• O que estamos realmente vendo no 3I/ATLAS? Novas imagens ampliam um enigma cósmico em construção
  • Como evitar burnout no fim do ano quando você é autista ou tem TDAH
  • Cruzália cancela 4ª Cavalgada deste domingo após chuvas intensas na região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:19h • 10 de abril de 2025

Dengue: SP, MG e PR concentram 73% dos casos e 86% dos óbitos

Estado de São Paulo registrou 305 das 430 mortes no país em 2025

Da Redação com informações de Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

As ações de prevenção da dengue incluem principalmente a atenção para não deixar locais descobertos com água, como caixas d'água, calhas, bueiros ou vasos de plantas. O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a zika e a chikungunha, utiliza esses locais para depositar seus ovos e procriar.
As ações de prevenção da dengue incluem principalmente a atenção para não deixar locais descobertos com água, como caixas d'água, calhas, bueiros ou vasos de plantas. O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a zika e a chikungunha, utiliza esses locais para depositar seus ovos e procriar.

Nos três primeiros meses de 2025, o Brasil já notificou aproximadamente 850 mil casos prováveis de dengue. Desse total, quase três quartos ocorreram em apenas três estados: São Paulo, Minas Gerais e Paraná, conforme balanço divulgado na terça-feira (8) pelo Ministério da Saúde.

Além de liderarem em número de casos, esses estados também somam 86% das mortes confirmadas pela doença no país. São Paulo, sozinho, responde por 305 das 430 vítimas fatais registradas até o momento.

Durante coletiva, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, alertou para a gravidade do cenário: “O que mais nos preocupa são os óbitos”. Ela ainda chamou atenção para o fato de que a taxa de letalidade no estado de São Paulo está acima da média nacional. “Cada morte por dengue é, em essência, evitável”, afirmou.

Retorno de sorotipos antigos amplia risco

Outro ponto levantado por Mariângela foi a reintrodução do sorotipo 3 do vírus da dengue, que voltou a circular no Brasil após mais de 15 anos. A ausência prolongada fez com que grande parte da população não tenha imunidade a essa variante, o que contribui para a expansão dos casos. Atualmente, 22% das infecções no país são causadas por esse sorotipo — em São Paulo, o índice chega a 72%.

O estado também identificou quatro casos do sorotipo 4, dos quais três já foram confirmados. Apesar disso, o sorotipo 2 ainda é o mais prevalente em nível nacional, responsável por 72% das infecções.

Período crítico se aproxima

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os meses de abril e maio são tradicionalmente os mais críticos para a dengue, especialmente na Região Sudeste. O relatório apresentado visa antecipar estratégias de enfrentamento para esse período.

Padilha destacou que, apesar do grande número de casos, houve uma queda expressiva em relação ao ano passado: “Tivemos uma redução de 75% nos registros em comparação com o mesmo período de 2024, o que representa 2,3 milhões de casos a menos”.

O ministro também reforçou que o foco atual está nos estados com maior concentração da doença. “Vamos intensificar o apoio a essas regiões”, declarou.

Sintomas e prevenção

Entre os sintomas mais comuns da dengue estão:

  • febre alta
  • dores intensas no corpo, nas articulações e atrás dos olhos
  • náuseas
  • manchas vermelhas na pele, muitas vezes acompanhadas de coceira

Em caso de suspeita, é fundamental procurar orientação médica, manter repouso e se hidratar bastante.

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti — mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunha — é essencial eliminar criadouros, como água parada em recipientes abertos, calhas entupidas e vasos de plantas.

A vacinação contra a dengue já está disponível pelo SUS para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que vivem em áreas consideradas prioritárias.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:22h • 13 de dezembro de 2025

Réveillon 2026 combina luxo extremo, imóveis raros e risco crescente de estelionato

Escassez de imóveis premium e alta procura criam cenário inflacionado no litoral brasileiro e ampliam risco de fraudes digitais na virada do ano

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:00h • 13 de dezembro de 2025

O que estamos realmente vendo no 3I/ATLAS? Novas imagens ampliam um enigma cósmico em construção

Astrofotógrafo identifica padrões visuais, rotação e um ponto ainda sem explicação em imagens ópticas; ESA confirma emissão de raios X, ampliando o debate científico sobre sua composição e comportamento

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:28h • 13 de dezembro de 2025

Agentes autônomos, deepfakes e golpes em escala: por que 2026 marca a virada da defesa bancária

Deepfakes, agentes autônomos e redes de bots impulsionam uma escalada inédita de fraudes, e nova geração de detecção comportamental tenta reequilibrar o jogo

Descrição da imagem

Esporte • 17:32h • 13 de dezembro de 2025

Corrida vira febre global, mas iniciantes cometem erro que mais causa lesões: começar rápido demais

Crescimento histórico do esporte em 2025 exige atenção a técnica, força, progressão e planejamento para evitar lesões entre novos corredores

Descrição da imagem

Saúde • 16:45h • 13 de dezembro de 2025

Como evitar burnout no fim do ano quando você é autista ou tem TDAH

Período festivo intensifica estímulos e exige estratégias claras de autocuidado para evitar esgotamento emocional

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:11h • 13 de dezembro de 2025

Viagens com crianças e adolescentes exigem cuidados especiais com documentos

Com a chegada das férias, folgas e recesso de fim de ano, a viagem em família exige cuidados com documentação se envolver crianças e adolescentes. Regras variam conforme o tipo de viagem: nacional ou internacional. O Viaje Paraná reforça orientações para passeios planejados e tranquilos

Descrição da imagem

Saúde • 15:50h • 13 de dezembro de 2025

A espera de Henrique: a rotina de um adolescente que aguarda transplante de coração

História de Henrique, de 14 anos, revela desafios e esperas que marcam a rotina de jovens que dependem de um órgão compatível

Descrição da imagem

Educação • 15:27h • 13 de dezembro de 2025

Participação no GURI eleva desempenho escolar em matemática

Um estudo com participantes do programa Guri aponta que a educação musical melhora o desempenho escolar. Alunos da rede municipal tiveram avanço de 13% em matemática, além de ganhos em criatividade, habilidades científicas e controle emocional

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025