• Ame ou odeie: o ingrediente mais comentado do Natal tem mais vantagens do que parece
  • Réveillon 2026 combina luxo extremo, imóveis raros e risco crescente de estelionato
  • O que estamos realmente vendo no 3I/ATLAS? Novas imagens ampliam um enigma cósmico em construção
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:25h • 29 de julho de 2025

Contrabando vira energia com parceria entre Itaipu e Receita

Produtos apreendidos são processados em biogás

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Insumos recolhidos de contrabando para produção de biogás na Unidade de produção de hidrocarbonetos renováveis, no Itaipu Parquetec da Itaipu Binacional.
Insumos recolhidos de contrabando para produção de biogás na Unidade de produção de hidrocarbonetos renováveis, no Itaipu Parquetec da Itaipu Binacional.

Dentro do lado brasileiro da usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com o Paraguai, funciona uma usina de biogás e biometano. O local, preparado para transformar resíduos orgânicos em energia limpa, já recebeu a visita de carretas da Receita Federal com produtos aprendidos, como feijão e milho.

A ação é fruto de uma parceira do órgão arrecadador de tributos com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), que opera a biousina. O CIBiogás é uma empresa fundada por Itaipu Binacional e voltada a soluções na área de combustível limpo.

Além da parceria com a Receita, a biousina tem acordos com a Polícia Federal (PF) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Essas parcerias dão um destino improvável a mercadorias apreendidas fruto de contrabando (mercadoria proibida) e descaminho (produtos que entram no país sem pagamento de impostos).

Na área de estoque da planta estão litros e mais litros de vinho, toneladas de açúcar e outros produtos, como azeite, óleo, batata, chiclete, farinha, cacau e pó de café.

De acordo com o diretor de Estratégias de Mercado do CIBiogás, Felipe Marques, já foram mapeados mais de 400 tipos de resíduos capazes de serem transformados em energia limpa.

Biodigestão

Um enorme tanque vedado proporciona a biodigestão, processo em que a matéria orgânica desses produtos é transformada em biogás. O resultado final é um gás combustível renovável, ou seja, energia limpa, que ajuda a diminuir a emissão de gases do efeito estufa, causadores do aquecimento global e, por consequência, das mudanças climáticas que tornam mais frequentes as tragédias ambientais.

Marques explica que, em termos de emissão de gases do efeito estufa, o biometano se iguala ao etanol, outro combustível renovável utilizado por automóveis. “É praticamente a mesma emissão”, diz.

“O biometano sendo usado para substituir diesel causa um impacto muito grande em termos de redução de emissões”, afirmou.

Além da parceira com os órgãos federais, o biodigestor em Itaipu recebe resíduos de restaurantes do complexo de Itaipu. A planta processa meia tonelada de rejeitos por dia. Desde 2017, já foram 600 toneladas. O ritmo pode aumentar, uma vez que a capacidade é de até 1 tonelada diária.

Abastecimento

Do biogás é produzido o biometano, que tem características semelhantes ao gás natural, sendo usado para abastecer a frota de veículos leves do complexo e o ônibus de turismo da hidrelétrica.

A biousina produz cerca de 200 metros cúbicos (m³) por dia de biogás e 100 m³/dia de biometano, o que permite abastecer diariamente dez carros.

Desde 20127, a unidade já abasteceu 41,3 mil m³ de biometano, o que possibilitou 484 mil quilômetros rodados. Os técnicos do CIBiogás informam que a planta já foram processou:

  • 22 toneladas de leite em pó provenientes da Índia e apreendidos no Porto de Paranaguá, no Paraná

  • 75 toneladas de cacau vindos da Tailândia, também apreendidos em Paranaguá

  • 9 mil litros de azeite

  • 5,5 toneladas de leite em pó

  • 870 litros de vinho

Integrante da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Geovani Geraldi explica que é preciso dosar o conteúdo levado para o biodigestor, a fim de garantir a qualidade do biogás e biometano produzidos.

“Farinha produz muito biogás, mas não tanto assim de metano. Então, eu preciso dosar a farinha com mais calma do que azeite de oliva, que produz muito biogás e é rico em metano, então coloco mais azeite de oliva”, exemplifica.

“Dosando com aquilo que temos também de estoque, se não vai poder faltar futuramente. A gente tem todo esse controle operacional”, completa.

De acordo com Marques, a Petrobras já demonstrou interesse em comprar o biometano gerado na biousina.

“Eles estão bem engajados em termos de usar biometano e impulsionar o mercado de biometano no Brasil”, contou.

Dos resíduos também é possível se produzir biofertilizantes, utilizados na irrigação de gramas ou áreas degradadas.

SAF na COP 30

Também a partir da biodigestão de apreensões da Receita e da PF, a unidade do CIBiogás desenvolve o bio-syncrude, um óleo sintético que pode ser usado na produção de SAF (Combustível Sustentável de Aviação, na sigla em inglês). O SAF pode reduzir significativamente a emissão de gases do efeito estufa, em comparação com o querosene de aviação tradicional.

Itaipu Binacional prepara uma demonstração do óleo sintético para apresentar durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém.

Há uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para desenvolver o SAF a partir do refino do bio-syncrude. Os investimentos em energia renovável são uma das apostas de Itaipu Binacional para aumentar a geração de energia.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 14:26h • 14 de dezembro de 2025

Agência SP Verifica: veja o que é verdade e o que é mentira sobre a conta de água

Tarifa cobrada pela Sabesp será 15% menor do que se empresa ainda fosse estatal

Descrição da imagem

Economia • 13:38h • 14 de dezembro de 2025

Governo lança pacote “MEI em Ação” para fortalecer microempreendedores

Às vésperas dos 17 anos do Microempreendedor Individual, o Governo Federal anuncia um conjunto de ações que moderniza serviços, amplia o apoio público e reforça a digitalização para os quase 17 milhões de MEIs no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:01h • 14 de dezembro de 2025

Cinco brincadeiras de férias que ajudam crianças a entender organização e planejamento financeiro

Atividades lúdicas estimulam raciocínio, escolhas conscientes e noções de valor desde cedo, segundo especialistas em educação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:48h • 14 de dezembro de 2025

Ame ou odeie: o ingrediente mais comentado do Natal tem mais vantagens do que parece

Apesar da divisão nas mesas brasileiras, nutricionista explica por que a uva-passa segue firme nas receitas de fim de ano

Descrição da imagem

Variedades • 12:13h • 14 de dezembro de 2025

Marte fica no Rio Grande do Norte? Para um experimento da Embrapa, sim

A 100 km da capital potiguar, no município de Caiçara do Rio do Vento, o Habitat Marte é uma instalação que simula condições espaciais no coração do Semiárido

Descrição da imagem

Educação • 11:40h • 14 de dezembro de 2025

Microsoft e SENAI-SP fecham parceria para formar 50 mil profissionais em cibersegurança até 2026

Programa CyBR amplia qualificação técnica no país, prepara docentes e cria curso online aberto ao público com foco em proteção digital e mercado de trabalho

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:16h • 14 de dezembro de 2025

Dia Internacional dos Direitos Humanos destaca desafios antigos e novas ameaças

Crescimento da desinformação, pressões da transição energética e violações trabalhistas revelam a urgência de fortalecer garantias fundamentais

Descrição da imagem

Variedades • 10:55h • 14 de dezembro de 2025

Como o estresse molda a fome emocional e influencia hábitos alimentares

Pesquisas indicam relação direta entre rotina acelerada, ansiedade e impulsos alimentares, reforçando necessidade de integrar saúde mental, sono e nutrição

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025