• Atleta profissional Hugo Calderano é barrado nos EUA após viagem à Cuba; entenda o caso e o uso do ESTA
  • Luto no futebol: Diogo Jota e André Silva morrem em acidente de carro na Espanha
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 13:11h • 30 de janeiro de 2025

Dengue tipo 3: o que é e quais as diferenças para outros tipos?

Governo de São Paulo alerta para circulação da dengue tipo 3; entenda os cuidados

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Defesa Civil de São Paulo faz trabalho de combate ao mosquito da dengue.
Defesa Civil de São Paulo faz trabalho de combate ao mosquito da dengue.

O sorotipo 3 da dengue voltou a circular no estado de São Paulo, após ficar em baixa circulação desde 2016. Especialistas alertam para aumento de casos da doença, uma vez que a dengue possui quatro sorotipos e a pessoa infectada só fica imune ao sorotipo que adquiriu.

A circulação de sorotipos da dengue é identificada pelas unidades sentinelas de arboviroses. São 71 em todo o Estado de São Paulo, implantadas em unidades básicas de saúde e em pronto-atendimentos, que recebem amostras de PCR para monitorar casos de dengue, Zika e chikungunya. Como a linhagem ficou um tempo considerável em baixa circulação, a população encontra-se mais vulnerável a ela.

Conheça os diferenciais do sorotipo 3 da dengue e saiba como se proteger contra ele.

Dengue tipo 3 é mais grave?

O sorotipo DENV-3 é uma das quatro categorias de dengue em circulação no Brasil. Estudos apoiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) não sugerem que a dengue tipo 3 seja mais grave. No entanto, quando o indivíduo é infectado por outros sorotipos, como o DENV-1, e logo depois pelo DENV-3, a gravidade do caso pode aumentar.

Os sintomas da dengue tipo 3 são iguais aos demais: febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Com o retorno do sorotipo 3, aumentam as chances de reinfecção pela doença.

Onde tem dengue tipo 3?

O interior do estado de São Paulo apresenta maior susceptibilidade para o aparecimento da dengue tipo 3. Isso porque a combinação de tempo quente e úmido favorece a proliferação do mosquito causador da dengue.

Em São José do Rio Preto, por exemplo, pesquisadores da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) identificaram aumento de casos de dengue tipo 3 no Hospital de Base e nas unidades de pronto-atendimento (UPAs) da região, desde o fim de 2023. O estudo foi publicado no Journal of Clinical Virology.

Unidades sentinelas de arboviroses realizam o monitoramento dos tipos de dengue circulantes no estado de São Paulo. Elas recebem amostras e encaminham ao Instituto Adolfo Lutz. “Desde o ano passado, conseguimos verificar que o sorotipo 3 da dengue estava entrando no estado. Também foi por meio delas que identificamos, em 2024, o surgimento dos casos de febre Oropouche. Estamos monitorando isso rapidamente”, diz Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças.

Como se proteger da dengue tipo 3?

As medidas de prevenção são as mesmas. Como a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, a principal prevenção contra a doença é o combate ao vetor.

Eliminar criadouros como recipientes com água parada; instalar telas em portas e janelas, e promover a conscientização comunitária sobre as medidas preventivas que podem ser tomadas pela população são as principais medidas de prevenção.

Para denunciar focos do mosquito, procure a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária ou o Centro de Controle de Zoonoses do seu município.

Vacina contra dengue

O Instituto Butantan desenvolve a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. Os estudos foram concluídos ano passado, e o Instituto Butantan já submeteu o pedido de registro do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina do Butantan é tetravalente, ou seja, oferece proteção contra os quatro tipos de dengue em circulação no Brasil. Caso o imunizante seja aprovado pela Anvisa, o Instituto afirma ter condições de fornecer cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde (MS) nos próximos três anos, sendo 1 milhão ainda em 2025.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:01h • 03 de julho de 2025

Novas regras de segurança para chaves Pix já estão valendo

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:29h • 03 de julho de 2025

Pesquisas no espaço abrem caminho para novos tratamentos médicos na Terra

Estudos com células-tronco na Estação Espacial Internacional investigam avanços para câncer, AVC e osteoporose

Descrição da imagem

Mundo • 18:57h • 03 de julho de 2025

Atleta profissional Hugo Calderano é barrado nos EUA após viagem à Cuba; entenda o caso e o uso do ESTA

Número 3 do mundo no tênis de mesa foi impedido de usar sistema ESTA por viagem prévia a Cuba; advogado explica alternativas e recomenda planejamento

Descrição da imagem

Educação • 18:43h • 03 de julho de 2025

Cinco hábitos de criança que adultos podem adotar para aprender inglês com mais eficiência

Rede de idiomas identifica mudança no perfil de alunos e mostra como práticas infantis tornam o aprendizado mais natural e eficaz

Descrição da imagem

Esporte • 18:20h • 03 de julho de 2025

Luto no futebol: Diogo Jota e André Silva morrem em acidente de carro na Espanha

Diogo Jota, do Liverpool, e seu irmão André Silva morrem em trágico acidente de carro na Espanha

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:32h • 03 de julho de 2025

Sopa é janta? Saiba como preparar uma refeição nutritiva e equilibrada no inverno

Nutrólogo destaca benefícios das sopas e dá orientações para montar refeições nutritivas e equilibradas nos dias frios

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:12h • 03 de julho de 2025

Novo guia turístico valoriza religiões de matriz africana e indígena em SP

Publicação promove a visitação de atrativos e estimula o desenvolvimento local, potencializa novos negócios e fortalece comunidades tradicionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:41h • 03 de julho de 2025

Confira seis lugares de norte a sul do Brasil para curtir as férias de julho com crianças

Roteiros em diferentes regiões do Brasil unem diversão, aprendizado e contato com a natureza para crianças e adultos durante o recesso escolar

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?