• SP abre curso sobre violência contra mulher com deficiência; inscrições até dia 17
  • Confira as vagas de trabalho em Assis com a LegadoRH; há opções para todos os perfis
  • Dupla é presa com 4 toneladas de maconha em operação na rodovia Raposo Tavares em Assis
  • Furto de placas em túmulos no cemitério de Assis é identificado dias antes do Dia das Mães
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:09h • 12 de janeiro de 2025

Dengue: sorotipo 3 volta a circular no país e preocupa autoridades

Este tipo de vírus não circula no Brasil desde 2008

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

A ampliação foi registrada principalmente nas últimas quatro semanas de dezembro.
A ampliação foi registrada principalmente nas últimas quatro semanas de dezembro.

O sorotipo 3 da dengue registrou aumento em meio a testes positivos para a doença no Brasil – sobretudo nos estados de São Paulo, de Minas Gerais, do Amapá e do Paraná. A ampliação foi registrada principalmente nas últimas quatro semanas de dezembro. O cenário preocupa autoridades sanitárias brasileiras, já que o vírus não circula de forma predominante no país desde 2008 e, consequentemente, grande parte da população está suscetível.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, ao longo de todo o ano de 2024, o sorotipo da dengue que circulou de forma predominante no Brasil foi o 1, identificado em 73,4% das amostras que testaram positivo para a doença. “Estamos vendo uma mudança significativa para o sorotipo 3”, destacou a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, durante coletiva de imprensa na quinta-feira (9).

“Quero chamar a atenção porque o sorotipo 3 não circula no Brasil desde 2008. Temos 17 anos sem esse sorotipo circulando em maior quantidade. Então, temos muitas pessoas suscetíveis, que não entraram em contato com esse sorotipo e podem ter a doença. Essa é uma variável que nós estamos colocando no nosso COE [Centro de Operações de Emergência] para um monitoramento da circulação desses vírus.”

Alta incidência

Uma projeção feita com base nos padrões registrados em 2023 e 2024 no Brasil e apresentada pela pasta revela que a maior parte dos casos de dengue esperados para 2025 devem ser contabilizados nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nessas localidades, é esperada uma incidência acima do que foi registrado ao longo do ano passado.

“O que a gente pode esperar para 2025? A gente continua com o efeito do El Niño e, portanto, com altas temperaturas e com esses extremos de temperatura. Também temos o problema da seca, que faz com que as pessoas armazenem água, muitas vezes, em locais inadequados. E isso também faz com que a proliferação de mosquitos possa acontecer”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde.

“O aumento da circulação do sorotipo 3 não entrou nessa modelagem”, disse. “Não sabemos como ele vai se espalhar. Estamos fazendo esse monitoramento”, completou Ethel. Segundo ela, nas últimas quatro semanas de 2024, 84% dos casos de dengue se concentraram nos estados de São Paulo, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Paraná, de Goiás e de Santa Catarina.

Zika

Dados da pasta mostram ainda que, nas últimas quatro semanas de 2024, 82% do total de casos prováveis de Zika identificados no países se concentraram no Espírito Santo, no Tocantins e no Acre.

Chikungunya

Nas últimas quatro semanas de dezembro, 3.563 casos prováveis de Chikungunya foram identificados, sendo 76,3% deles em São Paulo, em Minas Gerais, no Mato Grosso, no Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul. “Os estados se repetem, alguns deles, para dengue, Zika e Chikungunya”, destacou a secretária.

Oropouche

“Estamos com uma concentração grande de casos no Espírito Santo, com casos importados no Rio Grande do Norte, em Goiás, no Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul, mas 90% dos casos estão concentrados no Espírito Santo, com aumento significativo das notificações. Estamos, neste momento, com uma equipe lá”, concluiu Ethel.

De acordo com a pasta, na primeira semana de 2024, 471 casos de febre do Oropouche foram identificados no país. Já na primeira semana de 2025, 98 casos da doença foram contabilizados no Brasil.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 12:03h • 15 de maio de 2025

Assis inicia Campanha do Agasalho 2025 e mobiliza cidade com o tema 'Sua Doação Aquece Corações’

Com o apoio de diversas entidades e parceiros, município começa a arrecadar agasalhos, cobertores e calçados para as famílias em situação de vulnerabilidade durante o inverno

Descrição da imagem

Educação • 11:41h • 15 de maio de 2025

Unesp Assis é referência na formação acadêmica, pesquisa e ações de impacto social no interior

Campus de Assis é referência em cursos de Humanidades, Ciências Biológicas e Exatas, fortalece seu papel no desenvolvimento da cidade e na preservação ambiental

Descrição da imagem

Variedades • 11:09h • 15 de maio de 2025

Há 70 anos na PM, mulheres transformam instituição com novas perspectivas

Apesar de a Força Pública existir desde 1831, policiais femininas só iniciaram os trabalhos na segurança em 1955

Descrição da imagem

Policial • 10:58h • 15 de maio de 2025

Operação Keyless desarticula quadrilha especializada em furto de caminhonetes em Assis e Londrina

Ação conjunta entre Polícia Civil e Polícia Militar prendeu quatro suspeitos e esclareceu ao menos 15 crimes relacionados ao furto e roubo de veículos da marca Toyota

Descrição da imagem

Mundo • 10:33h • 15 de maio de 2025

2023 teve cinco jovens assassinados a cada duas horas

Dado é do Atlas da Violência, divulgado na segunda pelo Ipea

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:11h • 15 de maio de 2025

SP abre curso sobre violência contra mulher com deficiência; inscrições até dia 17

Iniciativa é destinada a profissionais da rede de apoio, como promotores, delegados e assistentes sociais

Descrição da imagem

Educação • 09:27h • 15 de maio de 2025

Unesp divulga calendário para o Vestibular 2026

Período de inscrições será de 4 de setembro a 8 de outubro de 2025 e exame da primeira fase ocorrerá em 2 de novembro, feriado nacional

Descrição da imagem

Saúde • 09:04h • 15 de maio de 2025

Vacina trivalente do Butantan é eficaz contra gripe

OMS e FDA recomendam a priorização do uso de vacinas trivalentes da gripe, que podem ser encontradas nos postos de saúde para crianças, idosos, grávidas e outros públicos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?