Cidades • 12:33h • 11 de setembro de 2024
Defesa Civil prorroga alerta de risco elevado para incêndios no estado de São Paulo até sábado
Temperaturas próximas dos 40 °C e baixa umidade intensificam risco de queimadas em várias regiões; litoral é a única área sem grandes ameaças
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto

A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou até o próximo sábado (14) o alerta de risco elevado para incêndios florestais, com exceção do litoral, onde o risco é menor. Desde o início de setembro, o estado enfrenta temperaturas elevadas e baixa umidade, o que aumenta o perigo de queimadas. O clima seco deve se manter, agravando a situação.
Nas regiões de Presidente Prudente e Marília, as temperaturas podem atingir 39°C, com umidade relativa do ar abaixo de 25%. Essas áreas estão entre as mais críticas, com risco elevado de incêndios, e vêm sendo foco de atenção das autoridades. A situação exige cuidados, especialmente com lavouras e vegetação nativa, que estão altamente vulneráveis.
A Secretaria de Saúde e a Defesa Civil recomendam hidratação constante, uso de máscaras como a N95 em áreas próximas a queimadas e evitar atividades ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia.
A Cetesb também alertou sobre a qualidade do ar deteriorada, com altas concentrações de poeira e fuligem. As autorizações de queimadas foram suspensas temporariamente para evitar a propagação de incêndios.
As dicas da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde para o período de risco elevado de incêndios incluem:
- Hidratação constante: beba água regularmente ao longo do dia para evitar desidratação.
- Uso de soro fisiológico: aplique soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento.
- Proteção contra o sol: utilize protetor solar, chapéus e roupas leves para minimizar os efeitos do calor.
- Evitar atividades físicas ao ar livre: principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h.
- Uso de máscaras: em áreas próximas a queimadas, utilize máscaras como N95, PFF2 ou P100 para reduzir a inalação de partículas de fumaça.
- Cuidado com grupos de risco: atenção redobrada com crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital