Mundo • 10:03h • 04 de dezembro de 2025
Deputado quer legalizar spray de pimenta para autodefesa feminina em SP
Projeto de lei em São Paulo propõe regulamentar o uso de sprays de pimenta para ampliar a proteção de mulheres e garantir acesso gratuito a vítimas com medida protetiva
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Alesp | Foto: Da Assessoria do deputado Márcio Nakashima
O deputado estadual Márcio Nakashima apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei 1226/2025, que regulamenta a venda e o uso de sprays de extratos vegetais, como o spray de pimenta, para autodefesa feminina. A proposta já está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
O PL estabelece regras para comercialização, controle e fornecimento do produto, garantindo que o dispositivo seja utilizado de forma segura e responsável. O texto também determina que mulheres com medida protetiva tenham acesso gratuito ao spray, com ressarcimento dos custos pelo agressor.
A iniciativa segue o exemplo do Rio de Janeiro, que sancionou recentemente uma lei semelhante. Para o deputado, o spray de pimenta é uma alternativa não letal e eficaz para ajudar mulheres em situação de risco a se defenderem até que o socorro chegue.
Márcio Nakashima, que é irmão de uma vítima de feminicídio, afirma que o projeto faz parte de um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e reforça seu compromisso com políticas públicas de proteção e prevenção.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço