) foram flagradas em vida livre no território do estado do Rio de Janeiro pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O animal, que é o maior mamífero da América do Sul, até então considerado extinto na natureza fluminense, era encontrado somente em instituições de proteção à fauna e em pontos de introdução na natureza com indivíduos nascidos em instalações assistidas.

O flagrante foi feito por meio de armadilhas fotográficas disponibilizadas pela Vale ao Inea, por meio de parceria firmada em 2020, na qual se desenvolvem ações de proteção ecossistêmica aliadas à conservação da biodiversidade nas áreas de abrangência do Parque Estadual Cunhambebe.

Os 108 registros, feitos pelas dez câmeras instaladas em uma unidade de conservação administrada na Costa Verde, flagraram grupos com até três indivíduos em uma única captura, além de uma fêmea com filhote – o que sugere uma população bem estabelecida da espécie na região. A redescoberta é resultado do trabalho de conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, que oferece um habitat preservado para a anta e outras espécies-chave, como a onça-parda (Puma concolor).

“É a primeira vez, em dez décadas, que são flagrados, registrados e monitorados no Rio de Janeiro tais animais em total vida livre, ou seja, indivíduos que não dependeram de ação humana direta ou projetos de reintrodução de fauna,” diz o Inea.

Segundo o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, as unidades de conservação estaduais são responsáveis pela proteção direta de quase meio milhão de hectares de Mata Atlântica no território fluminense. "Em episódios como esse, nos certificamos de que estamos no caminho certo. Essa redescoberta é um marco não só para o Rio de Janeiro, mas para a ciência", afirmou Rossi.

A anta-brasileira é um mamífero terrestre, que pode pesar até 250 quilos e se destaca por sua adaptabilidade e importância ecológica, pois potencialmente age como dispersora e predadora de sementes, o que contribui com a manutenção de seu habitat natural e, consequentemente, desempenha papel vital no ecossistema.

Sua capacidade de se movimentar com facilidade em diferentes tipos de terreno, incluindo áreas alagadas e encostas íngremes, aliada à sua habilidade como nadadora, a torna bem adaptada a evitar predadores.

O último registro do animal no estado do Rio tinha sido feito em 1914, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sendo consideradas as principais causas para seu desaparecimento a perda de habitat, a caça e exploração desenfreadas e a urbanização. Atualmente, a espécie encontra-se incluída na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas como vulnerável.

“Apresentar esses registros da anta, após mais de 100 anos classificada como extinta no estado do Rio de Janeiro, é um momento histórico e significativo. A partir do material capturado pelas armadilhas fotográficas, é possível promover estratégias eficazes de conservação e conscientizar a sociedade sobre a importância da biodiversidade e do fortalecimento dos ecossistemas locais”, afirmou o presidente do Inea, Renato Jordão.

Parque Cunhambebe

Segundo maior parque do estado, o Cunhambebe abrange quase 40 mil hectares de áreas naturais protegidas.

Além das ações de proteção ambiental, o parque se destaca por suas iniciativas consistentes em educação ambiental, promovendo uma aproximação efetiva com as comunidades do entorno e incentivando a pesquisa científica. Essas ações não apenas fortalecem a conservação da biodiversidade, mas também engajam a sociedade na valorização e preservação dos recursos naturais.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 13:33h • 07 de janeiro de 2026

Novas tabelas do Imposto de Renda 2026 ampliam isenção e reduzem imposto para salários até R$ 7.350

Mudanças já estão em vigor desde janeiro, mas impacto aparece no contracheque a partir de fevereiro

Descrição da imagem

Mundo • 13:10h • 07 de janeiro de 2026

Com mais operações, Detran-SP intensifica controle do transporte escolar no estado

Ações cresceram em todo o estado e infração mais comum foi conduzir veículo escolar sem autorização específica

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 12:40h • 07 de janeiro de 2026

Empresas paulistas de jogos podem participar de missão internacional na GDC 2026

Missão internacional do programa CreativeSP busca ampliar a presença da indústria de games paulista em mercados globais e fortalecer parcerias estratégicas

Descrição da imagem

Economia • 12:08h • 07 de janeiro de 2026

SP lidera produção de alface no Brasil e movimenta quase R$ 1 bilhão

Estado concentra maior volume cultivado do país, amplia uso de inovação sustentável e fortalece a agricultura familiar por meio de compras governamentais

Descrição da imagem

Cidades • 11:30h • 07 de janeiro de 2026

REFIS 2025 de Palmital oferece até 100% de desconto e termina em 30 de janeiro

Programa permite parcelamento em até 60 vezes e segue disponível até 30 de janeiro para débitos com a Prefeitura e o SAAE

Descrição da imagem

Saúde • 11:05h • 07 de janeiro de 2026

Só 10% ligam diabetes a problemas nos rins e no coração no Brasil, aponta Datafolha

Levantamento do Datafolha revela desconhecimento sobre impactos silenciosos da doença e reforça a importância da prevenção e do acompanhamento contínuo

Descrição da imagem

Educação • 10:31h • 07 de janeiro de 2026

Escola da Nuvem abre inscrições para cursos gratuitos em nuvem e IA e inicia ciclo de formação de 2026

Programa oferece capacitação online e ao vivo com foco em empregabilidade e mira pessoas em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar na área de tecnologia

Descrição da imagem

Educação • 10:00h • 07 de janeiro de 2026

Ainda dá tempo de se inscrever no Vestibular de Verão 2026 da FEMA

Prazo termina em 18 de janeiro e inscrições são gratuitas, online e sem prova presencial

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025